Sucesso do Cliente: Como a inteligência emocional pode te ajudar

Comunicação é uma coisa complicada. Estabelecer conexões entre pessoas, se posicionar com credibilidade e mostrar interesse, no que se refere aos problemas, não é fácil. Trabalhar diretamente com o “Sucesso do Cliente” exige predisposições básicas como: ser sempre educada, gentil e mostrar, diariamente, que tem a solução para as dores.

Mas alguns dias parecem ser mais difíceis e longos! Há momentos em que conversar com clientes é um desafio mais complexo que escalar o monte Everest. Porém, no mundo dos negócios, manter a calma é fundamental.

Um sábio disse uma vez: ” O melhor guerreiro é aquele que consegue se manter em equilíbrio; não é a força que vence, mas a estratégia!”. Então segure a onda e vá com calma! Mantenha o foco!

Não vá perder uma boa oportunidade só porque está em meio a uma tempestade emocional. Pensando assim, aí vão algumas dicas que podem te ajudar a “não perder a linha” em dias ruins e alcançar o sucesso com os clientes.

Como domar seus furacões

Saber administrar e gerenciar o seu tempo pode te ajudar a não “surtar”. Quando o assunto é lidar com pessoas a palavra-chave é o equilíbrio. Por mais difícil que pareça, manter o equilíbrio é um hábito diário e alguns recursos podem ser muito úteis na hora de se organizar, gerenciar, otimizar e principalmente solucionar problemas em dias de caos.

Mesmo que tudo pareça estar fora do lugar e todos estejam te solicitando ao mesmo tempo, não perder o controle é importante. Para isso, dominar o seu de trabalho e usar ferramentas para gerenciar o fluxo de informação e reorganizar tarefas é fundamental. Os comunicadores empresarias são ótimos filtros e promovem uma fluidez no curso pelo qual seguem as informações.

Então arme-se, esteja preparado para lidar com seus furacões! Eles podem ser menores do que pensa, basta observa-los diretamente e mostrar quem manda. Aguente firme!

Seja organizado

Tenha sempre uma agenda atualizada e de fácil acesso. Quando não se tem, com clareza, a noção do tamanho real do estrago, maior ele pode parecer. Agende-se e crie uma rotina, pois “é melhor prevenir do que remediar”!

Em dias assim, se possível, remarque compromissos em que falar diretamente seja algo custoso. Mas se não tiver outra alternativa, lembre-se que o problema está em você e não no outro! Você tem o poder de controlar seus sentimentos e reações. Então conte até dez, respire e seja gentil.

Tenha alternativas de contato e saiba usar ao seu favor

O primeiro passo para o sucesso com o seu cliente é: ouça-o, mesmo que você não esteja muito receptivo para estabelecer contatos. É nessas horas que possuir canais diversificados de comunicação pode ajudar.

Além do telefone, por exemplo, um comunicador interno ou um Chat de Atendimento,  pode aliviar a pressão, e te ajudar a dar respostas mais claras para problemas que você ainda não tem uma solução.

Esses sistemas podem funcionar como filtros, barreiras que bloqueiam tarefas improdutivas do seu dia. Você consegue separar o que é realmente prioridade do que pode ser deixado para amanhã. Assim, chegará até suas mãos o que é realmente importante e de extrema urgência!

Entenda suas limitações

Para vencer essa sua “guerra emocional” o ponto mais importante é conhecer seus pontos fortes e fracos. Como em um exército pronto para guerra, existem soldados qualificados para determinados postos e saber direcionar, delegar funções é um papel crucial e pode definir quem sairá vitorioso.

Os dias turbulentos não mandam aviso, não ligam com antecedência e nem perguntam se você está preparado para enfrenta-los. Então se estruture, reveja e saiba qual é o gargalo do seu negócio! Assim você terá o controle total e saberá como passar por esse dia de tormenta sem muitos estragos!

Fica a dica: Você é seu pior inimigo! Então controle-se e não vá se sabotar.

Por Natália Ferreira