O que Star Wars tem a ver com a sua empresa?

A franquia bilionária de Star Wars lançou seu sétimo filme, “Star Wars: O Despertar da Força” no mês passado (dezembro de 2015) e até agora, já conquistou o título de 3ª maior bilheteria do mundo (desconsiderando a inflação).

Criada pelo cineasta George Lucas e considerada a saga de ficção cientifica mais influente da história, Star Wars se passa em uma galáxia fictícia e muito distante, habitada por criaturas orgânicas e robóticas.

Essa galáxia é governada pela República Galáctica, e depois, pelo Império Galáctico. Nesse contexto, existe um campo de energia invisível, presente em todas as coisas vivas, chamado de força.

Como em todas as situações, existe quem usa a Força para o bem (os Jedi), e quem usa para o mal (os Sith). Em ordem cronológica, a história conta a trajetória da transformação do jovem Anakin em Darth Vader e; depois, a trajetória de Luke Skywalker contra o Império Galáctico.

Inspirados pelo sucesso dessa história,  resolvemos escrever um post para mostrar  o que Star Wars tem a ver com a sua empresa.

Pois saiba que além dos desafios presentes nas organizações e nas galáxias, Darth Vader, Luke Skywalker, Princesa Leia, Mestre Yoda, Han Solo e Chewbacca e tantos outros personagens, podem fazer parte da rotina da sua empresa e conhece-los bem é a melhor forma de garantir a sintonia na organização.

Preparamos esse post para que você conheça as características de cada um e para te ajudar a identifica-los em sua empresa. Continue acompanhando, e que a força esteja com você!

Há pouco tempo atrás, numa empresa próxima, bem próxima…

Você já parou para pensar em quantas pessoas diferentes compõe a sua empresa? Cada uma com sua personalidade, sua cultura, seus objetivos e sonhos.

Mesmo que vocês trabalhem com um objetivo em comum, crescer e fazer a organização crescer, existem muitas singularidades dentro do ambiente de trabalho.

Na maioria das vezes, não cabe a nós escolher nossos colegas de trabalho, então precisamos aprender a lidar, da melhor forma possível, com todas essas diferenças.

Essa tarefa pode parecer difícil, mas é só mais um exercício de relacionamento, como os que nós já realizamos na escola, na faculdade e no círculo de amizades.

E como em todas essas situações, requer paciência, humildade e principalmente, respeito.

O bom relacionamento entre as pessoas é um fator determinante para a garantia de um clima organizacional agradável.

É importante saber separar assuntos pessoais dos profissionais e não deixar a amizade, ou a inimizade, interferir no trabalho. A capacidade de trabalhar em equipe e lidar bem com as pessoas, também é fundamental para o seu sucesso e o da empresa.

Mas é logo na hora do relacionamento que as diferenças de cada pessoa se sobressaem, e muitas vezes acabam tornando esse exercício um desafio.

Muita gente esquece de se colocar no lugar do outro, respeitar as diferenças e lembrar que também tem seus defeitos. Claro, que isso não quer dizer que você precisa aceitar tudo, mas é sempre bom pensar bem antes de agir.

Para conseguir lidar com as diferenças dentro do ambiente de trabalho e garantir um clima organizacional agradável para todos, é fundamental conhecer bem as pessoas com que você precisa lidar.

Então, comece a observar o seu ambiente de trabalho, com base nas características e personalidades dos personagens Star Wars que vamos apresentar aqui, e saiba como agir com Jedis e Siths.

Personagens de Star Wars que podem estar presentes em sua empresa

Darth Vader:

O homem que passou grande parte da vida com uma armadura preta, tem experiência como cavaleiro Jedi, General da Republica (ainda como Anakin), Braço direito do Imperador, Comandante das Forças Armadas do Império (como Vader).

Tanta experiência só foi acumulada, porque Vader é extremamente inteligente, confiante, focado em seus objetivos, além de ser um líder nato.

Apesar disso, esse vingador intergaláctico exige que seus desejos sejam atendidos imediatamente, e faz com que a equipe apresente resultados o tempo todo, sem se importar com a forma que eles foram alcançados.

