Profissional de RH: aprenda a convencer a diretoria a implementar ações de comunicação interna na empresa

Ter uma boa comunicação interna é essencial para todas as empresas, não importa o tamanho. Comunicar com os colaboradores é uma estratégia valiosa para alinhar sua equipe com os objetivos internos e fazê-los vestirem a camisa da empresa. Mas além de ser essencial, a comunicação interna também é um desafio, principalmente para o profissional de RH.

É comum o setor de RH encontrar muitos obstáculos na hora de implementar ações internas de comunicação e é sobre isso que vamos falar agora. Como aprovar uma iniciativa e colocá-la em prática? Como convencer a diretoria a apoiar a sua ideia? Separamos algumas dicas para ajudar você a responder estas perguntas e aumentar suas chances de ouvir um sim na hora de aprovar uma ação interna.

Mostre todos os benefícios de uma comunicação interna forte

O que vai motivar os gestores a aprovar uma ação interna de comunicação são os benefícios que esta ação pode trazer para a empresa. Então conte para eles tudo que uma ação bem planejada faz por uma empresa.

Para te ajudar nesta missão, nós listamos alguns argumentos que você pode usar sobre – e cabe dizer que eles não são apenas conversa para convencer a diretoria, mas são reais vantagens, portanto, não tema usá-los. Os benefícios de uma comunicação interna estruturada são:

  • Alinhamento da missão e do objetivo de toda equipe, deixando a empresa mais focada e forte;
  • Ajuda a construir uma ótima imagem da empresa;
  • Motivação dos funcionários a trabalharem de maneira mais integrada;
  • Deixa os funcionários sempre bem informados e prontos para repassarem corretamente qualquer informação importante da empresa para outras pessoas;
  • Criação de um laço com os colaboradores, fazendo-os se sentir mais seguros para falar sobre algo;
  • Diminuição dos ruídos de comunicação, evitando conflitos causados por interpretação errada de informação;
  • Integração da equipe, criando um relacionamento entre as pessoas e o que elas têm a dizer.

Depois de apontar todos os benefícios de uma boa comunicação interna, acrescente os benefícios específicos que a sua ação vai trazer para a empresa. Não se esqueça também de dar exemplos práticos destes benefícios, que podem ocorrer dentro do ambiente de trabalho.

Lembre-os que a “rádio peão” é um grande inimigo da empresa.

A rádio peão é uma expressão usada dentro das empresas para se referir aos boatos que acontecem internamente. Cabe ressaltar que este tipo de comunicação é totalmente perigosa e existe quando não há outra forma de comunicação dentro de uma empresa.

Conte isso para os diretores da sua empresa. Explique que, se não houver ações de comunicação, os boatos vão acontecer e podem enfraquecer os laços da sua equipe com a sua empresa. Se você tiver exemplos que já aconteceram dentro da empresa, use-os para embasar seus argumentos. Lembre-se que, quanto mais explicativo você for, mais chances você tem de convencê-los.

Capriche na apresentação

Montar uma boa apresentação é tão importante quanto apontar os benefícios de uma ação interna de comunicação. Então, capriche no conteúdo e no layout da sua apresentação. Para isso, coloque fotos dos próprios funcionários, seja o mais breve possível e dê muitos exemplos reais, da própria empresa, para contar como sua ação pode transformar o ambiente de trabalho para melhor.

Lembre-se também de nunca se esqueça de mensurar os resultados, caso sua ação seja aprovada. Afinal, é mostrando os resultados que você conquistará ainda mais a confiança da diretoria, mostrando como valeu a pena investir nas ações propostas por você para melhorias na comunicação interna.

Qual dessas dicas você considera a mais importante para garantir um sim da diretoria sobre as suas ideias para a comunicação interna?