/ Inside Sales

6 técnicas de vendas infalíveis que você precisa aprender hoje

Mesmo que o seu negócio esteja indo bem, é essencial que você continue estudando e aprendendo novas formas de vender, cativar clientes e melhorar os processos da sua empresa.

Você como empreendedor deve se perguntar como pode fazer mais pelo seu negócio, correto?

Pensando nisso, hoje vamos atacar a área de técnica de vendas para você conseguir vender mais e melhor! Confira agora 6 técnicas de vendas infalíveis!

Use o conteúdo como aliado

Essa é a técnica de vendas mais óbvia, e também a mais essencial. Você quer vender um produto, certo? Então aposte nele!

Mostre como o seu produto vai ajudar a resolver o problema do seu cliente. Você se lembra daquela expressão “educar pra conquistar”? É exatamente isso que você vai fazer.

Mostre as funções do produto, como usar, porque ele é o melhor etc. Quanto mais o cliente entender do seu produto, com mais vontade de fazer negócio ele ficará. Se possível, deixe que ele teste o produto também, assim ele terá a certeza de que não vai se arrepender.

Lembre-se de tocar na dor do cliente. Nãouse apenas informações técnicas, mostre como o seu produto resolverá o problema do cliente. Segundo uma pesquisa da Impact Communications, 70% das pessoas tomam uma decisão de compra para resolver problemas e apenas 30% decidem a compra para ganhar algo.

Portanto, ataque a dor e se mostre como a solução.

Sugira complementos

Um bom vendedor nunca perde a oportunidade de fazer uma venda, certo? Então, se o seu cliente está comprando um produto, que tal oferecer algo que acrescente valor àquele produto?

Por exemplo, quem compra um celular pode precisar de uma capinha ou película protetora, quem compra um notebook pode precisar de um mouse, e assim por diante. Essa é uma técnica de vendas simples e que traz bons resultados.  

Também é interessante oferecer descontos nessa compra extra, caso ele leve os dois. Assim, ele ganha um beneficio e você vende o seu produto.  

Use gatilhos mentais como técnica de vendas

Gatilhos mentais são atalhos que o nosso cérebro pega para tomar decisões mais rapidamente. Ou seja, ao invés do cérebro fazer todo o raciocínio lógico para cada tomada de decisão, ele usa outras fontes para tomar aquela decisão.  

Quando um gatilho mental é acionado, o cérebro foca em apenas uma parte do problema e ignora os demais. É ou não é uma boa técnica de vendas?

Então nós vamos mostrar agora três gatilhos mentais e quando você deve usá-los.

  • Autoridade

Deve ser usada no inicio da jornada do cliente. Ex.: “Você conhece a estratégica de inbound marketing? Nós conseguimos triplicar as vendas da empresa X utilizando esse método”.

  • Escassez

Deve ser usada quando for preciso acelerar a negociação. Ex.: “Esse é o meu último produto, só vai chegar mais no mês que vem”.

  • Ancoragem

Deve ser usada no momento da negociação. Ex.: “Esse produto custa R$ 199,90, mas como estamos no final de temporada, ele está saindo a R$ 125,00”.

Demonstre organização

Essa é óbvia, não? Se o cliente achar que você está agindo no improviso, ficará com um pé atrás na hora de fechar negócio. Por isso você precisa demonstrar organização.

Tenha um planejamento de vendas: como você deve abordar o cliente, o que você deve falar, como oferecer cada produto, quais os seus preços, descontos possíveis etc.

Demonstre confiança. Para isso, trabalhe sua autoestima e acredite fielmente no produto que você está vendendo. Caso tenha dificuldade em demonstrar segurança e organização, você pode procurar um curso de linguagem corporal, por exemplo, que certamente te ajudará a passar a exata impressão do que você quer.  

Seja resiliente

Ouvir um “não” é normal para qualquer vendedor. Você não pode deixar que isso abale a sua confiança, afinal, você acredita no seu produto, não é mesmo?

Por isso, ao ouvir um “não”, pergunte ao cliente o que ele não gostou e escute com atenção, sempre respeitando a opinião dele. Não se desespere, pois o desespero não te deixa pensar com a clareza que a situação necessita.

Quando você conseguir entender as objeções do cliente quanto ao seu produto, você conseguirá melhorar os pontos fracos do seu produto e terá argumentos para futuras objeções.

Crie um rapport

“Rapport é a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum.” – Anthony Robbins

Essa é uma técnica de vendas extremamente eficaz e deve ser feita com discrição e simpatia, pois a ligação criada influencia o consumidor a fechar negocio com você inconscientemente.

Entenda os pontos essenciais para criar um rapport:

  • Trate a pessoa pelo nome sempre que possível

Ao fazer isso você crie uma relação de confiança e empatia, e o seu cliente acaba fazendo associações positivas inconscientemente a você.

  • Faça perguntas para descobrir interesses em comum

Qualquer interesse em comum é interessante para a sua venda, pois, se vocês compartilham interesses, provavelmente você entenderá as dores e expectativas dele.

  • Pratique a linguagem corporal de interesse

Nada de braços cruzados ou postura fechada. Ao conversar com o seu cliente, olhe-o nos olhos, deixe sempre a palma das mãos a mostra e tenha uma boa postura (é interessante inclinar-se um pouco para frente para demonstrar interesse na conversa).  

  • Seja paciente

Não tenha pressa de vender o seu produto. Saiba ouvir o que o seu cliente tem a dizer, pois assim, além de conseguir pegar insumos para a venda, ele ficará mais propenso a comprar de você.

E agora? Está se sentindo preparado para fechar mais e melhores negócios? Coloque nossas dicas em prática hoje mesmo e cresça ainda mais.

Algo que não é uma técnica de venda, mas também impulsiona o seu negócio é ter um atendimento de qualidade. Aprenda como fazer um atendimento online excelente com o nosso e-book Domine o SAC 2.0 disponível gratuitamente.

banner_ebook_sac_2-0

Fernanda Fonseca

Fernanda Fonseca

Como Relações Públicas e CMO da Mais.im, meu desafio diário é entender como a comunicação pode ajudar (ou não) as empresas, mais especificamente os processos de Customer Success.

Leia Mais