Darth Vader é um líder extremamente autoritário, que não envolve sua equipe na tomada de decisões e que não gera resultados pela confiança, mas sim pelo medo. Ele não sabe lidar com feedbacks e não aceita erros.

Não saber separar a vida profissional da pessoal é outro problema de Darth, ele leva seus conflitos para o trabalho e acaba descontando em quem não tem nada a ver com a situação.

darth vader

Como lidar: Como o mestre Yoda nos ensina, “Paciência você deve ter meu jovem.”. O lado negro da força não consegue dominar ninguém para sempre, até o próprio Darth se redimiu.

Faça o possível para estimular o diálogo, seja sempre verdadeiro e procure conquistar sua confiança gerando resultados.

Luke Skywalker:

Filho de Darth Vader e da Senadora da República Padmé Amidala e irmão gêmeo da Princesa Leia, Luke se tornou um dos maiores cavaleiros Jedi.

Mas a sua trajetória não foi nada fácil, no inicio ele não sabia quem eram seus pais e muito menos que tinha uma irmã, ele vivia em uma fazenda com seus tios. Depois de vários acontecimentos, Luke conhece Obi-Wan Kenobi que dá inicio ao seu treinamento Jedi, finalizado pelo Mestre Yoda.

Luke é muito corajoso, não tem medo de deixar tudo para trás para lutar pela causa que acredita. Com tanta determinação, ele tem muita facilidade para mobilizar pessoas em torno de um objetivo.

Além disso, ele é uma pessoa humilde que não tem medo de mostrar suas dúvidas e está sempre disposto a aprender mais. Por acreditar muito na “força”, muitas vezes Luke demonstra ingenuidade.

luke

**Como lidar: **Não é difícil se relacionar com pessoas como o Luke, elas são uma ótima motivação para a equipe, além de muito abertas ao diálogo. Só fique atento para os momentos em que a fé na “força” for o combustível para um projeto, é preciso planejar e trabalhar muito para alcançar resultados.

Princesa Leia:

Assim como seu irmão Luke, a Princesa Leia não conhecia suas origens, mas teve uma vida diferente por ter sido adotada assim que nasceu, por um membro da família real de Alderaan. Ela se torna uma das maiores líderes da Aliança Rebelde, destemida no campo de batalha e dedicada a acabar com a tirania do Império.

Dona de uma personalidade forte, determinação, inteligência, disciplina e coragem não faltam a Leia. Como líder, a Princesa incentiva à troca de ideias, compartilha suas ideias com a equipe e faz o possível para ajudar quem precisa. Mas em alguns momentos, o excesso de determinação a faz exigir demais da sua equipe, o que pode gerar desmotivação.

princesa leia

Como lidar: Saiba aproveitar a possibilidade de dialogo para saber o que o líder e a empresa esperam de você e podem oferecer para ajudar o seu desenvolvimento profissional. Tenha cuidado para não permitir que a troca de ideias seja excessiva e atrapalhe a tomada de decisões.

Mestre Yoda:

Um dos mais célebres e poderosos Mestres Jedi de todos os tempos, famoso pela sua enorme sabedoria, conhecedor profundo da “Força” e habilidades em combates com sabre de luz, Yoda é de uma raça misteriosa.

O mestre foi um dos membros do Alto Conselho Jedi durante os últimos séculos da República Galáctica e deteve o título de Grande Mestre Jedi da Ordem Jedi antes, durante e após as Guerras Clônicas.

Muito sábio, paciente e responsável, Yoda adora ensinar e tem um espirito de liderança muito forte. Apesar de ter muito conhecimento sobre a “Força” e capacidades excepcionais para usar o sabre de luz, Mestre Yoda é extremamente humilde e em nenhuma situação se considera melhor que alguém.

Várias frases, ditas em sua versão incomum do idioma básico, por Yoda a seus alunos durante os treinamentos, são verdadeiros mantras da motivação e do foco. “Sempre passar o que você aprendeu”, “Guerras não faz grande ninguém” e “Muitas das verdades que temos dependem de nosso ponto de vista” são alguns exemplos.

