6 dicas valiosas sobre como tornar sua empresa mais sustentável

A sustentabilidade é um assunto que está cada vez mais em pauta, diante disso, tomar medidas que a promovam em seu dia a dia é fundamental. Se você tem uma postura sustentável na sua vida pessoal, deve também passar a incentivá-la no ambiente corporativo. Além de contribuir para o planeta, você melhora a imagem da sua empresa perante seus clientes, parceiros e profissionais. Quer algumas dicas de como colocar isso em prática? Veja, abaixo, algumas soluções eficazes e simples de serem implantadas:

Revise a sua tecnologia

Muitas vezes, temos aparelhos e máquinas que consomem muita energia, desde os computadores até a geladeira do espaço de descanso. Faça uma avaliação — se possível com alguém especializado — das ligações feitas, cabos utilizados e horários de pico de consumo de energia.

Aparelhos que não são utilizados com frequência podem ser desligados ou então compartilhados. Será que há a necessidade de ter tantas impressoras no escritório, por exemplo? Ou de deixar o ar-condicionado ligado durante todo o expediente? Ter lâmpadas de LED ou com sensor de presença também pode ser mais eficiente.

Monitore o uso dos recursos

Quantos pacotes de folhas de papel, de cartuchos de tinta e de copos plásticos a sua empresa consome por mês? Passe a monitorar essas quantidades e fazer uma comparação periódica sobre os gastos, com metas de redução gradativas. Além de otimizar os recursos, você impacta positivamente o orçamento da empresa.

Envolva a equipe

Ter o engajamento de seus colaboradores é fundamental. Compartilhe com eles as suas metas de redução e prepare materiais com dicas de como ser sustentável, que podem ser enviados por e-mail ou estar nos murais do seu escritório. Vale conscientizá-los sobre o uso dos descartáveis, que devem ser substituídos por canecas ou garrafas pessoais, sobre os cuidados ao desligar as luzes e as torneiras e sobre a gestão dos materiais de escritório, como papéis, cartuchos de tinta e sacolas plásticas. Você também pode incentivar a carona solidária, reunindo profissionais que morem próximos para compartilhar a gasolina na hora de ir para o trabalho.

Revise o seu cartão de visitas

Orce opções de papel e de tinta que sejam ecologicamente testadas para o seu cartão de visitas. A sua postura em reuniões também faz parte dessa revisão: ao invés de levar grandes quantidades de material impresso, veja se não pode ser melhor salvar sua apresentação institucional em um pen drive ou combinar de enviá-la por e-mail após a reunião.

Separe o lixo reciclável do orgânico

Tenha as lixeiras para a separação dos resíduos disponíveis em todos os ambientes e certifique-se sobre os dias e horários da coleta seletiva em seu bairro. Se for preciso, busque pontos de entrega voluntária do lixo.

Estimule parcerias sustentáveis

Converse com as demais empresas da sua região para estimular a postura sustentável no bairro e fazer parcerias que possam otimizar ainda mais a gestão dos recursos. Se você e um outro gestor, por exemplo, passarem a comprar materiais de escritório juntos, podem reduzir os custos e evitar desperdícios. Essas parcerias também podem ser feitas com fornecedores, para fecharem pacotes que sejam benéficos para ambas as partes. O segredo é usar a criatividade!

E você, tem mais dicas de como deixar o escritórios mais sustentável? Compartilhe conosco pelos comentários! Vamos juntos criar uma rede mais eficiente!