/ Comunicação Interna

Entenda ainda hoje o que é endomarketing e por que utilizá-lo

O endomarketing tem sido amplamente utilizado por grandes empresas, ele veio para atualizar a relação entre empregador e empregado. Se você ainda não entende muito bem o que é endomarketing e como ele funciona , esse artigo é para você.

Há algum tempo, mais exatamente em 1914, Henry Ford revolucionou a indústria automobilística. Como? Mostrando que se importava com os seus funcionários e o bem-estar dos mesmos.

Com suas ações, o dono da multimilionária empresa Ford contribuiu de forma significativa para a Administração Moderna.

Em 5 de janeiro daquele ano, Ford aumentou o salário mínimo de seus colaboradores a R$5,00 por dia. No final do mês, era o equivalente ao dobro, ou mais, do que eles normalmente recebiam.

Além disso, reduziu a jornada de trabalho para 8 horas por dia, 5 dias na semana, totalizando 40 horas semanais. Por essas razões, Ford foi intensamente criticado por Wall Street.

Contudo, Ford mostrou que com esse salário mínimo os seus funcionários iriam ter poder aquisitivo para comprarem os carros que produziam o que seria extremamente bom para a economia.

Mas o que as ações desse empresário têm em comum com o que é endomarketing? Tudo. Ao entender que é endomarketing você vai perceber a relação.

O que é endomarketing?

Atualmente, existem diversos tipos de marketing. Maneiras diferentes de fazer com que uma estratégia se cumpra. Logo, o que é endomarketing? É um desses vários tipos.

Endomarketing é um marketing voltado aos colaboradores da empresa, que visa aprimorar a imagem da mesma perante seus funcionários, a partir de uma perspectiva saudável.

Por ser direcionado às pessoas que trabalham na empresa, o endomarketing também é visto como um marketing interno, uma vez que que o marketing externo é aquele voltado aos clientes.

É uma estratégia que busca manter as pessoas de uma organização motivadas, o que irá impactar de forma direta e positiva na produtividade da empresa.

Além disso, o endomarketing também se preocupa em atender às reivindicações dos funcionários possibilitando mudanças e novas maneiras de atuação.

Pensando justamente nesses objetivos é que Ford implementou tais mudanças anteriormente citadas que foram tão benéficas aos seus funcionários.

Ford escutou as reivindicações das pessoas que trabalhavam em sua empresa a respeito da jornada de trabalho exaustiva e, por esse motivo, a reduziu em uma hora diária.

Dessa forma, o dono da automobilística alterou uma situação e fez com que os seus colaboradores enxergassem a empresa de uma maneira diferente.

Uma empresa que não só falava que se importava com as suas pessoas, mas que agia diante das suas necessidades.

Entender o que é endomarketing é muito importante, mas também é necessário entender por que essa preocupação com as pessoas da empresa começou a existir.

Entenda por qual motivo o endomarketing existe

As mudanças trazidas por Henry Ford possuíam um objetivo em comum: conseguir o aumento da produtividade da sua indústria a partir da satisfação dos seus colaboradores.

E isso aconteceu.

Atualmente, as empresas não podem se preocupar apenas com as necessidades externas, ou seja, as necessidades de seus clientes e stakeholders.

Elas precisam se preocupar, também, com quem faz tudo acontecer. Com aqueles que fazem ser possível o cliente estar satisfeito. Com aqueles que constituem a organização em primeiro lugar.

Quem são essas pessoas? Os seus funcionários. E é nesse momento que o que é endomarketing começa a atuar.

Idalberto Chiavenato, grande referência em gestão de pessoas, afirma, em seu livro O novo papel dos recursos humanos nas organizações, que "o grande diferencial, a principal vantagem competitiva das empresas, decorre das pessoas que nela trabalham".

Por esse motivo, o administrador e autor também deixa claro uma importante premissa: "Desenvolva as pessoas e elas desenvolverão a organização".

Pensar em o que é endomarketing tem uma relação direta com as pessoas que trabalharam na empresa em questão.

Dessa forma, dizemos que a área de Recursos Humanos/Gestão de Pessoas dentro de uma organização não pode mais atuar da mesma maneira que sempre atuou. É necessário se atualizar.

O marketing interno, como também pode ser chamado, tem sido a nova onda entre as empresas e por isso é tão importante entender o que é endomarketing.

Saiba hoje como implementar o endomarketing na sua empresa

Como já falamos no nosso artigo, endomarketing é aquele voltado ao público interno e que busca manter uma equipe motivada. Mas agora, como isso é feito?

Bom, para podermos pensar no "como", precisamos nos atentar a quatro elementos essenciais para fazer um endomarketing de sucesso. Vamos ver quais são?

  • Conheça bem o seu público

É importante saber quem é que você deseja atingir. Obviamente, sabendo o que é endomarketing, o público é os funcionários da sua empresa.

Mas como eles são? Do que eles gostam? O que os motiva? Caso contrário, sem saber exatamente como o seu público é, as ações empregadas não irão atingir o objetivo proposto.