Yoda Hear you nothing that i say-

Como lidar: Aproveite ao máximo o que ele tem para ensinar, não tenha medo de fazer perguntas e aplique seus ensinamentos na sua rotina.

Se você perceber que tanto conhecimento está impedindo o líder de aprender coisas novas, faça o possível para alertá-lo e impedir que ele erre, assim como Yoda, quando foi incapaz de reconhecer que o Chanceler Supremo Palpatine era responsável pela criação das Guerras Clônicas.

Han Solo:

Ex tenente do Império, expulso por impedir que um Wookiee indefeso fosse agredido, Han Solo é um contrabandista que passou a lutar pela causa da liberdade galáctica ao lado da Aliança Rebelde.

Han é mercenário, ele trabalha por interesse, seja por dinheiro ou por alguma vantagem. Muito esperto, e até malandro, ele sempre consegue dar um jeitinho em alguma situação ou tirar uma vantagem. Apesar disso, tem um coração mole e mesmo sem querer, sempre acaba ajudando quem está próximo.

O Wookiee salvo por Han Solo, Chewbacca, passa a ser seu parceiro de trabalho e os dois desenvolvem muito bem o trabalho em equipe.

han solo

Como lidar: Se você sabe que determinada pessoa é motivada por vantagens e recompensas, defina suas metas com base nisso e você obterá o seu melhor resultado. Saber trabalhar em equipe é uma característica fundamental para o sucesso de um profissional, aproveite ao máximo esse potencial.

chewbacca e han solo

Chewbacca:

Grande parceiro da Han Solo, Chewbacca é um alienígena da raça Wookie. Apesar de entender a língua de várias espécies, ele só conseguia se expressar em Shyriiwook, um idioma dos Wookie composto por grunhidos e rosnados.

Além de ser muito sábio e sofisticado, Chewbacca é dotado de uma grande força e lealdade. Com um bom conhecimento em tecnologia e muito estudo, ele é especialista em mecânica.

Por ter sido salvo por Han Solo, o Wookie dedicou a sua vida a ajuda-lo no contrabando e todas as missões. Como co-piloto da Falcon Millenium ,nave de Han, ele consegue trabalhar em perfeita sintonia com o amigo e desenvolver tarefas que se complementam.

chewbacca

Como lidar: Pessoas que vestem a camisa da empresa são capazes de engajar a equipe toda, aproveite isso. Chewbacca também reforça a ideia de que pessoas introvertidas, que tem alguma dificuldade para se expressar, conseguem sim trabalhar muito bem em equipe.

Boba Fett:

Vilão e anti-herói, simultaneamente, Boba Fett é um frio caçador de recompensas. Um clone inalterado do seu pai, ele trabalha tanto para Lordes Sith como para criminosos, e persegue a sua presa sem medo ou piedade, e sempre consegue apanhar o seu alvo.

Boba é extremamente habilidoso e competente, além disso sabe se preparar muito bem, sua armadura, mochila e suas armas, fazem dele um poderoso caçador.

Sua frieza faz com que fique calmo em qualquer situação, não importa quão grave seja. Altamente profissional, ele é muito focado e determinado em suas tarefas e não desiste até alcançar seus objetivos.

boba-fett

Como lidar: Profissionais que conseguem se manter calmos perante qualquer situação, são fundamentais para a empresa, principalmente em momentos de crise. A determinação é um ótimo combustível para o sucesso da organização e do profissional, só é preciso ter cuidado para não colocar seu objetivo acima de tudo e não se importar com as consequências de alcança-lo.

R2 D2:

O R2 D2 é um dróide astromecânico, responsável pela manutenção e navegação de astronaves. Fala uma “linguagem” incompreensível, de bipes e sons eletrônicos. Muito versátil e corajoso, R2 desenvolveu uma personalidade aventureira.

Muito proativo, o dróide faz o possível para resolver qualquer problema, fazendo parte da sua missão ou não. A sua bravura aliada ao bom preparo, suas ferramentas, armas e sensores, gera ótimos resultados e economiza muito tempo da galáxia.

