Prospecção de clientes: como gerar mais negócios através do seu site

Investir em marketing digital exige muita análise e dedicação. A prospecção de clientes através das estratégias online é possível, porém, é necessário garantir que todas as ações estejam alinhadas a esse objetivo. Ao contrário do que muitas empresas fazem, não basta apenas “estar na internet” e ter um site mal estruturado no ar: você precisa garantir que a experiência do usuário no seu website será positiva!

A experiência do usuário é a chave para a prospecção de clientes

Como dito anteriormente, o primeiro passo para prospectar novos clientes através do seu site é investir na experiência do usuário. Isso significa deixar o seu site cada vez mais intuitivo para que o possível cliente consiga passar por todo o caminho, desde o primeiro contato com o seu site até a conversão em venda sem problemas.

Para aprimorar esse quesito, construa os possíveis caminhos do usuário dentro do seu site; tente perceber as maiores dificuldades encontradas no processo e converse com seus programadores e designers sobre as mudanças necessárias para melhorar esse momento de compra.

A criação de conteúdo relevante para o seu site

Além da experiência do usuário, o conteúdo presente no site é fundamental para garantir a prospecção de clientes. Quanto mais informativo e objetivo, melhor!

É importante lembrar que os hábitos de consumo mudaram e que, graças a isso, as pesquisas na internet têm se tornado um dos maiores determinantes no momento da compra. Por isso, não deixe seu site jogado às traças: atualize sempre! Garanta que todo o conteúdo relevante para o usuário esteja presente na sua página.

Verifique também se os seus serviços e produtos possuem uma descrição bem completa. Nesses conteúdos, apresente os benefícios e diferenciais sobre o que a sua empresa oferece.

Outro tipo de conteúdo interessante dentro do site é a aba de depoimento de clientes. A opinião de quem já usou determinado produto ou serviço é fundamental para quem ainda está no processo de consideração de compra.

Invista em SEO

O investimento em SEO não pode ficar de fora quando o assunto é marketing digital. Faça uma pesquisa aprofundada das palavras-chave mais relevantes para o seu negócio e otimize o seu site com elas.

Lembre-se de verificar o título do seu site, a URL, a classe ALT das imagens e garantir que a descrição do site possua as palavras-chave mais interessantes.

Mas cuidado: nada de tentar técnicas denominadas “black hats”. Algumas pessoas tentam “passar a perna” nos mecanismos de busca, e acabam sendo punidas, tendo seu site não indexado nas páginas de pesquisa do Google, por exemplo.

Design responsivo é fundamental!

A cada ano que passa, o Google otimiza seus códigos para entregar os melhores resultados para os usuários. No início de 2015 a medida foi drástica: sites com design responsivo são os únicos indexados para pesquisas mobile (e possuem maior relevância em pesquisas feitas em desktop). Por isso, verifique a responsividade do seu site. Caso ele ainda não seja adaptado para esse modelo, atualize-o o mais rápido possível.

Os investimentos em marketing digital permitem que a empresa caminhe ao infinito e além! No entanto, é preciso se atentar sempre ao que é melhor para os seus possíveis clientes. Coloque-se no lugar deles e navegue pelo seu site. Procure a opinião daqueles que já compraram seu produto ou contrataram seu serviço — veja o que eles têm a dizer a seu respeito e busque sempre melhorar!

E se você ainda tem alguma dúvida não deixe de falar com a gente no espaço de comentários! Será um prazer respondê-lo!