A rádio peão faz parte da rotina da sua empresa?

“Quem conta um conto, aumenta um ponto”, diz o famoso ditado. A máxima é mais do que verdadeira quando o assunto é fofoca nas empresas e é ai que surge a rádio peão.

Um simples comentário maldoso e, nem sempre verdadeiro, entre funcionários pode ser repassado por outro membro da equipe e, a partir daí, se disseminar pela organização em um processo conhecido como rádio peão. O resultado é motivação abalada, baixa produtividade e insegurança entre os colaboradores.

Se a sua empresa tem vários canais de comunicação, investe em treinamentos e campanhas para os colaboradores, mas a rádio peão ainda é o principal e mais forte canal de comunicação entre os funcionários, alguma coisa está errada. E você precisa agir.

Para lidar com este problema e com suas consequências, apostar na transparência e na clareza é fundamental. Veja algumas dicas para evitar que sua empresa seja vítima da rádio peão!

Faça reuniões periódicas

A melhor arma para uma empresa lidar com a rádio peão é ter uma comunicação interna clara e transparente. Uma das formas de fazer isso é realizando reuniões periódicas com as equipes.

Use estes momentos não só para discutir assuntos pontuais em relação a projetos, mas, também, para falar sobre a empresa. Independentemente da frequência (que pode ser semanal, mensal ou, pelo menos, trimestral), é importante oferecer a oportunidade de os colaboradores tirarem suas dúvidas em relação a todos os assuntos nestes encontros.

Uma forma interessante de oferecer esta possibilidade sem comprometer a agilidade necessária para uma reunião é criando um processo em que os funcionários possam enviar suas questões por e-mail ou por meio de um comunicador interno.

Esta medida é interessante porque você já pode se preparar com antecedência para esclarecer qualquer possível boato ou informação equivocada.

Aposte no uso de um comunicador interno

A maioria dos sistemas e softwares que você usa para tratar os assuntos da sua empresa foi desenvolvida exclusivamente para o ambiente corporativo, não é mesmo? Então por que com a comunicação interna seria diferente?

Para lidar com as informações da sua empresa e garantir a integração dos seus colaboradores, é fundamental adotar um comunicador interno, desenvolvimento exclusivamente para empresas.

Além de ser útil para os colaboradores poderem enviar perguntas para serem discutidas em reuniões, o comunicador interno pode ser um aliado poderoso da sua empresa para lidar com a rádio peão.

A ferramenta centraliza com os administradores do sistema o cadastro e a gestão de usuários, possibilitando a definição de permissões especiais para cada contato e também para os relacionamentos externos e internos de cada funcionário.

Outro recurso que pode ser bastante útil para acabar com a rádio peão é o acesso ao histórico de conversação e transferência de arquivos, o que evita a propagação de informações falsas.

Você pode usar, ainda, um comunicador interno para melhorar a produtividade e garantir a comunicação transparente entre os funcionários publicando, por exemplo, todos os comunicados em um mural eletrônico.

Assim, a mesma informação estará disponível para todos em um só lugar, evitando ruídos entre a equipe e, mais uma vez, evitando que se instale a rádio peão.

Não ignore os boatos

Quem já brincou de “telefone sem fio” sabe que conforme uma informação atinge mais pessoas, ela ganha mais um ponto. Quando um boato começa a circular pelos corredores da sua empresa, ele pode tomar proporções que você nem imagina.

Nunca considere um boato sem importância e acredite que ele será esquecido logo. Sempre é preciso agir.

119-o-poder-de-um-boato

Identificar a origem dos boatos é uma ótima forma de enfraquecer a rádio peão. Mas atenção, isso não quer dizer que você deve sair pelos corredores da empresa procurando “o fofoqueiro”.

Saber como e onde os boatos surgiram, ajuda a empresa a avaliar seu sistema de comunicação e implementar as melhorias necessárias.

Identificar de onde os boatos partem é uma força de fragilizar a rádio peão. Não falo aqui em encontrar culpados e começar uma caça às bruxas, pelo contrário. Encontrar como os boatos ou os ruídos surgiram permitirá que a organização reavalie seu sistema de comunicação interna e trabalhe os pontos considerados fracos.

Abuse do feedback

Mais uma vez o feedback é apontado aqui no blog, como solução para algum problema organizacional. Nós sempre batemos nessa tecla, porque dentro das empresas, o feedback é uma das ferramentas mais importante para a comunicação corporativa.

Além de contribuir para gestão de pessoas e desenvolvimento profissional dos colaboradores, ele permite aos profissionais conhecerem o que a organização espera deles através de um diálogo construtivo.

Assim como em todos os processos internos de uma empresa, para que a comunicação seja eficiente é muito importante que os colaboradores recebam feedback constantemente.

Quando os colaboradores sabem o que a empresa espera deles, estão bem informados sobre os acontecimentos da rotina da organização, a rádio peão perde a força e deixa de ser necessária.

Vale lembrar que é responsabilidade dos líderes, darem o feedback e por isso, é fundamental que eles saibam o momento certo. É preciso ter a capacidade de perceber quando a rádio peão estiver ganhando força entre a sua equipe e ter uma conversa franca e transparente com os colaboradores.

Eduque os colaboradores

Invista em materiais e treinamentos para seus colaboradores. Produza manuais e guias sobre a comunicação interna na empresa e realize encontros para que sejam discutidas as melhores práticas.

Se algum assunto está gerando dúvidas em vários colaboradores, produza um material para explicar melhor. Sempre realize pesquisas para entender se os materiais distribuídos estão sendo úteis e o formato é eficiente.

Identifique quem são os líderes e os traga para seu lado

Toda equipe tem seus líderes informais. Funcionários com grande influência dentro do time eles podem ajudar e muito sua empresa a acabar com a rádio peão.

Para isso, traga estes colaboradores para o seu lado, convidando-os a participar de reuniões e a opinar em assuntos corporativos em nome dos outros funcionários.

Assim, em vez de investir tempo em disseminar boatos, poderá exercer um papel importante divulgando entre os outros colaboradores assuntos positivos e que sejam realmente relevantes para o bom desempenho do time e da empresa.

Comunicação clara e transparente é a melhor arma para sua empresa acabar com a rádio peão. Comece já! Você também tem alguma dica sobre como evitar esse tipo de problema? Compartilhe através dos comentários!

A rádio peão já gerou problemas em sua empresa? Qual a solução que você encontrou? Siga as nossas dicas e comece a mudar a realidade da sua empresa. Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão sobre rádio peão, compartilhe com a gente através dos comentários.

Por Talita Maria