3 segredos para otimizar o atendimento online do RH da sua empresa

Uma comunicação interna eficiente é um dos grandes desafios a serem superados pelas empresas. A diversidade que reina entre os funcionários deve ser aproveitada para desenvolver formas mais objetivas e estruturadas de comunicação que atendam a todos os públicos da organização, o que não é uma tarefa fácil, mas possível.

Uma das formas de melhorar a comunicação interna das empresas é otimizar o atendimento online do RH, que é o principal gerador de mensagens para os funcionários. Ao criar mecanismos mais ágeis e eficazes de relacionamento com as pessoas, o RH potencializa os resultados de uma comunicação fluida e a empresa ganha em produtividade e comprometimento.

Refletir a cultura da empresa

Uma empresa que aposta em meios de comunicação com os seus funcionários através de ferramentas online deve ter sua cultura refletida nestes recursos. Muitas vezes a inovação não é bem vista pelos funcionários porque não faz parte do seu dia a dia, e a empresa pode sofrer ao tentar quebrar essa linha de conduta de uma hora para outra.

Proporcionar um tempo de adaptação para que os funcionários possam internalizar as mudanças provocadas por um atendimento online do RH é o primeiro passo para a aceitação. Em um segundo momento, reforçar os benefícios desse tipo de relacionamento através dos canais de comunicação interna auxilia na adoção dos novos mecanismos de atendimento online por parte dos funcionários e faz com que eles se tornem parte da cultura da empresa.

Utilizar os recursos adequados para ter maior interatividade entre as equipes

Fazer uma pesquisa interna para saber qual a melhor ferramenta de comunicação entre o RH e os funcionários é um bom ponto de partida para otimizar o atendimento online. Muitas pessoas preferem o e-mail, para manter o registro de todas as interações, enquanto outras preferem a agilidade de um chat corporativo, que proporciona rapidez na solução de questões rápidas e urgentes.

Diversificar os canais de atendimento online do RH dá aos funcionários a tranquilidade para utilizarem aquele com o qual se sentem mais à vontade, estimulando a participação e a interação tão necessária para que o RH possa suprir todas as necessidades da organização.

Portais de serviços e autoatendimento

Dar aos funcionários a autonomia para solicitar alguns serviços do RH facilita o dia a dia do setor, otimizando tempo e reduzindo trabalhos desnecessários. Emissão de holerites, consultas a dados cadastrais, visualização do cartão ponto, solicitação de benefícios e férias são alguns dos serviços que podem ser feitos através de portais corporativos sem a necessidade de uma consulta direta ao RH da empresa.

Além de tirar uma carga enorme de trabalho do RH, esse tipo de solução gera satisfação entre os funcionários porque eles não precisam esperar por algo tão simples. Basta acessar um terminal com internet e pronto, seus problemas acabam em segundos. No final, o RH é elogiado pelo trabalho e o atendimento online passa a ser visto como um dos maiores benefícios que a empresa oferece aos seus funcionários.

Otimizar o atendimento online do RH da sua empresa é uma questão de escolha de ferramentas que atendam às necessidades dos seus funcionários e gerem credibilidade e confiança para serem utilizadas por todos, criando uma cultura de comunicação em todos os níveis.

Você ainda tem alguma dúvida? Escreva para nós através dos comentários e continue de olho no nosso blog!