Produtividade: como fazer mais em menos tempo?

Você acha que às 24h do dia não são suficientes para fazer tudo que precisa? Está sempre com trabalho atrasado e não tem tempo nem para tomar um cafezinho durante o expediente? Quando você sai do trabalho, sua única programação é dormir? Pois saiba que, infelizmente, você não está sozinho. Essa é a realidade da maioria das pessoas.

Isso acontece por vários motivos, mas principalmente porque dedicamos muito tempo a coisas inúteis e no desenvolvimento de tarefas que não são urgentes naquele momento. Para reverter esse quadro e aumentar a sua produtividade, são necessárias algumas mudanças na rotina, organização e dedicação.

A produtividade é a nossa capacidade de desenvolver uma maior quantidade de atividades no menor tempo possível, sem deixar de lado a qualidade. Mas com a grande quantidade de tarefas e compromissos que temos todos os dias e as distrações que encontramos pelo caminho, desenvolver essa capacidade é um desafio. Para te ajudar, separamos algumas dicas. Acompanhe!

Defina suas prioridades

Claro que a quantidade é muito importante, mas é preciso se preocupar mais com a qualidade das suas tarefas. Veja tudo que você precisa fazer e defina o que é mais importante no momento, de acordo com o prazo e na relevância.

Uma boa dica é escolher cinco tarefas para começar e concluir durante o dia. Se esse número for bom para você, continue, senão, aumente ou o diminua de acordo com suas necessidades.

Organize suas tarefas da maneira que for possível

Depois de definir suas prioridades, é muito importante organizar todas as atividades. Assim, você consegue controlar os seus afazeres e não corre risco de esquecer nada.

Anote as suas tarefas em lugar que você tenha acesso fácil e veja com frequência, pode ser numa lista, no celular, numa planilha ou agenda. Depois que você escolher esse local, procure usar sempre o mesmo. Organize-as de acordo com a sua rotina e as prioridades definidas.

Mas é importante não perder muito tempo apenas organizando as suas tarefas. Afinal, arregaçar as mangas e agir é o que vai garantir o cumprimento da atividade, e não apenas saber que ela está anotada.

Elimine as distrações

Dar uma olhadinha nas redes sociais, conferir as atualizações de sites de notícias, trocar mensagens pelo celular… tudo parece mais interessante na hora do trabalho. Se uma atividade não faz parte do seu trabalho, não perca tempo com ela, ou suas tarefas não serão cumpridas.

Quando você é interrompido, seu corpo demora um tempo para retomar o foco. Então, se o seu objetivo realmente é aumentar sua produtividade, comece desativando as notificações do celular durante o horário de trabalho ou desligando o aparelho e fechando o seu navegador.

Procure estipular horários para acessar seus perfis em redes sociais e seus emails. Não deixe que o tempo dedicado a essas atividades seja maior do que o tempo reservado para suas tarefas.

Cuidado com o perfeccionismo

É muito importante buscar fazer o seu melhor naquilo que se propões, mas essa meta não pode passar a ser uma obsessão.

Quando for estabelecer metas para o seu trabalho, não seja exigente demais e torne-as inalcançáveis. E também não perca muito tempo procurando e criando problemas, porque isso reduz sua produtividade consideravelmente, e não gera resultados.

Não abra mão da qualidade de um resultado, faça o seu melhor, mas não deixe que isso vá além do saudável e prejudicar o desenvolvimento das suas atividades.

Faça pausas

Pausa é diferente de interrupção, é uma forma de renovar suas energias. Quando terminar uma tarefa ou a cada 90 minutos, levante da cadeira e dê uma volta, vá ao banheiro, pegue um café, converse com um colega.

Mas sem exageros: um intervalo de 5 a 10 minutos é mais que o suficiente para dar uma aliviada na mente. Mais do que isso, ela já pode se tornar um tempo desperdiçado e dificultar a sua volta para o foco em outras atividades.

Cultive um hobbie

A quantidade que você trabalha não é garantia de qualidade. É fundamental ter um tempo para você, para estar com pessoas que gosta. Realizar uma atividade que lhe faça bem fora dos horários de expediente, com certeza fará de você um profissional melhor.

Descubra coisas que te inspirem e relaxem. Ler, praticar esportes, aulas de música, cozinhar ou outras atividades vão fazer você esquecer os problemas, manter sua cabeça funcionando e, com esse conjunto, aumentar seu nível de energia.

Cuide da sua alimentação

Você é o que você come. A sua alimentação também influencia diretamente nos seus resultados no trabalho.

Evite consumir café em excesso, pois além de provocar dor de cabeça, ele pode te deixar agitado demais atrapalhar a sua concentração. Beba muita água, pois um corpo hidratado raciocina melhor. Consuma alimentos como peixes, grãos, nozes e até chocolate amargo, eles são ótimos para quem quer ter mais disposição no trabalho.

O nosso cérebro precisa de glicose para funcionar, mas comer muitos doces e comidas açucaradas enviam uma quantidade exagerada de glicose para a corrente sanguínea. O que faz com que as pessoas sintam-se mais cansadas e, consequentemente, produzam menos.

Tenha qualidade de vida

Sem qualidade de vida, é impossível gerar resultados no trabalho. Além de cultivar hobbies e cuidar da sua alimentação, é muito importante ter uma boa noite de sono. Não abra de ter tempo para fazer aquilo que gosta, não deixe o trabalho se misturar a sua vida pessoal e conheça os limites do seu corpo.

Acredite em si mesmo

Você não é um robô, é um ser humano. Quando estiver se sentindo cansado e improdutivo, dê uma volta pela empresa ou troque de mesa. Você é muito capaz e após uns minutinhos de descanso, seu nível de produtividade estará alto novamente.

O seu trabalho não é uma mera função que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa, você desempenha um papel – não importa qual seja – muito importante e é fundamental para o sucesso da empresa.

Você tem alguma estratégia para aumentar a produtividade? Tem alguma dúvida ou sugestão para o nosso post? Compartilhe com a gente através dos comentários.

Por Talita Maria