Otimize processos através da comunicação interna

Uma boa comunicação interna é capaz de gerar inúmeros benefícios para uma empresa. São vantagens que variam desde o ganho de produtividade e motivação, criação de um ambiente de trabalho harmonioso até a maior otimização nos processos.

É uma solução positiva tanto para gestores quanto para funcionários e uma cadeia de bons resultados que chega até o consumidor, que passa a ter uma melhor experiência de atendimento, compra, uso do produto, etc.

Pense também em uma maior fluidez nos processos da empresa, com uma troca de informações mais direta, com menos ruído e mais integração entre os colaboradores. Esses são alguns dos papéis dos planos, ferramentas e estratégias de comunicação interna.

Se você está em busca de mais eficiência no trabalho, então continue acompanhando este artigo para conhecer algumas dicas que vão te ajudar a otimizar processos da sua empresa melhorando a comunicação interna.

1 – Informatize os processos

Muitas vezes a comunicação interna é prejudicada por um excesso desnecessário de trabalho.

Com tanta tecnologia a disposição é quase impensável preservar processos manuais antigos e demorados. Portanto, é válido adotar a informatização e automação de múltiplas tarefas dentro de uma organização.

Podemos lembrar de exemplos cada vez mais adotados no mercado, como plataformas de automação de marketing, força de vendas, softwares de gestão empresarial, CRMs, dentre outros.

Além de facilitar e minimizar os erros em muitos trabalhos, a ideia é, com isso, fazer com que os funcionários tenham mais tempo para interagir com outros colaboradores e superiores.

2 – Use ferramentas de comunicação interna

Uma das formas de aproveitar a tecnologia é utilizando as soluções de comunicação corporativa.

Esse tipo de ferramenta conta com recursos próprios para otimizar, centralizar e dar segurança na troca de informações nas empresas.

Como nem sempre o contato pessoal é possível, ter uma ferramenta dessas à disposição faz com que as informações importantes circulem com mais rapidez.

Além disso, um comunicador interno estimula e facilita a interação entre setores que necessitam de maior integração, como marketing e vendas, por exemplo.

3 – Crie campanhas de endomarketing

Ações de marketing interno além de serem naturalmente motivadoras, contribuem para melhorar o relacionamento entre líderes e funcionários.

Isso porque a importância do endomarketing é tornar os profissionais mais envolvidos com os valores organizacionais.

Em suma, é muito mais do que apenas bonificações por metas, mas sim um processo de alinhamento de interesses, no qual o pessoal é ouvido e soluções são apresentadas para melhorar a produtividade e a qualidade de vida no trabalho.

Endomarketing e comunicação interna têm muito em comum, ambos buscam meios para extrair o máximo de resultados dos colaboradores.

São estratégias que se baseiam em ações de incentivo e processos de informação para que os funcionários sejam mais engajados com a missão da empresa.

4 – Compartilhe feedbacks

O feedback é uma ferramenta indispensável nas relações de trabalho em uma organização.

Não é mais uma maneira de promover a interação entre colaboradores, mas sim um método de aproveitar esse diálogo de forma mais construtiva, que auxilie os funcionários a aprimorarem seus desempenhos e, de certa forma, se sentirem mais reconhecidos na empresa.

Um funcionário sem feedback é mais inseguro sobre a performance do seu trabalho; um gestor sem feedbacks dos seus liderados é desinformado e, portanto, despreparado para otimizar processos dentro da empresa.

A distribuição de informação dentro de uma organização é fundamental. Isso facilita a disseminação de conhecimento, os colaboradores sentem-se mais embasados sobre os movimentos da empresa e o trabalho é feito com mais eficiência.

As metas e objetivos de negócios são mais difundidos, feedbacks são mais trocados e problemas são evitados. Por isso é importantíssimo definir os processos de comunicação interna para a sua empresa.

5 – Monitore sempre

Quando se fala em processos, acompanhar e monitorar constantemente é fundamental. Todas as medidas que você adotar visando melhorar os resultados da empresa, precisam ser monitoradas.

Se você implementou um novo canal de comunicação, por exemplo, verifique o seu desempenho, veja se a mensagem está chegando a todos os colaboradores, se os ruídos estão interferindo e se a empresa consegue transmitir exatamente o que deseja.

É preciso avaliar o desempenho de todas as ações e processos da empresa, identificar todos os pontos que podem ser melhorados e começar a definir mudanças.

6 – Fortaleça a cultura organizacional

De nada adianta adotar novas medidas, inovar e definir novas estratégias, se a empresa não tiver uma cultura organizacional bem estabelecida.

Em resumo, a cultura organizacional pode ser compreendida como o núcleo da gestão, que fundamenta todos os processos, metas e atividades em todas as esferas da empresa, envolvendo todos os colaboradores e gestores.

Através dela, a empresa transmite seus ideais e padrões de atuação, criando uma certa personificação do negócio. Ela é fundamental para construir uma trajetória de sucesso para a organização, começando pela forma como os colaboradores enxergam o negócio e agem nele.

Para fortalecer e disseminar a cultura da empresa é muito importante contar com a comunicação interna como aliada. Quando eficiente, ela garante que todos os colaboradores estejam alinhados com a missão, visão, valores e objetivos da empresa.

Conseguiu compreender como a comunicação interna pode ajudar a otimizar processos da sua empresa? A sua empresa adota alguma medida diferente? Compartilhe sua experiência e suas dúvidas com a gente, através dos comentários.