Como saber se você é um líder motivado?

A motivação é um dos pilares que sustentam o crescimento e o sucesso dos profissionais, impulsionando-os a buscar seus sonhos, projetos e objetivos, com dedicação e empenho. A motivação é influenciada por fatores externos, como oportunidades de desenvolvimento, novos desafios, chances para superar limites e reconhecimento. Mas também é produzida internamente. A automotivação é um poderoso sentimento, capaz de mover as pessoas em direção a suas metas, e está relacionada a outros fatores, como autoconhecimento, maturidade e inteligência emocional.

Líderes motivados são figuras fundamentais para a construção de equipes engajadas e produtivas, pois também sabem motivar e influenciar seus liderados. São honestos, transparentes, confiantes, entusiastas, otimistas, seguros, coerentes e muito criativos. Líderes motivados inspiram verdadeiramente sua equipe, orientam e delegam tarefas. Quando falta motivação ao líder, todo o resultado fica comprometido. Então, reforce suas convicções e se torne um líder motivado e motivador. Veja algumas dicas:

Busque o desenvolvimento

Para manter a motivação, é necessário estar sempre em evolução. Líderes motivados estão dispostos a aprender constantemente, são abertos a novas experiências, ideias e opiniões. O autoconhecimento favorece muito essa condição e, para isso, investir em coaching pode ser uma boa alternativa, pois além de trabalhar a inteligência emocional, permite a construção de um perfil mais eficiente, focado e engajado nos próprios objetivos.

Confie em seu potencial

Confiar em seu potencial, habilidades, competências e capacidade de fazer acontecer, é uma das principais características de profissionais automotivados. Essa confiança reflete em comportamentos seguros e corajosos, que impactam positivamente nos demais membros da equipe.

Saiba se comunicar

A comunicação interpessoal é peça-chave para o sucesso profissional, pois através dela é possível construir relacionamentos saudáveis, compartilhar ideias, sugestões e opiniões de forma produtiva, além de influenciar, inspirar e conduzir pessoas em prol de um objetivo comum. Líderes motivados sabem conquistar excelentes resultados, explorando essa capacidade especial.

Crie identificação com os valores e cultura da empresa

Motivação também está relacionada a acreditar no que se faz, por isso, a importância da identificação do profissional, com os valores e cultura da empresa. Essa identificação produz uma energia positiva, que se torna combustível para o dia a dia do líder.

Peça feedbacks

O feedback é uma ferramenta muito útil para qualquer profissional e deve ser utilizado com frequência. Conversas francas e estruturadas podem apontar os pontos fortes, os destaques e também indicar o que precisa ser aprimorado. Essa orientação é uma das bases do líder motivado. É importante saber como melhorar, como desenvolver suas competências e conseguir fazer uma gestão ainda mais assertiva de sua equipe.

Construa relacionamentos produtivos

Relacionamentos produtivos são essenciais para equipes de alta performance, e através deles, é possível produzir motivação, entusiasmo, engajamento, além do sentimento de complementariedade e colaboração.

Valorize o coletivo

É importante trabalhar em equipe, fazer parte do conjunto. Essa proximidade traz novos aprendizados e percepções, sobre as necessidades e expectativas dos colaboradores. Isso favorece o entendimento do potencial individual e coletivo e, consequentemente, abre oportunidades para expandir os resultados, através do desenvolvimento dos profissionais.

Adote uma atitude positiva

Adote uma atitude positiva, demonstrando sempre perseverança, dedicação, otimismo, entusiasmo e, principalmente, foco nos objetivos e resultados. Os seus colaboradores se inspirarão em você.

Persiga desafios

Desafios são incentivos para os líderes motivados, pois superação, conquistas e vitórias fazem parte das metas pessoais destes profissionais. Portanto, não tenha medo dos desafios, mas sim persiga-os.

Lidere pelo exemplo

Um líder motivado demonstra seu engajamento através de atitudes e, diante disso, o seu comportamento deve ser coerente com seu discurso e também com os valores da empresa. Seja o exemplo a ser seguido.

Com essas dicas, é possível potencializar os efeitos positivos de uma liderança motivada e efetiva, para a equipe e para o negócio. E então, você é um líder motivado?