4 dicas para tornar a sua equipe mais organizada

Você já parou para analisar se a sua equipe é organizada? Se essa é uma característica a que você não tem dado muita atenção, acredite: você está perdendo tempo. Isso porque é certo que equipes organizadas e bem direcionadas trabalham melhor, rendem mais e, consequentemente, geram mais lucro. Se o objetivo da sua empresa é continuar crescendo, então chegou a hora de mudar algumas coisas e investir em organização. Quer saber como? Continue acompanhando o nosso artigo e descubra!

Trace objetivos de acordo com o tempo

A sua equipe precisa saber onde ela tem que chegar. Mas também é muito importante que ela saiba em quanto tempo precisa chegar. Estipular metas e traçar objetivos — sejam eles diários, semanais ou mensais — fará com que a sua equipe esteja mais situada e capacitada para concluir as tarefas. Se eles têm X horas ou dias para cumprir uma determinada tarefa, eles saberão que será preciso atuar com o máximo de dedicação para cumprir o prazo.

Mas atenção: tome cuidado para não ser nem flexível demais e nem muito rigoroso. Seja sensato e converse com a equipe para chegarem a uma conclusão sobre quanto tempo eles precisarão para cada tarefa. Feito isso, monitore a equipe e dê feedbacks constantemente para que haja interação e sincronia entre vocês.

Invista em ferramentas para otimizar a comunicação

Como anda a comunicação da sua empresa? Os seus colaboradores conseguem se comunicar com clareza e as informações são transmitidas corretamente ou já se instalou a famosa “rádio peão”?

Para ter uma equipe organizada, é essencial ter uma comunicação eficiente. Para isso, invista em um comunicador interno corporativo, que forneça ferramentas como chat para os funcionários, conferências, mensagens individuais, mensagens para equipe etc. Com esse investimento a sua equipe terá mais suporte para esclarecimento de ideias e a comunicação será facilitada.

Oriente a equipe a realizar uma tarefa de cada vez

Deixe claro para os seus funcionários que, a menos que haja caráter de urgência, a equipe precisa terminar uma tarefa de cada vez. De nada adianta começar alguma atividade essa semana e interrompê-la na próxima. Portanto, para manter a organização, é muito importante que, assim como o prazo para as tarefas, a sequência também deve ser respeitada. Isso evita que a equipe se envolva em muitas tarefas ao mesmo tempo e não consiga finalizar nenhuma ou, pelo menos, a maioria delas.

Crie uma cultura de organização

Para que a equipe esteja organizada, é necessário que todos os funcionários tenham o hábito de organização. Isso precisa ser uma cultura da empresa, que deve ser ensinada aos funcionários desde o momento que eles ingressarem na equipe.

Portanto, desde a organização de uma simples mesa de trabalho até a realização de reuniões, eventos etc., ensine os funcionários a trabalharem com disciplina. Quando a equipe toda tem esse hábito, fica mais fácil que os funcionários novatos o adquiram.

Com essas dicas simples você conseguirá manter uma equipe mais organizada e eficiente, representando uma boa imagem para a empresa. Não se esqueça de que a falta de organização pode comprometer até mesmo a possibilidade de investimentos externos em um negócio. Sendo assim, desenvolva essas dicas e melhore a produção da sua equipe!

Você ficou com alguma dúvida ou tem alguma dica sobre organização de equipes para compartilhar? Escreva para nós através dos comentários!