4 razões para você parar de procrastinar

Fazer ou não fazer? Eis a questão. Antes isso fosse realmente um dilema para algumas pessoas. Para grande parte delas, é sempre melhor deixar as tarefas, os compromissos ou os problemas pessoais para serem resolvidos depois, em vez de agir para se manter em dia com a agenda. Acontece que, infelizmente, o vício da procrastinação atinge um número cada vez maior de indivíduos e, embora não seja tratado com seriedade, pode levar até mesmo à depressão.

Sim, estamos falando de um hábito extremamente nocivo, que afeta a vida de uma pessoa no campo profissional e pessoal. Na maioria dos casos, o ciclo apenas se intensifica e se retroalimenta com o tempo, o que pode levar o indivíduo a acreditar ser incapaz ou ineficiente. Nesse post, pretendemos listar algumas das principais razões para você assoprar a poeira da sua velha agenda, arregaçar as mangas e cortar agora mesmo esse problemático hábito! Continue acompanhando!

Evitar a bola de neve

Normalmente as pessoas deixam as tarefas enfadonhas ou não prioritárias para depois, pensando que isso irá, de certa forma, ajudá-las a se organizar melhor. O problema é que a nossa vida pessoal ou profissional é imprevisível, e a qualquer momento podem surgir novas obrigações urgentes. Com o tempo, o acúmulo de tarefas se tornará insustentável, e o indivíduo não saberá mais por onde começar e de que forma se livrar das suas pendências, o que nos leva para o próximo tópico.

Não dar brechas para a depressão

O sentimento de incapacidade e de culpa surge quando a pessoa já não sabe mais como resolver os seus problemas, e quadros de depressão normalmente são apresentados quando uma pessoa costuma procrastinar cronicamente, o que dificulta ainda mais a execução de tarefas. A verdade é que a pessoa entra em um ciclo vicioso, alimentando sentimentos ruins e complicando de vez a sua vida em todos os aspectos. O primeiro passo para resolver o problema é resistir e começar a resolver cada problema um a um.

Se livrar da estagnação

Um dos grandes entraves da procrastinação é que um problema normalmente leva ao outro. Fazer uma tarefa pode ser uma etapa determinante para dar um próximo passo na vida. Por isso, as pessoas que costumam procrastinar ficam também estagnadas. Resolver seus compromissos é uma forma de garantir a mobilidade para seguir adiante com algum projeto pessoal ou profissional, sem se preocupar com quaisquer obrigações previas necessárias para o seu desenvolvimento.

Ter uma mente saudável

Por fim, não é apenas a depressão que pode ser ocasionada por conta da procrastinação. Muitos especialistas afirmam que o problema pode gerar, ainda, um quadro crônico de medo e ansiedade, já que a pessoa está constantemente preocupada com os seus afazeres. Ter a mente no lugar é muito importante para que você lide da melhor forma possível com os seus problemas e aproveite todas as suas oportunidades. Parar de procrastinar certamente te proporcionará esse tipo de alívio e de tranquilidade.

Pronto para deixar esse velho hábito de lado? Você também tem alguma dica sobre como parar de procrastinar e dar um empurrão na vida? Compartilhe através do espaço de comentários!