As 7 maiores qualidades de um grande líder

Assumir o papel de liderança e ter um posicionamento em destaque. Quem não almeja um cargo mais alto e busca se sobressair entre os demais? É importante lembrar que junto com o cargo mais alto e maiores remunerações, chegam também maiores responsabilidades. Liderar uma equipe não é tão simples e está longe de ser fácil. Para ser líder é necessário ter e desenvolver algumas habilidades e características. Veja alguns destes pontos abaixo:

Ser ético

Independentemente do trabalho que você faça, a ética cabe sempre em qualquer lugar. Mas quando se é responsável pelo próprio negócio ou por uma equipe, é bom manter esse nível ainda mais alto. Seu negócio e sua equipe são reflexos de você, das suas atitudes e dos seus comportamentos. Quanto mais honesto e ético você se mostrar, mais sua equipe terá esses princípios como base.

Saber delegar

Acreditar na sua equipe é fundamental para que o negócio cresça de forma organizada. Confie que todos estão ali por mérito e desempenho, e porque sabem desempenhar a tarefa a que foram designados. Se você os treinou, mais fácil será para confiar na equipe e delegar tarefas para que eles solucionem e desenvolvam a tarefa. Quanto mais você delegar, mais tempo terá para realizar as suas outras atividades.

Ter uma boa comunicação e investir nisso

Um grande líder precisa saber se comunicar, se fazer entender, pois precisará conversar com diferentes pessoas da equipe. Tem que ser capaz de expressar e explicar suas ideias e o que espera de cada tarefa a ser cumprida, para que todos da equipe busquem os melhores resultados e os mesmos objetivos. Use canais de comunicação para deixar a mensagem mais clara possível, deixe que o acesso a você seja fácil, desta forma a equipe terá confiança em trocar ideias e tirar dúvidas de melhores alternativas, resultando em melhor desempenho.

Inspirar confiança

Se tudo sair do controle, mantenha a calma. Grandes líderes sabem manter a calma e não mostram para a equipe que estão perdidos, ou que não sabem o que fazer. Isso geraria pânico, não é mesmo? Quanto mais calma e confiança de que irá encontrar a melhor solução para a situação, maiores as chances de que a equipe mantenha o foco no objetivo principal. Líderes precisam saber contornar imprevistos que possam parecer estar fora do controle.

Dar o exemplo

Líderes são exemplos a serem seguidos. Se você espera que sua equipe tenha comprometimento com o que faz, e apresente resultados através de um trabalho de qualidade, seja o exemplo. Faça com que eles vejam (e saibam) que o trabalho árduo também é executado por você, tanto quanto para eles. Sem dúvida isso servirá de motivação para que a equipe também se dedique a cada tarefa a ser cumprida.

Manter a palavra

Mantenha sua palavra e suas promessas, não mude as regras no meio do jogo. Desta forma você terá uma reputação de ser um líder justo, ganhando a confiança e respeito de todos. Além disso, saiba ser transparente quando algo não vai bem.

Ser criativo

Seja criativo em situações onde as decisões não estão tão óbvias, em momentos críticos e de muita pressão — em que a equipe fica aguardando uma solução sua. Ser líder significa usar a criatividade e pensar rápido em algumas possíveis soluções. Mas vale analisar cada possibilidade antes de tomar qualquer decisão, certo?

Liderar vai muito além de chefiar, ou gerenciar. Ser líder é fazer parte da equipe e, ao mesmo tempo motivá-la. É necessário saber construir relacionamentos e delegar funções e tarefas. É preciso ser acessível e, ao mesmo tempo, cobrar resultados. Não nascemos líderes, nos tornamos líderes, basta ter ou desenvolver as características que citamos acima.

Você possui perfil para líder? Conhece alguma outra qualidade que um líder deve ter? Compartilhe sua opinião conosco!