5 fatores que prejudicam o clima organizacional

O sucesso de uma empresa depende diretamente de um clima organizacional saudável, pois esse é justamente o melhor indicador de que tudo está em ordem com o negócio, especialmente no que diz respeito à satisfação da equipe.

O bom clima organizacional impacta na fluidez nos processos corporativos, ajuda na tomada de decisões, contribui no aumento da produtividade, otimiza a convivência entre os profissionais, promove a sinergia e eleva a motivação dos colaboradores, tornando o dia a dia muito melhor na organização.

Por essas e outras, o clima organizacional é importante para a sustentabilidade e longevidade da empresa. Sendo assim, os gestores devem concentrar seus esforços o intuito de melhorar o clima organizacional. Infelizmente, muitos fatores acabam prejudicando o clima organizacional e fragilizando a saúde da empresa. Conheça esses fatores e saiba como driblá-los!

Gestores despreparados

Um dos fatores que mais debilitam o clima organizacional da empresa é o despreparo dos gestores. A missão de gerenciar uma organização é desafiadora e demanda maturidade para tomar as decisões, coragem para enfrentar as dificuldades e preparo para conduzir o negócio da melhor maneira possível.

Quando o gestor demonstra despreparo em face de tudo isso, o clima organizacional é tomado pela insegurança e falta de norte. A melhor solução para fugir desse problema é investir em capacitação profissional. E isso não diz respeito apenas a estender o currículo, mas a buscar novas experiências profissionais, ampliar o networking e investir no aprendizado contínuo.

Comunicação deficiente

Outro problema que compromete o clima organizacional é a comunicação falha. Quando não há uma comunicação sólida na empresa, os mal-entendidos, as fofocas e os erros de execução são frequentes. Em uma empresa, os processos comunicativos precisam funcionar! Para tanto, é importante adotar a prática de feedbacks, passar a utilizar uma linguagem clara e objetiva, formalizar os comunicados, além de usar ferramentas de otimização da comunicação corporativa.

Em outras palavras, é preciso que a empresa tenha uma boa política de comunicação interna, pois isso evita os tradicionais ruídos de comunicação e minimiza os prejuízos ao clima organizacional.

Avaliação superficial dos resultados

Muitas empresas concentram-se apenas nos lucros e deixam de observar os aspectos humanos. Isso é um erro! A avaliação superficial dos resultados deve dar lugar a uma mensuração mais profunda, que contemple a segurança no trabalho, a satisfação do time, o espírito de equipe, o engajamento dos colaboradores e a eficiência da liderança. Vale ressaltar que uma melhor mensuração dos resultados em diferentes âmbitos da empresa pode representar uma melhora expressiva no clima organizacional.

Baixa qualidade de vida no trabalho

Não existe clima organizacional saudável se a organização não investe na melhoria da qualidade de vida no trabalho. Isso não significa que devem ser realizados investimentos exorbitantes. Muitas vezes, a criação de um ambiente agradável, móveis confortáveis, uma decoração acolhedora, um prêmio por desempenho ou um elogio já são suficientes para melhorar o clima na empresa.

Desrespeito aos profissionais

Tratar os colaboradores com falta de respeito é o caminho mais curto para destruir o clima organizacional da empresa. Ser preconceituoso, praticar assédio moral, cobrar metas surreais e agir como se o profissional fosse inferior são atitudes que colocam não só o clima, como a saúde do negócio em risco.

Viu quantos fatores prejudicam o clima organizacional das empresas? Algum desses aspectos precisa melhorar na sua organização? Compartilhe suas opiniões conosco e continue de olho no nosso blog!