Tempo não é dinheiro. Ele vale muito mais.

Fazer uma boa gestão do tempo, nos dias de hoje, não é tarefa das mais fáceis. O fato é que o dia de trabalho é curto demais para desperdiçar tempo em afazeres dispensáveis.

Além de as pessoas terem rotinas cada vez mais corridas, existem as redes sociais, como Facebook e WhatsApp, que apesar de serem muito úteis em alguns casos, também podem servir como formas de procrastinação caso a pessoa não saiba se policiar corretamente.

Se você acha que 8 horas de trabalho por dia não são o suficiente pra fazer todas as tarefas, alguma coisa está errada. Ao contrário do que diz a sabedoria popular, tempo não é dinheiro, ele vale muito mais. Administrá-lo da maneira correta é fundamental para o seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Para te ajudar a fazer uma gestão do tempo correta, preparamos esse artigo. Você vai aprender como gerenciar melhor o seu tempo, ser mais produtivo e impulsionar o desenvolvimento do seu trabalho. Continue acompanhando!

Aprenda a delegar tarefas

Existem pessoas que querem abraçar o mundo e mesmo precisando, evitam delegar funções ou pedir ajuda no trabalho. Se você precisa sair para pagar uma conta, por exemplo, e um colega da empresa avisa que vai fazer um serviço na rua, pode pedir amigavelmente que ele pague a conta para você.

Porém é necessário cuidado, você pode sim pedir favores e delegar funções para subordinados, mas tenha cautela e não exagere na dose para não ganhar fama de chato, mandão ou preguiçoso.

Faça uma lista de prioridades

Não adianta se desesperar: por mais que você tenha mil tarefas no dia, não dá pra encarar todas elas ao mesmo tempo – ou a qualidade do serviço pode deixar a desejar. Portanto, faça uma lista de seus afazeres e priorize as que forem mais urgentes.

Nessa lista, é bom determinar quanto tempo você deverá gastar em cada tarefa, e com o tempo, ir eliminando os itens da lista um por um.

Se for possível, tente fazer os trabalhos mais difíceis primeiro. Assim, quando você estiver mais cansado, você cuidará dos afazeres que tem mais facilidade e habilidade para realizar.

Mantenha sua agenda atualizada

Organizar suas tarefas em uma agenda é uma ótima forma de gerenciar seu tempo organizar melhor seus afazeres. Na agenda, registre suas tarefas importantes ou longas, ligações a serem feitas, prazo de pagar as contas, entre outros itens.

Para manter o controle, as ferramentas tecnológicas como o Google Agenda e outros aplicativos de Smartphone podem facilitar – e muito – esse processo.

Organize seu local de trabalho

Organizando seus materiais de trabalho, você não terá de perder tempo procurando aquele documento ou aquela pasta que não sabe onde colocou, ganhando tempo no desenvolvimento do trabalho.

Essa dica também serve para arquivos de computador: é preciso separar tudo em pastas e nomear seus arquivos, deixando mais fácil encontrá-los quando você precisar.

Evite distrações

As pequenas distrações são grandes inimigas do gerenciamento de tempo. Alguns momentos de distração costumam tomar muito tempo do trabalho – e quando você percebe, já acumulou algumas tarefas.

Assim, para cumprir com esses afazeres, você tem que atrasar outros compromissos, gerando um ciclo de atraso.

Resolva tarefas sem sair do lugar

Quanto mais tarefas você puder resolver por internet ou telefone, melhor será. Use a tecnologia da comunicação para evitar enfrentar filas. Assim, você terá mais tempo disponível, para produzir mais ou até ter momentos de lazer com a família.

Portanto, quanto mais organizadas forem suas tarefas, mais fácil será gerenciar seu tempo e melhorar não só o desenvolvimento do trabalho, mas também a sua qualidade de vida.

4 dicas para melhorar a sua produtividade

Agora que você já sabe como fazer uma gestão do tempo da maneira correta, vamos apresentar algumas dicas que farão com que você melhore sua produtividade no trabalho e também na sua vida pessoal. Confira!

Utilize a técnica do post-it

De acordo com a técnica do post-it, desenvolvida pelo inglês Mark McGuinness, todas as atividades de um dia devem caber em um papel quadrado, com aproximadamente 7 centímetros, que é a média do tamanho de um post-it.

A ideia da técnica é fazer com que as pessoas entendam que, assim como o papel, um dia também é limitado e por isso não se pode programar mais atividades do que realmente se poderá cumprir.

Você deve, na segunda-feira, listar todas as atividades e compromissos que tem durante a semana e separá-los em um post-it por dia. Assim, você evita adiamentos das atividades e procrastinação.

Siga os princípios POSEC

A técnica POSEC é similar à do post-it. O termo é uma sigla em inglês para priorizar, organizar, racionalizar, economizar e contribuir.

A metodologia dessa técnica consiste no agrupamento de tarefas em pequenos blocos, que são organizados em ordem de importância, obedecendo os critérios anteriormente relacionados.

Crie um mapa mental

Criar um mapa mental para organizar ideias e pensamentos pode ser uma boa pedida quando se quer fazer a gestão do tempo adequada.

O Mind Meister é um site gratuito que disponibiliza uma ferramenta para criação de mapa mental, sendo possível planejar, listar e visualizar o andamento de atividades, desde atividades simples como uma lista de supermercado, por exemplo, até outras mais importantes como um grande projeto da empresa.

Aplique a técnica pomodoro

Conhecida também como técnica pomodoro, que significa tomate em italiano, essa regra ensina que as pessoas devem fracionar o dia, assim como se corta um tomate para fazer saladas.

De acordo com a regra, cada atividade deve durar 25 minutos, com uma pausa de 5 minutos. Nas atividades a seguir, a pausa aumenta para 10 e 15 minutos. Ao final desse ciclo, reinicia-se a pausa de 5 minutos.

Gostou das nossas dicas? Vai utilizar alguma das técnicas para fazer a sua gestão do tempo? Tem alguma dúvida ou sugestão? Compartilhe com a gente através dos comentários.

Curta nossa página no Facebook e receba em sua linha do tempo outras dicas e informações como essa!

Por Talita Maria