6 dicas para potencializar o seu crescimento profissional

O crescimento profissional é meta de nove entre dez colaboradores, independentemente do setor de atuação ou cargo ocupado. Alcançar este objetivo, no entanto, é algo que requer dedicação, persistência e, principalmente, saber como usar de forma correta ferramentas, posturas e ações em seu favor para potencializar este crescimento. No post de hoje você vai conferir algumas dicas para ser bem-sucedido nesta empreitada. Continue acompanhando!

**Mudança de comportamento **

O primeiro passo para potencializar o seu crescimento profissional é ter em mente que o aprendizado, muito mais do que uma atividade intelectual, requer uma mudança de comportamento efetiva. De nada adianta simplesmente decorar conteúdos de cursos e treinamentos se não houver uma mudança profunda de comportamento que permita efetivamente colocar em prática aquilo que foi aprendido.

**Planejamento **

Potencializar seu crescimento profissional só é possível com uma boa dose de planejamento. Para evoluir, é preciso estabelecer metas: onde você deseja chegar profissionalmente? O que precisa fazer para atingir este objetivo? Ao estipular uma meta para seu crescimento profissional prepare-se ao máximo para conseguir alcançá-la. Você deseja mudar de área? Por que não fazer um curso que te auxilie nesta mudança de rota? Procure todas as informações e recursos possíveis que te ajudem a atingir seus objetivos e potencializar suas habilidades.

**Transformação do conteúdo aprendido **

O crescimento profissional, muitas vezes, vem da capacidade do colaborador de transformar tudo o que aprende em sua jornada — seja em cursos, capacitações, treinamentos ou até mesmo no dia a dia da empresa — em conhecimento. É importante ter em mente que, mesmo que o conteúdo passado para dois profissionais possa ser o mesmo, cabe a cada um deles dar uma nova interpretação e uma utilidade prática àquele conhecimento.

**Ajuda de outras pessoas **

Para potencializar o crescimento na carreira é muito importante envolver outras pessoas neste objetivo: colegas de trabalho, familiares, amigos. Todos podem ser úteis de diversas formas na trajetória, ajudando-o a aprender com mais motivação e eficiência. Sempre que possível, troque experiências, discuta assuntos relativos à carreira e, principalmente, saiba escutar críticas para poder conhecer pontos em que você pode melhorar.

**Conhecimento das mais diversas formas  **

Livros, internet, cursos. As fontes de conhecimento que podem te ajudar a potencializar o seu crescimento profissional são as mais variadas possíveis. Absorva o melhor de cada uma delas. O aprendizado pode ser adquirido, ainda, por meio de experiências variadas. Para crescer, é importante sair da concha, viver e experimentar o máximo de situações possíveis, tirando o máximo de proveito de cada uma delas. Mesmo momentos difíceis podem ser excelentes fontes de aprendizado e conhecimento.

**Motivação **

O crescimento profissional é fruto de dedicação e persistência, mas também de muita motivação. Por que você precisa aprender determinado assunto? De que forma ele será útil para sua carreira? Qual é sua principal meta? Quando você estabelece seus objetivos de forma clara e consistente sente-se naturalmente mais motivado, pois sabe o quanto aquilo é importante para você.

Potencializar o crescimento profissional é algo que só depende de você. Confie no seu taco e nas suas capacidades, fortaleça seus pontos fracos e boa sorte! E se você ficou com alguma dúvida, ou tem alguma sugestão escreva para a gente através dos comentários