R2 tem um parceiro inseparável, C-3PO, mas a enorme diferença de personalidade gera alguns conflitos no trabalho em conjunto que eles desenvolvem.

r2d2

Como lidar: Nada em excesso é bom, nem mesmo a proatividade. Um profissional proativo demais está sujeito a fazer muitas coisas no improviso, sem planejamento e acabar errando. A ansiedade e a pressa de resolver determinado problema também pode fazer com que você descumpra regras e fuja dos processos da empresa. É preciso ficar atento.

c-3po e r2 d2

C- 3PO:

Fluente em mais de 6 milhões de línguas e meios de comunicação, o C-3PO é um dróide de protocolo, criado para explicar os costumes de outras culturas. Ele serviu a seus donos com muita lealdade por cerca de 80 anos, depois foi destruído. Quando foi reconstruído, teve sua estrutura alterada e recebeu qualidades especiais que o distinguia de outros droides semelhantes.

Ao longo dos muitos anos de trabalho, C-3PO desenvolveu uma personalidade exigente e muito preocupada. Diferente do seu parceiro R2 D2, é um droide medroso, pessimista, metódico e atrapalhado, e está sempre criticando ou ironizando o amigo.

Apesar de reclamar constantemente e exclamar frases como: “Ó céus!” e “Estamos perdidos!”, o C-3PO é leal e prestativo em suas funções. Muito responsável e inteligente, sua capacidade sempre é muito importante para solucionar problemas.

Apesar das diferenças de personalidade entre C-3PO e R2 D2 muitas vezes dificultarem o trabalho em equipe, mesmo que um não concorde com as ideias e opiniões do outro, eles estão sempre juntos.

c-3po

Como lidar: O pessimismo e o medo não são ruins, eles te fazem pensar mais em possíveis problemas e soluções. O que não pode acontecer, é deixar que esses sentimentos te impeçam de fazer seu trabalho e desmotivem a equipe.

Como já falamos aqui, saber lidar com as diferenças e fazer com que elas se complementem é muito importante para a empresa e para as pessoas.

Stormtroopers:

Soldados de elite do Império Galático e fanaticamente leais, os Stormtrooper usam uma imponente armadura branca, capaz de se adaptar e permitir que eles  sobrevivam em praticamente qualquer ambiente. Além disso, cada tropa de soldados é treinada para ser especializada em um ambiente.

Os Stormtrooper  são muito bem preparados, organizados e obedientes, seguem as metas traçadas com muito foco. Eles reforçam o poder do império sobre a galáxia.

Stormtroopers

Como lidar: Organização é fundamental para que todos os processos funcionem bem em uma empresa. A obediência é uma característica muito valorizada pelos líderes, mas cuidado para não ser submisso demais e nem puxa-saco.

Ewoks:

Semelhantes a pequenos ursos de pelúcia, os Ewoks são bípedes sensíveis nativos da lua de Endor, primitivos e tem uma organização tribal.

Muito curiosos, os Ewoks são extremamente hábeis quando o assunto é sobrevivência na floresta ou construção de tecnologia primitiva, mas eles ainda tem muito que progredir além da tecnologia do nível da pedra. Apesar disso, eles são aprendizes rápidos, e quando expostos a tecnologia avançada com processos e conceitos mecânicos simples não encontram dificuldade.

Por serem muito ágeis, engajados, se camuflarem com facilidade e trabalharem sempre em equipe, os Ewoks são ótimos guerreiros e ajudam muito seus amigos.

eowks

Como lidar: Não é difícil lidar com pessoas engajadas, que sabem trabalhar em grupo e tem facilidade para aprender. Aproveite ao máximo essas capacidades. Só tome cuidado para não ficar muito preso a sua “tribo” e se fechar para novas ideias.

Conseguiu identificar algumas dessas características em você e seus colegas? Viu quanta coisa Star Wars tem a ver com a sua empresa? Conhecendo bem a personalidade das pessoas é bem mais fácil lidar com elas.

Agora que você sabe mais sobre os tipos de pessoas que podem estar presentes em seu ambiente de trabalho, não se esqueça que “Um Jedi usa a Força para o conhecimento e defesa, nunca para o ataque.”. E não deixe de compartilhar sua opinião com a gente, através dos comentários.

Por Talita Maria