Como controlar a raiva em situações estressantes no trabalho?

Saber controlar a raiva no trabalho é essencial. Afinal, é comum vivermos situações estressantes ou ficarmos chateados com um colega de trabalho ou com alguma situação que fugiu do nosso controle. No calor do momento pode ser difícil se controlar, mas é preciso ter calma e sabedoria para não fazer nada que possa te prejudicar ou que você possa se arrepender depois.

Quer saber como controlar a raiva em situações estressantes no trabalho? Acompanhe o nosso texto e fique atento às nossas dicas!

Controle a sua respiração

Para se acalmar, comece com a respiração. Para isso, respire em cinco tempos: conte até cinco para inspirar e, depois, até cinco para expirar. Isso fará com que você se tranquilize e esfrie a cabeça para agir da melhor forma.

Libere as suas emoções

Guardar o que você sente pode não ser uma boa ideia. Porém, também não é aconselhável sair falando tudo o que se pensa com a cabeça quente, não é mesmo? Para lidar com essa situação, escreva em um papel tudo o que você está pensando e sentindo sobre aquela situação. Assim você conseguirá colocar tudo para fora, sem magoar ou destratar ninguém.

Pense antes de falar

Imagine se na hora da raiva você acaba ofendendo o seu chefe ou peça demissão sem pensar? Isso não será nenhum pouco bom, não é mesmo? Por isso, é aconselhável pensar antes de falar. Se for possível, deixe para se manifestar depois que você estiver mais calmo e o calor do momento já tiver passado. Desta forma, você não correrá o risco de ser grosso com alguém ou de falar coisas que não deveria. Caso você tenha que se manifestar na hora, pondere as suas considerações.

Controlar a raiva antes de agir é fundamental

Certamente pensar nas soluções e executá-las enquanto se está nervoso não é uma boa ideia. Depois de se tranquilizar, pense com calma no ocorrido. Considere tudo o que aconteceu e o que pode ser feito. Analise bem as opções para fazer a melhor escolha e, aí sim, agir.

Converse com alguém confiável

Fale com outras pessoas sobre a situação. Assim você terá opiniões neutras sobre o ocorrido. Quando as pessoas não estão diretamente envolvidas, elas conseguem ter uma visão menos tendenciosa do que aconteceu e serem mais sensatas.

Descubra o que te deixa com raiva

Muitas vezes, é possível controlar a raiva antes mesmo de ela se manifestar. Para isso, é preciso fazer um mapeamento das situações que te deixam com raiva e descobrir qual é o fator que desencadeia esse sentimento. Assim, você pode aprender a lidar melhor com as situações que te deixam com raiva.

Um profissional que não sabe controlar a raiva pode ser visto por seus superiores e pelos colegas como uma pessoa imatura. Diante disso, é tão importante saber lidar com as emoções e não deixar que elas sobressaiam. Em um momento de raiva, lembre-se principalmente de controlar a respiração para fazer com que ela passe e aí sim, pensar no que poderá ser feito.

Você tem alguma outra dica sobre como controlar a raiva em situações estressantes no trabalho? Conte para a gente através dos comentários!