Social Business: conheça o conceito que vai mudar a comunicação da sua empresa

Fingir que a tecnologia não está aí ou que é apenas prejudicial à produtividade dos funcionários não contribui para que sua empresa ganhe diferencial competitivo, mas saber como usar essa tecnologia a seu favor sim, especialmente em um contexto que sempre está carente de recursos e inovações: a comunicação empresarial.

Os funcionários da sua empresa trabalham com pessoas e para pessoas, o que exige que se disponibilize formas de interação que aliviem a tensão do dia a dia e possam contribuir para a produtividade da equipe.

É neste contexto que entra o Social Business, um conceito que vai mudar a comunicação da sua empresa. Quer saber mais? Continue lendo!

O que é Social Business?

Trabalhamos compartilhando informações o tempo todo, seja por e-mail, telefone, chat ou em uma conversa pessoal. Também estamos o tempo todo conectados a diversos dispositivos tecnológicos, como computador, smartphone, tablet, aplicativos na nuvem e muitos outros.

E por que não juntar o útil ao agradável para gerar mais conhecimento dentro da empresa?

Essa é a base do Social Business, a utilização de ferramentas tecnológicas para produzir e compartilhar conhecimento de maneira colaborativa, ou seja, chega de informações prontas e disparadas para os demais, o conhecimento é construído por todos.

A participação das pessoas que formam a empresa é indispensável, por isso o Social Business conecta todas elas em uma rede de interações que visa eliminar barreiras e promover um ambiente mais aberto e propício ao diálogo.

Quais são os benefícios que o Social Business traz para a comunicação da sua empresa?

Estamos falando de interação em tempo real, de qualidade nas relações e na comunicação da sua empresa, por isso, os benefícios são diversos.

Quando se tem uma comunicação fluida, natural e objetiva, as pessoas se sentem mais motivadas a participar e compartilhar o seu conhecimento com as demais, criando uma cadeia de valor inesgotável para a empresa. A sinergia no ambiente de trabalho passa a ser a regra, e as equipes trabalham com mais afinco para atingir os objetivos da empresa.

A integração que ocorre entre os diversos setores e profissionais que compõem a empresa através do Social Business e da comunicação da sua empresa permite que se tenha pessoas mais qualificadas para assumir posições de liderança.

Assim como um ambiente de aprendizagem colaborativa, onde um funcionário ensina aos outros proativamente, sem a necessidade de treinamentos caros e ausência de pessoas nos setores. Veja que a comunicação da sua empresa funciona como mola propulsora para muitos outros benefícios no ambiente de trabalho.

O envolvimento das pessoas com as iniciativas de comunicação da sua empresa também se torna mais fortalecido, pois os funcionários conseguem perceber o valor das ações, coisa que não se consegue tão facilmente sem a ajuda de recursos como o Social Business.

Os comunicados internos passam a ser lidos com mais cuidado, eventos começam a ter mais adesão e você vê o comprometimento de cada um com a empresa.

Como as pessoas estão familiarizadas com ferramentas de Social Business, como redes sociais, blogs, intranet, chats, entre outros, elas se sentem impelidas a utilizar esses recursos com mais frequência, reduzindo as ligações telefônicas e as ausências para visitar outro setor.

Toda a comunicação da sua empresa é otimizada e as pessoas se sentem importantes, valorizadas, contribuindo para um ambiente mais colaborativo e engajado.

Quais são as bases do Social Business?

Existem quatro pilares a serem construídos para que uma empresa utilize o Social Business com excelência e possa manter uma comunicação mais eficiente:

Funcionários conectados: todos os funcionários têm acesso a recursos de comunicação da sua empresa, como aplicativos para troca de mensagens, acesso a blogs, sites, redes sociais, dentre outros.

Interação social: as pessoas conversam com frequência e são estimuladas a fazer isso através dos recursos disponibilizados pela empresa.

Presença na rede: os funcionários não utilizam somente redes internas, mas também participam de redes sociais abertas, como Linkedin, Facebook, Twitter, etc.

Inteligência: essas interações são monitoradas em tempo real para aprimorar a comunicação da sua empresa e realimentar todo o conceito de Social Business aplicado.

Você acredita que o Social Business pode, de fato, mudar a comunicação da sua empresa? Você já teve alguma experiência desse tipo? Conte para a gente através dos comentários!

Por Talita Maria