Como tornar a sua rotina mais produtiva na empresa

Produtividade é uma questão de hábito. Quanto mais a pessoa o cultiva, melhor é o resultado final. No entanto, existem ferramentas e estratégias que ajudam a tornar a rotina corporativa muito mais produtiva e facilitam a prática deste hábito tão benéfico. Neste post vamos dar algumas dicas sobre como tornar a rotina da sua empresa mais produtiva, confira:

Estabelecer metas:

Para evitar distrações e ter uma rotina mais produtiva na empresa é preciso ter foco e metas estabelecidas. O primeiro passo é, antes mesmo de o mês começar, já pensar o que você quer realizar e, também, o que sua equipe deve fazer nas próximas quatro semanas. Estabeleça objetivos macro como, por exemplo, concluir o planejamento anual da sua área. Metas semanais também são importantes, afinal, são elas que vão direcionar as tarefas diárias.

Eleja um dia como domingo à noite ou segunda logo pela manhã para estabelecer o que você deseja alcançar naquela semana. A partir daí, distribua as tarefas diárias e revise-as dia após dia para ver o que foi concluído e o que atrasou. Quem sabe onde quer chegar corre menos risco de se perder no caminho.

Ter objetividade:

Uma rotina mais produtiva está diretamente relacionado a decisões objetivas e também a poder contar com os funcionários que estejam desempenhando uma função que seja adequada a eles. Para aumentar a produtividade da equipe e, também, a individual, é preciso investir em capacitação e orientação para adequar as habilidades do time e as pessoais ao cenário de atuação e à cultura da empresa em que se trabalha.

Apostar em um chat exclusivos:

Usar um sistema de comunicação integrado no dia a dia da empresa ajuda a tornar a rotina bem mais produtiva. Afinal, dá pra fazer tudo em um só lugar: divulgar comunicados e status de projetos, além de se comunicar com gestor e colegas de equipe. Outra vantagem do chat de comunicação exclusivo é evitar distrações, afinal ao ingressar na ferramenta é possível focar apenas nas tarefas corporativas, eliminando distrações como redes sociais e comunicadores de fora da empresa, como Google Talk e MSN.

Otimizar o tempo:

Que reuniões são necessárias todo mundo sabe. A questão é que um dos vilões da produtividade dentro de uma empresa é o excesso de encontros. Muitas vezes a objetividade passa longe e o assunto a ser discutido poderia ser facilmente resolvido com um e-mail. Melhore sua produtividade e a de sua equipe convocando reuniões presenciais apenas quando for absolutamente necessário. Caso contrário, aposte em reuniões virtuais, por meio dos chats ou, até mesmo, por um simples e-mail. Valorize o tempo de todos.

Produtividade é uma questão de hábito e de saber usar as ferramentas certas. Ter metas definidas e investir em um sistema integrado de comunicação são as chaves para um dia a dia corporativo mais produtivo. Analise sua rotina, veja os pontos em que ela pode melhorar e não perca mais tempo. Quando você melhora sua produtividade, tudo flui melhor! Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, deixe o seu comentário!