4 dicas para se tornar um profissional mais conectado com a sua empresa

O final do ano é o momento perfeito para avaliar suas ações nos últimos 12 meses e traçar metas para o próximo ano. Em um mercado de trabalho competitivo, buscar o aperfeiçoamento constante e atualizar seus conhecimentos são atitudes fundamentais para o sucesso. Para fazer isso, é importante estar cada vez mais conectado e, assim, ficar por dentro de tudo o que acontece na companhia. Veja como se tornar um profissional mais conectado com a sua empresa no próximo ano!

Aposte na possibilidade de se envolver mais

Para ter seu trabalho valorizado, é preciso ser notado. E, mais do que tudo, participar ativamente dos acontecimentos da empresa. Conecte-se para se envolver mais no dia a dia da companhia. Assim, você sabe em tempo real de tudo o que está acontecendo na empresa: eventos, reuniões e até mesmo atividades de integração, como aniversariantes do mês, cafés da manhã e almoços comemorativos melhorando, assim, o seu relacionamento com os colegas de trabalho. Toda forma de contribuição é bem-vinda. Se mostre cada vez mais presente. Isso será valorizado pelos demais colaboradores e seus superiores!

Obtenha informações atualizadas sobre sua empresa e área de atuação

Para estar conectado com a sua empresa é preciso saber tudo o que acontece com ela e com o mercado em que está inserida. Leia os comunicados e publicações internas com atenção, confira jornais e revistas especializadas do setor e separe pelo menos uma hora do seu dia para navegar em sites relativos ao mercado da sua companhia para saber novidades e ficar informado sobre eventos e seminários que podem ser úteis para sua carreira e dos colaboradores. De posse destas informações, aproveite para compartilhá-las e discuti-las com outros membros da equipe. Quando você se conecta fica mais próximo dos outros colaboradores, o que estimula a interação, troca de ideias e integração do time.

Divulgue as ações de sua equipe

Não deixe de comunicar aos colaboradores as conquistas de sua equipe e informações relevantes para a empresa. Ficar mais conectado com o time que você faz parte, bem como os demais membros da sua companhia é fundamental, pois reduz as “comunicações extraoficiais” e a famosa rádio-peão, já que todas as informações passam a ser comunicadas por fontes seguras. Use a tecnologia a seu favor e promova a comunicação transparente, divulgando oportunidades, respondendo dúvidas em relação a eventos específicos e até mesmo enviando mensagens de incentivo. Além de minimizar os ruídos, você ganhará o respeito dos demais colaboradores.

Peça feedback sobre sua atuação na companhia

Muitas empresas tem um processo anual de avaliação de desempenho. Na ocasião, os colaboradores têm a oportunidade de receber feedback do seu gestor e, muitas vezes, dos próprios colegas, além de darem retorno sobre o nível hierárquico acima. Se este não for o caso da sua companhia, não deixe de aproveitar uma oportunidade de receber retorno sobre o seu trabalho. Faça uma análise das suas metas e responsabilidades em 2013 e prepare-se para mostrar como você atendeu – ou, ainda melhor, superou – as expectativas no ano que passou. Em seguida, discuta suas metas para o próximo ano – que devem incluir tarefas e objetivos ainda mais estratégicos – e como você pretende alcança-las.

Comece o ano mais conectado com sua equipe e surpreenda-se com os excelentes resultados que virão!