5 problemas de comunicação que toda empresa pode evitar mas não consegue

Uma empresa é formada por pessoas dos mais variados níveis sociais, intelectuais e financeiros, onde cada um dos indivíduos possui diferentes ideais e valores, o que dificulta — quase sempre — o processo de comunicação. Dentre vários problemas da comunicação interna que podem surgir durante os processos da empresa, alguns são bem recorrentes.

Quer saber quais são os problemas de comunicação que as empresas podem evitar, mas mesmo assim não conseguem? Então não deixe de conferir nosso post para saber quais são as consequências e como tratar esses problemas:

Barreira cultural

Como falamos anteriormente, uma empresa é composta por pessoas com as mais variadas condições, valores e ideais e, as vezes, isso já é o suficiente para gerar alguns ruídos na comunicação interna. Nesse contexto, a falta de interação e comunicação entre as equipes de trabalho pode ser um dos maiores problemas de comunicação que prejudicam o desenvolvimento do trabalho de forma geral.

Para resolver esse problema, os líderes da empresa têm um papel fundamental. Afinal, são eles que promovem o engajamento necessário entre os funcionários. Quando o líder tem uma comunicação direta e eficiente, os funcionários criam mais confiança, principalmente quando percebem que seu trabalho é essencial para o bom desenvolvimento da empresa. Confira outros problemas vindos dos processos de comunicação das empresas:

Comunicação descendente

A comunicação empresarial possui várias formas — uma delas é a comunicação descendente, em que a informação parte de um funcionário de hierarquia superior para outro funcionário inferior.

Nesse processo, a comunicação dos diretores para outros níveis de chefia tende a ser mais eficiente do que a comunicação dos gerentes para os funcionários da base da organização. Essa comunicação para os níveis mais inferiores tem mais tendência a apresentar problemas, muito devido à sua heterogeneidade cultural.

Outro problema de comunicação que surge nesse processo no interior das empresas é que algumas vezes os gerentes e os chefes intermediários tendem a reter informações importantes para tirar vantagem delas, ou apenas para se sentirem poderosos. Nesse contexto, é essencial realizar treinamentos com os gestores e incentivar uma comunicação mais próxima entre os funcionários de níveis diferentes da empresa.

Comunicação ascendente

Já quando a comunicação passa dos funcionários inferiores para os seus chefes, a comunicação tende a apresentar outros problemas. Dependendo da maneira que a comunicação é conduzida, há o risco de que algumas informações sejam censuradas ou ignoradas pelos funcionários da base da empresa.

De forma geral, os subordinados em geral são cautelosos em transmitir mensagens desagradáveis ou reportar falhas, principalmente quando não confiam que seus superiores serão justos na resolução do problema. E isso pode gerar um enorme problema de na execução do trabalho.

Comunicação horizontal

A comunicação horizontal tende a ser mais eficiente do que as outras, mas nem sempre esse processo está livre de problemas. Em geral, a informação transmitida entre pessoas do mesmo nível hierárquico está menos filtrada, portanto tende a ser mais completa.

No entanto, em certas ocasiões, mesmo as informações que correm em processos horizontais podem ser distorcidas, por exemplo, quando existe alguma rivalidade entre os colegas.

Treinamento para eliminar esses problemas

Uma solução viável para resolver esses tipos de problemas é o treinamento da comunicação. Quando os funcionários passam por treinamento, eles se desenvolvem, adquirem novos hábitos e conhecimentos no âmbito profissional. O treinamento não pode ser só de palestras, mas de atividades que minimizarão erros e elevarão o nível de trabalho dos colaboradores.

Quer saber novos meios de melhorar a comunicação interna da sua empresa? Então baixe agora nosso e-book gratuito sobre os elementos chave para uma comunicação interna em sua empresa. E se você ficou com alguma dúvida escreva para nós através dos comentários!