Sua empresa ainda está na era do jornal mural? Temos 3 dicas para inovar com a tecnologia

Investir em comunicação interna é, sem dúvidas, o primeiro passo para integrar e alinhar as ações de todos os departamentos da sua empresa. Acontece que, atualmente, com o avanço expressivo da influência da tecnologia nas organizações, é preciso dar um passo à frente e apostar em sistemas e plataformas mais eficazes, que acompanhem o ritmo acelerado das organizações. Automatizar e informatizar se torna uma tarefa indispensável.

Uma das práticas mais utilizadas pelas organizações para a comunicação interna, os jornais murais, é um modelo que se torna obsoleto frente às novas tecnologias. Tendo à disposição ferramentas como os jornais eletrônicos, a intranet, ou sistemas de mensagens instantâneas, pendurar papeis na parede parece uma atividade dispensável. A comunicação em tempo real é, certamente, muito mais atraente que o velho modelo estático.

Por esse motivo, resolvemos apontar algumas das principais dicas para que você renove agora mesmo o seu sistema de comunicação interna. Continue acompanhando o nosso artigo e confira!

Comunicadores: as redes sociais corporativas

Comunicadores definitivamente são ótimos substitutos para os antigos jornais murais. Além de possibilitarem o envio de mensagens em tempo real para todos os colaboradores — sendo possível, inclusive, a segmentação por grupos —, esse tipo de ferramenta é acessível por meio de smartphones, permite a criação de fóruns e conferências, dentre muitas outras funcionalidades.

O cadastro de usuários é feito por um administrador, que pode classificá-los para que recebam mensagens específicas — permitindo também a integração com públicos externos, como os fornecedores. Além disso, uma agenda geral pode ser compartilhada entre os colaboradores para que todos fiquem cientes dos prazos de entrega ou de finalização para determinada tarefa. Certamente, uma ótima opção para quem busca dinamismo na comunicação interna.

Intranet: os novos jornais murais

O sistema de intranet também é uma alternativa ao velho modelo de comunicação interna, pois fornece uma forma mais simples e dinâmica para transmitir comunicados e agendas organizacionais. Embora normalmente este modelo seja mais limitado que os comunicadores, já que seu foco é exclusivamente interno, a intranet possui uma série de funções específicas.

O envio de materiais mais complexos, como os jornais digitais, é possível por meio da Intranet, permitindo que todos os colaboradores fiquem por dentro de todas as novidades da empresa. Se associar esse modelo com os comunicadores, o gestor terá em mãos tudo o que precisa no que se refere a uma estrutura de comunicação interna.

Treinamento: entendendo a importância da comunicação interna

Por fim, devemos esclarecer que, tanto os novos sistemas de comunicação, quanto os antigos, exigem da gestão muito mais que um simples investimento financeiro. É fundamental que todos os colaboradores envolvidos — incluindo, nesse grupo, gerentes e diretores — entendam exatamente a importância da comunicação interna para empresa, caso contrário, as ferramentas não passarão de meros objetos sem funcionalidade.

Treinar todos os envolvidos, integrar equipes, e criar um ambiente pautado na transparência e na participação, é, e sempre foi, a melhor forma de se desenvolver uma comunicação interna eficiente. Por isso, prepare sua equipe e garanta os melhores resultados!

E então, você está pronto para revolucionar a sua comunicação interna? Se você ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão sobre o assunto, não deixe de compartilhar com a gente através dos comentários!