Como sua empresa pode usar vídeos para melhorar a comunicação interna?

É possível utilizar diversas ferramentas para melhorar a comunicação interna de uma empresa. Além de informativos, jornais murais, e-mails e redes sociais corporativas, é possível utilizar também vídeos, sejam eles gravados ou em tempo real. Cada meio de comunicação tem suas particularidades e benefícios e, com os vídeos não é diferente. Continue acompanhando o nosso artigo para saber como utilizar vídeos para melhorar a comunicação interna.

Por que usar vídeos na comunicação interna?

Facilidade

As pessoas estão acostumadas a assistir vídeos com diversas finalidades. Seja um seriado, um curso online ou até mesmo vídeos engraçados, este é um meio de comunicação que já é familiar e, desta forma, as pessoas não terão dificuldades para utilizá-lo.

Material responsivo

Os vídeos se adaptam às diferentes plataformas. Você pode enviá-los por e-mail, por redes sociais ou até mesmo para o celular. Desta forma, é possível que a pessoa o acesse com facilidade, independente de onde estiver, bastando apenas ter acesso à internet através de um computador, celular ou tablet.

Interatividade

Os vídeos são capazes de aproximar os funcionários, uma vez que proporcionam maior interatividade do que documentos e outros meios de comunicação. Afinal, ali é possível ver a pessoa que transmite a mensagem, por exemplo.

Como usar?

Agora que você já conhece alguns dos benefícios de utilizar vídeos para a comunicação interna, é hora de saber em que ocasiões é possível lançar mão desta ferramenta. Veja algumas opções:

Transmitir mensagens

Uma opção para utilizar os vídeos para a comunicação interna é na hora de transmitir mensagens e comunicados aos colaboradores, sendo uma estratégia importante, principalmente para empresas que possuem filiais. Assim, além de economizar recursos e tempo, todos podem receber o material simultaneamente.

Treinamentos

Conciliar os horários de uma equipe para participar de treinamentos pode ser difícil e, por isso, os vídeos são aliados para promover capacitação aos colaboradores. Isso porque cada pessoa pode assisti-los no horário em que achar melhor.

Reuniões

Videoconferências são uma ótima forma de realizar reuniões com pessoas que não estão na mesma cidade ou, ainda, quando é preciso tratar sobre algum assunto com diversas pessoas. Assim, não é preciso perder tempo com deslocamento.

Integração

Quando um novo funcionário entra na empresa é aconselhável apresentar a ele um pouco mais sobre a organização e as suas normas. Para isso, é possível produzir um vídeo de apresentação da empresa. Com certeza, essa é uma forma dinâmica e interessante de expor informações.

Vídeo institucional

Outra forma de utilizar vídeos para a comunicação interna é fazer um material institucional da empresa para apresentar aos visitantes ou até mesmo aos clientes. Além disso, é possível utilizar o material em eventos em que a organização participe, como feiras de negócios, por exemplo.

Os vídeos podem ser utilizados de diversas maneiras para melhorar a comunicação interna de uma empresa. Assim como qualquer outro meio de comunicação, basta traçar o objetivo que se quer alcançar e definir as estratégias a serem utilizadas para alcançá-lo.

A sua empresa utiliza esta ferramenta na comunicação interna? Que outra sugestão você tem para compartilhar? Deixe o seu comentário!