Como a área de tecnologia pode aproveitar os recursos de comunicação interna da empresa?

Não há como negar que a área de tecnologia é um braço da comunicação corporativa e vice-versa, afinal, os profissionais de tecnologia podem tirar grande proveito das ferramentas de comunicação para atender melhor às demandas diárias da empresa. Além disso, a boa comunicação empresarial oferece subsídios para que a tecnologia seja aplicada da melhor maneira possível no contexto organizacional.

Quer saber como a área de tecnologia pode aproveitar os recursos de comunicação interna da empresa? Então confira:

Comunicação interna a serviço da produtividade na área de Tecnologia da Informação

Uma comunicação interna eficiente pode ajudar muito na rotina dos profissionais de tecnologia. A interação via chat, por exemplo, é uma excelente ferramenta para os técnicos e analistas de TI agilizarem os atendimentos aos usuários internos da empresa, sem que haja a necessidade de ir de departamento em departamento para identificar e solucionar eventuais problemas.

Além disso, a partir de ferramentas de comunicação interna, até mesmo os profissionais terceirizados podem prestar determinados serviços sem ter que se deslocar do escritório. Isso reflete diretamente na produtividade dos colaboradores.

Quanto mais dinâmicos forem os processos organizacionais, melhores serão os resultados das empresas. Nesse caso, uma boa comunicação interna tem grande importância, pois através de chats, conferências e fóruns, os profissionais de tecnologia podem interagir com vários colegas ao mesmo tempo, o que dinamiza a comunicação e resulta em muito mais interação e colaboração em tempo real.

Organização da rotina

O dia a dia de um profissional de TI é intenso, as chamadas não param, a caixa de e-mail tende a ficar lotada e os compromissos são muitos. Até nesse sentido, uma comunicação interna dinâmica ajuda. Através da publicação de avisos no mural eletrônico, transferência de arquivos e uma boa agenda de compromissos coletivos e individuais, fica muito mais fácil organizar a rotina, administrar as tarefas e cumprir as metas diárias.

**Mais mobilidade para trabalhar remotamente  **

Você já pensou em como a comunicação mobile pode ser útil no contexto corporativo, sobretudo nas atividades ligadas à área de TI? Quando as ferramentas de comunicação estão disponíveis para os dispositivos móveis ou nas nuvens, o profissional pode agilizar tarefas a qualquer hora e em qualquer lugar.

Com um tablet, smartphone e outros sistemas tecnológicos avançados, os analistas e técnicos de TI podem enviar mensagens de texto para os seus colegas, ficar por dentro do que acontece na empresa, receber notificações push, comentar nos fóruns de discussão, ler publicações e até mesmo alterar configurações pessoais de maneira prática. Isso traz a tecnologia para perto do que acontece internamente na empresa e faz com que diferentes setores se integrem, mesmo que não desempenhem papéis parecidos.

Discrição e segurança nos processos

Os processos de TI demandam segurança e sigilo no tratamento de dados e podem trazer benefícios às práticas de comunicação interna ao aumentar a discrição desses dados e tornar a troca de informações mais eficiente. Isso acaba trazendo benefícios tanto para as ferramentas tecnológicas (comunicadores, e-mails, telefone e afins), quanto para as práticas humanizadas (atendimentos presenciais, conversas no ambiente corporativo, reuniões, etc), uma vez que toda a comunicação interna estará integrada e segura pelos processos realizados no setor de TI.

Você já usa a comunicação como forma de melhorar a sua atuação na área de TI? Que práticas você adota nesse sentido? Compartilhe as suas opiniões conosco!