O que é o coaching de carreira?

Muitas pessoas passam por toda sua carreira sem ao menos receber nenhum tipo de aconselhamento, nem direcionamento profissional. Esse tipo de autonomia gerava menos problema no passado, quando a competição no mercado de trabalho ainda não era tão acirrada. Hoje em dia, no entanto, são vários os aspectos nos quais um profissional deve saber se destacar para alavancar sua carreira. E há pouco espaço para pessoas sem direcionamento e sem estratégias próprias para chegar onde querem chegar. O coaching de carreira busca resolver esse problema. Você já conhece? Quer mais informações? Confira:

Entenda o que é o coaching de carreira

Mais do que simplesmente ter algum tipo de aconselhamento profissional, as pessoas que procuram um coaching de carreira buscam também construir um projeto de vida mais claro, factível e condizente com seus objetivos e capacidades pessoais. O coach auxilia o profissional a ter uma visão mais objetiva de si mesmo, se valorizando no mercado de trabalho e enxergando novas possibilidades de carreira anteriormente ignoradas. Ao longo do trabalho de coaching, são realizados direcionamentos e intervenções específicas, voltados para um melhor posicionamento profissional, ou até mesmo uma mudança de carreira.

Como o coaching de carreira pode beneficiar você

Muitas pessoas tomam decisões profissionais por impulso, sem refletir sobre as reais possibilidades dessas atitudes. Assim como esse tipo de estratégia pode ser perigosa e ariscada, também é pouco proveitoso manter-se inerte em uma mesma posição profissional, sem progredir em sua carreira, nem buscar novas oportunidades de trabalho. O coaching de carreira tem como objetivo fazer com que o profissional realize o máximo de seu potencial, alçando novos patamares em sua carreira. Isso geralmente é acompanhado de maiores rendimentos, mas também de mais satisfação profissional, autoestima, planejamento, qualidade de vida e motivação para trabalhar.

Como aplicá-lo em sua vida?

Procurar um coaching de carreira é tarefa que exige cuidado e disciplina. Além de buscar profissionais qualificados e de maior respaldo no mercado (recomendações de colegas são as melhores formas de verificar isso), é também importante que você esteja aberto às considerações que esse profissional irá fazer sobre sua carreira. Se você não estiver realmente disposto a ouvir esses aconselhamentos e colocar em prática algumas das sugestões do coach, provavelmente não fará bom proveito desse tipo de auxílio profissional.

No entanto, caso você queira dar uma guinada em sua carreira e realmente trabalhar para aprimorar sua relação com o trabalho, essa pode ser uma ótima oportunidade. Para que o programa seja proveitoso, é preciso ser completamente franco, revelando o que realmente você quer em termos profissionais, suas expectativas, frustrações, inseguranças e desejos pessoais. A partir daí, o próximo passo é traçar um planejamento de carreira, com metas, objetivos concretos e até mesmo técnicas de marketing pessoal, para ressaltar suas qualidades e promover sua imagem no mercado. Depois disso, é hora de avaliar resultados e de colher os frutos dessas mudanças. Caso o profissional ainda esteja insatisfeito com os rumos de sua carreira, é sempre possível fazer um acompanhamento e traçar novas estratégias profissionais.

E você, acha que precisa também de um direcionamento profissional? Procure um coaching de carreira e colha os frutos dessa ótima decisão! E se você também tem alguma dica ou ficou com alguma dúvida compartilhe através dos comentários!