Vestir a camisa da empresa: saiba como conquistar seus colaboradores

São os colaboradores que movem a sua empresa, desenvolvem seus produtos ou serviços, lidam com os clientes e fornecedores, e fazem todos os processos funcionarem em harmonia.

Quando um colaborador está desmotivado ou não se sente parte da empresa, além do clima organizacional ser ameaçado, toda a imagem da sua empresa é colocada em risco. Afinal, cada colaborador é um representante da sua empresa para os clientes e nas ruas.

Para fazer o colaborador vestir a camisa da empresa é preciso que as funções a serem exercidas por cada um estejam claras e os objetivos a serem seguidos sejam postos à mesa com definições assertivas.

Existem algumas dicas que podem contribuir para incentivar esse tipo de postura no seu funcionário. Nesse post, que preparamos para te mostrar como conquistar seus colaboradores, você vai conhecer algumas delas. Continue acompanhando!

Vestir a camisa da empresa: múltiplos fatores

Elencar os fatores que levam um colaborador a se engajar nas propostas de ação da empresa na qual trabalha envolve reunir uma série de indicadores, e comparar em que nível eles estão, quando se pensa na relação entre os líderes e seus subordinados no exercício das funções cotidianas.

Pode-se começar refletindo sobre o reconhecimento que todo profissional espera de seus superiores por dedicação e esmero nas funções que exerce.

Muitos oferecem bons resultados e de forma estável tem um desempenho satisfatório para o crescimento da empresa, porém se sentem frustrados com a falta de visibilidade e reconhecimento por parte dos líderes.

É preciso então encontrar meios explícitos de tornar claro o valor que cada profissional tem como peça de uma engrenagem que se move graças ao empenho e dedicação de todos.

Para tanto, podem ser utilizados veículos diversos. No caso de uma mensagem positiva que caiba a todos de forma coletiva têm-se murais, intranet e impressos. No caso de um feedback específico para determinado funcionário, pode-se optar pela conversa reservada olho no olho.

O mito do salário alto

Em tempos de valorização da qualidade de vida, indivíduos buscam conciliar seu tempo de trabalho com o de lazer, dando importância a ambos. Não estão mais dispostos a sofrer danos físicos e mentais para abraçar as causas de uma empresa.

O mito de que salários altos segurarão o profissional em atividades muito extenuantes e sem possibilidades de crescimento, já está caindo por terra.

É preciso oferecer estímulos ao funcionário para que se sinta engajado nas causas da organização. Salários compatíveis com o mercado são fundamentais e bônus, sempre bem-vindos, quando de fato merecidos.

Mas é preciso deixar espaço para que o colaborador tenha uma vida mais completa e sinta que há na empresa na qual atua possibilidades reais de crescimento profissional e aprendizado constante sobre sua área de atuação.

Oferecer um horário flexível, uma ajuda de custo para a realização de cursos e pós-graduações, organizar eventos internos para que a equipe fique mais integrada, são alguns dos exemplos de “benefícios” que vão te ajudar a conquistar seus colaboradores.

Líderes: peças-chave

Toda organização corre um grande risco ao colocar em posições de liderança profissionais despreparados para a gestão de pessoas.

É necessário compreender que uma equipe só se torna realmente coesa quando há um líder de visão abrangente, que mostra a seus liderados quais as metas viáveis a perseguir e as alternativas aos caminhos já conhecidos para se chegar até elas.

O bom líder não comanda, ele conduz e inspira pessoas. É um motivador e mostra o caminho que a empresa deve percorrer e percorre junto com seus funcionários. Ele não precisa ser autoritário e nem impor medo, pois os colaboradores o respeitam.

O líder não é focado somente em resultados e lucros, ele também se preocupa com a melhor maneira para a equipe conseguir atingi-los. Divide as responsabilidades e os sucessos.

Além disso, é aberto ao diálogo, o que torna a empresa mais eficiente. Respeita as dificuldades de cada um e trabalha de forma a ajudar a superá-las. Ele busca conseguir o melhor de cada um da equipe.

Quanto mais líder e menos chefe, mais fácil é conquistar seus colaboradores, engajar a sua equipe e garantir ótimos resultados.

Garanta a eficiência da comunicação interna

Quando o colaborador se sente parte da organização, acredita plenamente nos seus valores e missões, ele vestirá a camisa da empresa. Se ele conhece bem a realidade do local onde trabalha, as informações circulam com transparência e o ambiente estimula a troca de ideias, também.

Mas para que isso aconteça, os canais de comunicação entre líderes e liderados devem estar sempre abertos, incentivando um clima organizacional colaborativo no qual não haja espaço para rixas e discussões inférteis.

Assim, metas poderão ser conquistadas dentro dos prazos previstos, com o resultado garantindo aprendizado profissional a todos os envolvidos.

Vale ressaltar, que não basta que esses canais estejam abertos, eles precisam ser eficientes. Apostar em uma ferramenta de comunicação interna é a melhor forma de melhorar a comunicação não só entre a equipe, mas também entre os colaboradores e os gestores.

Ao investir neste tipo de ferramenta, você possibilita que seus funcionários possam interagir, de forma rápida, com uma pessoa ou com vários contatos ao mesmo tempo. Este recurso é excelente para discutir assuntos relativos a projetos sem ter que fazer uma reunião formal que demanda tempo e espaço, por exemplo.

Uma dica: Na hora de escolher a ferramenta de comunicação interna da sua empresa, opte por um modelo que também esteja disponível para dispositivos móveis. Assim, você possibilita que seus funcionários levem a empresa para onde estiverem, podendo enviar e receber mensagens de texto, além de conseguir ler todas as publicações da ferramenta com apenas um clique.

Como é a realidade da sua organização? Os seus colaboradores vestem a camisa da empresa? Você acha que existem outras formas de conquistar os colaboradores que não foi citada aqui? Enriqueça o nosso post compartilhando a sua experiência e suas sugestões com a gente, através dos comentários.

Curta a página da Moblife no Facebook, conheça as mais modernas soluções em comunicação corporativa e confira muitas dicas para transformar a sua empresa.

Por Talita Maria