7 sinais que a comunicação da sua empresa tem falhas

Uma empresa é formada por pessoas, essas pessoas são completamente diferentes umas das outras. Cada uma é de um nível social, financeiro e intelectual, e possui seus valores e ideais.  Essa pluralidade faz do dia-a-dia na empresa, um grande desafio.

Lidar com essas diferenças todos os dias no ambiente de trabalho, é um fator de risco para a comunicação, que fica sujeita a muitos ruídos. Na hora de resolver um problema, por exemplo, cada pessoa tem seu ponto de vista, sua experiência e chegar a um consenso não é fácil.

Além disso, a rotina de uma empresa, não importa a área de atuação, é quase sempre muito acelerada. Tem informação entrando, saindo e circulando o tempo todo. As metas, os compromissos e as demandas precisam estar bem alinhadas e a equipe muito integrada, para que tudo saia conforme o combinado.

Quando a empresa é de porte maior, tem um número alto de funcionários, e filiais, o desafio é maior ainda. Além do cenário que é comum a todas as organizações, ainda existe a distância geográfica, os níveis hierárquicos e o volume de informações é muito maior.

A comunicação da sua empresa tem falhas?

Muitos gestores afirmam que a comunicação em suas empresas é eficiente, tanto a interna e externa. Alguns acreditam que não precisam investir mais nesse setor, outros nem consideram a comunicação como parte da empresa, ela é vista como um processo natural.

Porém, 60% dos problemas das empresas são causados por falhas na comunicação. O que acontece, é que na maioria das vezes os gestores e líderes não conseguem perceber a verdadeira causa dos problemas e perdem muito tempo tentando resolvê-los.

Quando a comunicação de uma empresa tem falhas, fica difícil manter um ambiente sinérgico e colaborativo, as pessoas ficam retraídas e preocupam-se apenas com seus afazeres, sem olhar para o colega ao lado ou tomar atitudes proativas para melhorar o ambiente de trabalho. Consequentemente, a produtividade e os resultados caem.

Preparamos o post de hoje para te ajudar a analisar a situação da sua empresa, identificar os problemas de comunicação que podem estar atrapalhando o rendimento da sua organização e tomar atitudes preventivas e corretivas. Descubra quais são os 7 sinais que a comunicação da sua empresa tem falhas, continue acompanhando.

7 sinais que a comunicação da sua empresa tem falhas

Clima pesado

O clima organizacional é o que mantém as pessoas motivadas para irem ao trabalho todos os dias. Ninguém gosta de chegar em uma empresa onde as pessoas estão constantemente de cara fechada, não cumprimentam ou sequer tomam um café juntas.

Se você perceber que as pessoas da sua equipe andam caladas demais, evitam conversar umas com as outras ou não olham nos olhos das outras, fique alerta. Talvez algo esteja errado na comunicação.

Você não dá nem recebe feedback

O feedback é diferente da avaliação de desempenho, mas muitas pessoas ainda confundem as duas situações. O feedback pode ser dado a qualquer momento, quando você comete uma falha ou quando obtém um êxito. É algo natural e construtivo.

A avaliação de desempenho ocorre dentro de quatro paredes, onde você relata os pontos fortes e fracos dos seus liderados e vocês constroem juntos um plano de melhoria.

Sanada a dúvida em relação ao feedback, se você nota que a sua equipe nunca dá feedbacks para você ou ainda uns para os outros, talvez seja hora de intervir e criar um momento para que isso aconteça.

O feedback é importante para que as pessoas não fiquem remoendo situações negativas e possam resolver suas diferenças no exato momento em que algo acontece, evitando assim os famosos conflitos.

Retrabalho constante

Como todo mundo sabe, “tempo é dinheiro”, principalmente em períodos de crise. Quando é necessário realizar a mesma tarefa várias vezes, é porque algo está errado. Pode ser que o colaborador esteja com dificuldades para administrar o seu tempo, tenha recebido orientações incompletas ou a demanda está mal dividida entre a equipe.  É preciso avaliar as possíveis causas desse retrabalho e agir.

Conflitos

Os conflitos são constantes na sua empresa? As pessoas não conseguem conversar sem entrar em um embate pessoal? Alguém sempre sai chateado e passa dias sem falar com os demais? Pois isto é um problemão de comunicação, e deve ser resolvido o mais rápido possível.

O profissionalismo deve ser mantido e as ideias devem ser debatidas saudavelmente, portanto, invista em momentos de resolução de conflitos para que sua equipe mantenha o bom relacionamento.

Boatos

A famosa rádio peão é um dos primeiros sinais de que a comunicação não anda bem na sua empresa. Quando as pessoas são bem informadas, não precisam levar e trazer informações na calada da tarde, elas podem discutir abertamente. Se isto não ocorre, cuide para que passe a ocorrer e desmistifique qualquer invenção que possa estar sendo disseminada pelos corredores.

Promover treinamentos e capacitações para os funcionários é uma das melhores formas de melhorar a saúde da comunicação nas empresas, e faz parte do papel do comunicador interno identificar as necessidades e ir em busca de soluções que gerem valor para as pessoas, que as transformem e as tornem bons comunicadores, uma vez que a comunicação interna não é feita por uma única pessoa, é feita por todos.

Resistência a mudanças

Quando os líderes falam em implementar novas soluções ou processos, os colaboradores entram em pânico. Isso acontece porque se no dia-a-dia, eles estão com dificuldades para desenvolver suas atividades e tarefas, quanto mais informação nova receberem, pior para o rendimento.

Se existem problemas na comunicação, lidar com o novo é assustador.

Omissão de informações

Tem alguém na sua equipe que retém as informações para se sentir mais importante que os demais? Isso pode ser sinal de insegurança ou ainda de boicote às atividades dos colegas, mas pode também ser falta de comunicação.

Converse com a pessoa em questão e mostre que todos são importantes para o processo e que, se a comunicação não é compartilhada, todos podem sofrer as consequências.

Existem muitos outros sinais de que a comunicação da sua empresa tem falhas e cabe a você, como líder, identificar estes sinais e agir imediatamente para que qualquer equívoco seja solucionado, afinal, uma comunicação deficiente impacta diretamente na produtividade da sua equipe e no relacionamento interpessoal, tão necessário para que a condução dos negócios seja levada de maneira mais leve e profissional.

Já imaginou a sua empresa com 60% a menos de problemas? Não fique só imaginando, coloque nossas dicas em práticas, analise a situação da sua empresa e comece a agir. Invista e valorize a comunicação interna e acompanhe os resultados.

Se você precisar de ajuda para identificar as falhas da comunicação na sua empresa, converse com a nossa especialista em comunicação: natalia.mais.im .

Tem alguma dúvida ou sugestão? Não deixe de compartilhar com a gente através dos comentários.

Por Talita Maria

banner-consultoria-azul