Você compartilha?

Você já parou para pensar o quanto e como compartilha seu conhecimento? Esta reflexão é importante e pode ajudá-lo a repensar como você está de fato ajudando a melhorar o negócio da sua empresa, e ainda, como isto tem interferido na sua carreira profissional.

Somos diferentes uns dos outros. Cada um de nós é moldado de acordo com o que viveu ao longo da vida. Somos a soma do que aprendemos com a nossa família, na escola, com os amigos e com os colegas de trabalho. Foi o compartilhamento de experiências de outras pessoas com a qual convivemos que ajudou a nos moldar e assim continuaremos sendo moldados ao longo da vida.

Estamos mudando constantemente e são estas mudanças que nos tornam mais motivados a buscar novos desafios. Como passamos boa parte do nosso tempo no ambiente de trabalho convivendo com pessoas diferentes devemos aproveitar ao máximo esta oportunidade para compartilhar e adquirir novos conhecimentos.

Estamos o tempo todo aprendendo e ensinando coisas novas e na maior parte do tempo não nos damos conta disso. Por isso, proponho que a partir de agora, você preste atenção neste aspecto da sua vida para que de forma deliberada possa buscar e direcionar melhor o que está aprendendo. A partir do momento que você toma conhecimento de que sua vida é resultado do que compartilha fica mais fácil direcionar seu desenvolvimento.

Reflita, se você é um profissional que gosta de tecnologia, estará mais propenso a buscar informações e a trocar conhecimento com pessoas que também gostam do tema. É algo que acontece naturalmente. Agora, se você quer entender um pouco mais sobre desenvolvimento pessoal, passará a prestar mais atenção nos colegas de trabalho que se posicionam como conhecedores do assunto.

Assim, se você sabe algo que pode ser útil para a empresa ou seus colegas de trabalho é importante que se posicione. Se você passar a compartilhar o que sabe ou mesmo o que tem interesse em aprender poderá se tornar uma referência e, com isto, ampliar os horizontes para o seu desenvolvimento e crescimento profissional.

Sempre podemos aprender ou ensinar algo novo e é por isso que devemos nos dispor a compartilhar. Se queremos conhecer pessoas novas, novas culturas e adquirir novos conhecimentos precisamos nos abrir e, principalmente, nos movimentar em direção ao outro.

E é importante lembrar que as novas tecnologias e ferramentas de interação social estão aí para nos ajudar. O Comunicador da Moblife é um ótimo exemplo, ele foi desenvolvido para ajudar profissionais que querem interagir e com isso aprender alguma coisa nova. Experimente usá-lo além da mensagem de texto. Utilize as publicações ou crie fóruns de discussão sobre ideias e projetos da empresa.

Não faltam alternativas. Basta querer compartilhar!