Transforme situações de fracasso em conquistas

Todos estão sujeitos a fracassar uma ou mais vezes na vida. O fracasso não é o fim, mas o meio para se conseguir obter sucesso em alguma área ou projeto. Quem deseja ser vitorioso e bem-sucedido deve aprender a transformar situações de fracasso em conquistas. Você deve estar pensando “falar é fácil”, mas a proposta desse texto é mostrar justamente que agir com foco nessa transformação é possível. Confira:

Reforme seus pensamentos

Não curta a depressão do fracasso, se culpando ou pensando nos erros que você cometeu. Entenda a falha e se perdoe por ter errado, mas busque fixar-se nas soluções que vão viabilizar a saída dessa condição, ou seja, te fazer alcançar o sucesso. Respire fundo, por mais que esteja chateado ou cansado, trate de melhorar a aparência e ter uma postura confiante.

Por mais que por dentro você esteja acabado, a sua aparência externa vai te dar outra energia e logo você se transformará por dentro também. Estudos mostram que a postura, os gestos e até a forma falar influenciam no sucesso de suas ações.

Estude suas rotas

Quando você busca entender os caminhos que não deram certo, você já está mostrando para o seu cérebro aquilo que não deve ser repetido. Procure novas rotas, parcerias, soluções e oportunidades. Hoje, o mundo dá muito valor ao conhecimento colaborativo, se você não tem recursos para conseguir a tecnologia ideal, busque alguma solução que se aproxime, por meio de programas de incentivo, universidades e grupos de pequenos profissionais inovadores.

Antes o possível em tempo do que o ideal fora do tempo, não é mesmo? Quando se tem acesso a essas pessoas, muitas soluções surgem de forma espontânea, porque todos compartilham suas dificuldades e medos e você perceberá que todos podem transformar fracassos em oportunidades de crescimento.

Saiba o que você deseja conquistar

Pense se o que você almeja conquistar é um desejo seu ou do mundo. Sim, porque várias pessoas desejam ter altos cargos e salários para impressionar familiares e amigos e não para se sentirem realizadas. Entenda que o que vai te fazer feliz é satisfazer aos seus desejos pessoais.

Tem gente que deseja ser diretor de empresa multinacional e tem gente que deseja ser um pequeno produtor de produtos orgânicos. Não busque ter o sucesso dos outros, busque suas próprias conquistas.

Vença seus medos

O medo e a insegurança podem paralisar as pessoas que desejam transformar fracassos em conquistas. Algumas têm medo de não conseguirem, de falhar de novo, de serem julgadas pelo erro. Enfrente seus medos, saiba que a única coisa que você não pode temer é a tentativa. Tente quantas vezes for necessário, mas com planejamento, consciência, análise e cálculos. Quando você faz tentativas mais organizadas, suas chances de sucesso aumentam.

Outras pessoas cometem uma espécie de auto-engano pois, na verdade, elas têm medo do sucesso. Sim, isso existe. Algumas pessoas, inconscientemente, se autossabotam, porque elas têm medo de conseguir aquilo que passaram a vida inteira tentando e, no final das contas, não saberão o que fazer com essa conquista. Tenha coragem de receber todas as coisas boas que a vida lhe reserva e comece a transforma a sua vida em uma verdadeira experiência de sucesso.

Como você se comunica tem tudo a ver com isso, baixe o e-bookOs elementos-chave para uma comunicação interna eficiente” e confira outras dicas!