Por que é importante sorrir no trabalho?

Você deve estar se perguntando: “por que uma pergunta tão simples deu título a este post?”, não é mesmo? Mas será que você saberia respondê-la? Pois é exatamente por ser tão simples que, muitas vezes, essa pergunta é ignorada pela maioria dos gestores e colaboradores das empresas. Entretanto, o que temos a dizer é que isso é um grande erro e que o hábito não só de sorrir no trabalho, mas também de demostrar satisfação verdadeira por estar ali, é capaz de influenciar — e muito! — o ambiente. Ficou curioso para saber mais e entender por que é importante sorrir no trabalho? Continue com a leitura!

O sorriso é capaz de transformar o ambiente

Você bem sabe: chegar no trabalho e se deparar com pessoas mau humoradas e de “cara fechada” é um tanto desmotivador, não é mesmo? Afina, o ambiente de trabalho é o local onde você passa grande parte do seu dia, portanto precisa ser um ambiente agradável. Que tal então, como gestor ou profissional de Recursos Humanos, você começar a propagar a “cultura do sorriso” por ai? Comece a chegar no trabalho animado e cumprimente a todos com um belo sorriso e entusiamo — sem exagerar para não parecer falso, é claro! Em pouco tempo, esse hábito tomará conta de toda a empresa e o restante dos colaboradores também estarão agindo em prol do ambiente saudável e feliz.

O ambiente agradável contribui para a produtividade

Qualquer funcionário, por mais tímido que seja, com certeza produzirá mais em um ambiente agradável. Você já percebeu que quando você ri uma piada, por exemplo, sente como se as suas energias estivessem renovadas? Pois é exatamente isso que acontece! Ao contrário do que ocorre em ambientes com muita pressão e pessoas de caras fechadas, nos lugares agradáveis e gostosos de se trabalhar, com pessoas felizes e sorridentes, a produtividade e criatividade tendem a aumentar. Não deixe que os seus colaboradores fiquem retraídos e introspectivos por estarem em um ambiente que não contribui para o bom relacionamento e produtividade. Sorria e faça com que os seus colegas de trabalho façam o mesmo!

Quando os colaboradores sorriem, a imagem da empresa só tende a ganhar

Você já parou para pensar que, se uma pessoa — um cliente, por exemplo —, visita a sua empresa e se depara com pessoas  mau humoradas, tristes ou com ar de insatisfação, esse cliente pode sair da sua empresa com uma péssima imagem dela, não é mesmo? Ele poderá pensar que as pessoas que trabalham ali não estão felizes, não são tratadas como deveriam ou então que estão ali somente por causa do salário. Mas é possível fazer diferente: quando você dissemina o hábito de sorrir no trabalho entre os seus colaboradores e, é claro, dá motivos para que eles façam o mesmo, eles darão outra “cara” para a sua empresa! Transmitirão satisfação e felicidade a quem visitá-la e isso é muito importante para o marketing da instituição, que passará a ser vista como um lugar ideal para se trabalhar.

Sorrir no trabalho pode ser muito mais importante do que você imagina. Não é só o colaborador que ganha com isso, mas toda a empresa. Você, como gestor, ou profissional de Recursos Humanos, deve fazer a sua parte para disseminar a “cultura do sorriso” entre os colaboradores. Lembre-se de que eles são o maior bem da organização e que e transmitem a “cara” dela! Comece agora mesmo a espalhar sorrisos por ai e veja a ua empresa se tornar um lugar muito melhor! Você já procura tomar essas atitudes na sua empresa? Tem alguma dica para compartilhar? Deixe o seu comentário!