7 dicas para ter manhãs mais produtivas no trabalho

Para muitas pessoas, a manhã é o período mais caótico do dia. Muito trabalho a fazer, tudo desorganizado e, para completar, aquele sono matinal que não te deixa pensar direito. Nessas condições, os níveis de estresse vão parar nas nuvens e nós geralmente pensamos: por que estou aqui? Só queria a minha cama!

Mas a boa notícia é que suas manhãs não precisam mais te atormentar. Com as dicas que trouxemos, manhãs produtivas vão te aguardar todos os dias no trabalho. E mais: você vai ficar até feliz quando o despertador tocar. Confira!

Planeje o que fazer no dia anterior

Um grande problema enfrentado nas manhãs é a desorganização. Geralmente, todos deixam para planejar o dia de trabalho quando chega a hora de trabalhar, o que desperdiça muito tempo. Além disso, planejar quando você já tem trabalho a fazer pode ser extremamente caótico. Procure fazer uma lista de tarefas no dia anterior, antes de deixar o expediente, para organizar melhor as coisas.

Tenha uma boa noite de sono

Dormir bem, além de saudável, deixa qualquer pessoa mais produtiva no outro dia. Se você se levanta cedo, procure dormir cedo também. Lembre-se: é recomendável que as noites de sono durem, no mínimo, 8 horas. Qualquer minuto a menos pode ser prejudicial à sua saúde. Crie uma rotina de relaxamento e desligamento do cérebro mais ou menos uma hora antes de se deitar, para evitar a insônia. Tente trocar a turbulência da televisão pela calmaria de um livro ou uma música.

Não se estresse

O primeiro passo para ter uma manhã relaxante é não acordar atrasado. Se você tem tempo de preparar um café da manhã gostoso e saudável, sentar para comer, ler seu jornal ou mesmo tomar um banho, com certeza ficará mais tranquilo. Você pode pensar também em alguma atividade que te deixe zen pela manhã: yoga, meditação, cooper, alongamento… Seja o que for, fique bem com você mesmo.

Escute música no caminho para o trabalho

Quem canta os males espanta, certo? Escolha sua playlist favorita e coloque para tocar enquanto vai para o trabalho. O importante é que as músicas te façam sentir bem e, principalmente, te deem uma sensação boa de relaxamento e felicidade.

Organize seu ambiente de trabalho

Trabalhar rodeado de muita informação e poluição visual é uma grande distração. Procure se livrar de tudo o que não é necessário. Organize não só os papéis e pastas para que não fiquem espalhados como também a área de trabalho do seu computador: tenha diretórios separados e quanto menos arquivos poluindo o desktop melhor! Você pode manter algum adereço que seja importante para você, como, por exemplo, uma fotografia, plantinha ou enfeite, para deixar seu ambiente com uma aparência mais aconchegante.

Livre-se das distrações

Você deve manter seu ambiente de trabalho o mais silencioso possível, para que conversas ou ruídos não te dispersem de sua tarefa principal. No mais, desligue o Whatsapp, não abra o Facebook e esforce-se para não se perder navegando na internet. Tente diagnosticar o que te leva à dispersão e livre-se de tudo!

Faça pausas

Ninguém é de ferro. Se não estiver dando certo, permita-se fazer uma pausa. Tome um ar, beba um café, coma alguma coisa… Tente relaxar! Se quiser, pode fazer pequenas sessões de meditação. Tente controlar sua respiração e seu cérebro e retome o trabalho de onde parou. Fazer uma pausa pode te ajudar a recuperar o foco.

Então, o que achou das dicas? Agora parece muito mais fácil ser produtivo nas manhãs de trabalho, não é mesmo? Você pode deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários, estamos prontos a te ouvir! E um bom dia para você!