Rede social corporativa: Faz sentido para minha empresa?

A comunicação interna é capaz de transformar o clima organizacional de uma empresa. Além disso, quando as estratégias aplicadas são eficazes, é possível motivar os funcionários para atingir os objetivos desejados. Por isso, este é um setor estratégico nas organizações.

Entre as ferramentas utilizadas na comunicação interna, uma tem ganhado cada vez mais espaço: as redes sociais corporativas.

As redes sociais são febre! Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram… Conhecer alguém que não está em pelo menos uma das tantas plataformas de relacionamento na web é praticamente impossível.

A interação entre as pessoas mudou com o advento das redes, agora tudo é mais rápido e compartilhado com facilidade. Mesmo longe, é possível estar sempre próximo.

Com base neste cenário de sucesso foram desenvolvidas as redes sociais corporativas, plataformas online que unem pessoas com um interesse em comum: a sua empresa!Nela estão envolvidos colaboradores, clientes, parceiros e até mesmo fornecedores, conforme estratégia de sua empresa.

Mas não é apenas por ser o hit do momento que esta ferramenta merece a sua atenção.

Em um cenário onde a colaboração é cada vez mais valorizada, ter uma rede social corporativa rende bons frutos à sua empresa.

Contudo, é necessário ter uma estratégia com objetivos bem definidos e moderadores bem instruídos para que o canal não seja banalizado. Continue acompanhando o nosso artigo, para conhecer melhor essa ferramenta.

Como a ferramenta pode contribuir para as suas estratégias de comunicação interna

Além de aproximar os funcionários e fomentar a colaboração deles com ideias, a rede social corporativa é um canal para medir o clima organizacional mais facilmente, uma vez que é possível centralizar as críticas e sugestões de todos os profissionais da empresa.

Apesar de muitas vezes serem vistas com maus olhos, as redes sociais corporativas podem gerar grandes benefícios para as empresas. O meio é um excelente local para dispor informações estratégicas para todo o time de uma só vez e reduzir tempo com ligações e deslocamento para contato.

É possível também aumentar a produtividade, o entrosamento dos funcionários e incentivar a colaboração entre eles.

Vantagens da rede social corporativa

A plataforma possibilita inúmeros recursos como: criar, gerenciar e otimizar processos, projetos, fluxos de trabalho e ideias; desenvolver comunidades para discussão com níveis de permissão; e a construção de um ambiente de aprendizado integrado ao e-learning, por exemplo.

Uma das grandes vantagens da implantação de uma rede social corporativa é a possibilidade de facilitar a comunicação com o público. Isso porque eles terão acesso às informações de forma mais fácil e rápida, uma vez que a comunicação acontece em tempo real.

Com estas ferramentas, as vantagens são inúmeras!

Disponibilidade de informações

A ferramenta permite o armazenamento de informações diversas, inseridas por setores e profissionais distintos, conforme nível hierárquico definido.

Envolvimento com clientes, parceiros e fornecedores

Quando o cliente também está na rede social corporativa, outro grande benefício é que a empresa estará se aproximando dele.

Além disso, será possível ouvir a sua opinião, entender as suas expectativas e monitorar o seu comportamento para utilizar posteriormente em outras estratégias e até mesmo na venda de produtos e serviços.

Inovação colaborativa

Além de promover a integração dos colaboradores, é possível fomentar a colaboração para otimização dos processos atuais, novos produtos, serviços, além de avaliar o nível de satisfação dos funcionários com a cultura e o clima da empresa.

Precauções

Para que a rede social corporativa não se torne uma distração para os funcionários e perca o foco principal, é preciso tomar alguns cuidados.

Criar uma política de uso e conscientizar os funcionários quanto ao uso da mesma são ações essenciais e que podem prevenir transtornos futuros.

Mas, antes disso, é preciso convencer diretores e funcionários a utilizarem a nova ferramenta para que ela não fique encostada e caia no esquecimento.

Uma opção é fazer um projeto-piloto com a diretoria antes de abrir a rede social para os demais funcionários. A sensação deles de “será que vai dar certo?” com certeza será menor.

É importante que os gestores da empresa utilizem a ferramenta para estimular os colaboradores a aderirem ao novo projeto.

Aproveitando a rede social interna ao máximo

Para fazer sentido manter uma plataforma de relacionamento interno, é necessário que ela traga resultados.

Isto significa que não adianta ter uma excelente ferramenta sem definir estratégias, objetivos e ter profissionais qualificados para geri-la.

Com algumas dicas simples é possível ter melhorias consideráveis no relacionamento entre os públicos envolvidos e ambiente de trabalho propiciando o aumento da produtividade:

  • Opte por uma plataforma simples, porém completa;
  • Utilize-a como uma biblioteca corporativa, reunindo informações estratégicas para agregar o conhecimento dos funcionários sobre a empresa, metas, reforçar valores e transmitir conhecimento válido para o crescimento destes profissionais;
  • Mantenha os perfis dos usuários cadastrados sempre atualizado, instigando o envolvimento e a integração entre eles.

Redes sociais corporativas X Softwares de comunicação

Algumas empresas já utilizam softwares para comunicação com mensagens instantâneas, que permitem que os usuários conversem em um bate-papo, mas isso não impede que as redes sociais corporativas sejam implantadas.

As redes sociais permitem uma comunicação ampla, já que elas estimulam a interação entre os usuários. É possível compartilhar com os seus colegas um vídeo interessante relacionado ao trabalho ou, então, um artigo sobre como ser mais produtivo, por exemplo.

Já os softwares, podem — e devem! — ser utilizados quando for preciso tratar sobre uma demanda com uma pessoa específica. É melhor usá-los também quando o assunto for sigiloso ou não precisar ser divulgado para os demais.

Desta forma, podemos perceber que estas duas ferramentas podem ser utilizadas em conjunto nas empresas, uma complementando a outra.

E então, qual a sua opinião sobre a rede social corporativa? Você já trabalha com elas na sua empresa? Compartilhe sua opinião e suas dúvidas com a gente através dos comentários.