  • Tenha uma equipe própria

Para realizar ações de endomarketing, é necessário ter uma equipe específica responsável por isso.

Essa equipe deve contar com pessoas da área de marketing e de gestão de pessoas , já que as duas áreas estão totalmente interligadas quando o assunto é endomarketing.

Essa conexão entre as áreas acontece visto que a parte prática das ações deve ser criada por pessoas que tenham o conhecimento técnico das ferramentas de marketing existentes.

Enquanto isso, a análise dos insumos obtidos e o resultado das ações (se elas têm tido os resultados esperados ou não), fica a cargo dos funcionários de gestão de pessoas, que possuem o conhecimento para essa função.

  • Crie ferramentas para ouvir

Pensando na importância de conhecer bem o seu público, é necessário que exista um canal de comunicação claro entre os colaboradores e a equipe de endomarketing.

Através desse canal entre as partes, será possível saber o que cada colaborador tem sentido e pensado a respeito da organização.

Esse canal de comunicação pode ser uma caixa de sugestões ou um formulário online enviado com uma periodicidade.

  • Estabeleça indicadores estratégicos

William E. Deming, guru da Qualidade, é autor da célebre frase " o que não é medido não pode ser gerenciado".

Com isso, o autor quis mostrar que quando se tem os números indicando se algo está como o esperado ou não é que se torna possível tomar medidas frente a isso.

Logo, é importante você ter indicadores que vão mensurar se o seu endomarketing tem alcançado os resultados almejados.

Esses indicadores podem ser específicos e relacionados a cada ação de endomarketing separadamente ou podem ser gerais apontando a satisfação dos colaboradores com a empresa.

Pensando nesses pontos, e colocando-os em prática no momento de estruturar as ações de endomarketing você terá ações assertivas e eficazes.

Para auxiliar no nosso entendimento de o que é endomarketing , vamos ver alguns exemplos de como é possível aplicá-lo na prática da vivência empresarial.

Práticas de endomarketing

É bem mais fácil entender a fundo um conceito quando estudamos os possíveis exemplos dele. Por isso, para entendermos ainda mais o que é endomarketing, vamos aos exemplos!

  • Gamificação

Uma forma de trabalhar endomarketing é com a gamificação. Você já ouviu falar a respeito desse termo? Não? Tudo bem, nós vamos explicar.

Gamificação nada mais é que utilizar de elementos de jogos em outros contextos.

Como fazer isso em uma empresa? Bom, aí é que o conceito de o que é endomarketing entra mais uma vez.

Aplicar gamificação em uma empresa significa querer engajar os seus colaboradores através de uma plataforma lúdica e divertida, que ofereça desafios e premiações.

A diferença entre esse tipo de game e um jogo comum é que nesse primeiro caso os desafios estão ligados às metas da empresa.

Ao cumprir desafios ou ficar em primeiro no ranking, uma recompensa de interesse do funcionário é dada à ele. Pode ser bonificações salariais, ou cursos, livros e oportunidades de promoção.

Use da sua criatividade! Crie jogos que vão motivar os seus funcionários a atingir metas importantes para a organização e que vão fazer com que eles se sentindo bem indo trabalhar em um ambiente mais leve.

  • Reconhecimento

Outro exemplo de o que é endomarketing é uma prática simples e eficazque todo mundo gosta: o reconhecimento.

É importante mostrar para os funcionários que a empresa reconhece o empenho e o bom trabalho realizado por cada um.

Uma maneira de fazer esse reconhecimento de maneira clara é através da definição de Funcionário da Semana/Mês.

Para isso, é necessário estabelecer critérios claros que vão definir aquilo que faz um colaborador receber o destaque de Funcionário da Semana/Mês.

Outra questão interessante permitir que dois funcionários sejam premiados.

Um pode ser escolhido pela equipe de endomarketing, ou pelo gerente da empresa, e outro pode ser escolhido pelos próprios funcionários a partir de uma votação.

Caso você não queria optar pelo reconhecimento de um ou dois funcionários, é possível criar um sistema de reconhecimento. Nesse sistema, pode-se criar pontuações.

Por exemplo, caso o funcionário entregue alguma atividade antes do prazo estabelecido ele receberá uma quantidade de pontos.

É possível também determinar que caso alguma meta geral da organização seja alcançada, todos receberão uma pontuação.

Dessa forma, todos os funcionários poderão participar do reconhecimento e irão se sentir envolvidos trazendo uma maior unidade para a empresa.

  • Engajamento da equipe

Para trabalhar o clima organizacional e o engajamento da equipe , bem como a integração, existe uma possibilidade bem interessante de endomarketing.

É o Reconheço e Agradeço que, diferentemente das dicas de reconhecimento feitas anteriormente, é realizado entre os colaboradores.

O Reconheço e Agradeço consiste em um mural onde serão dispostos envelopes com os nomes de cada funcionário. Para ficar mais atrativo, é possível colocar uma foto de cada pessoa.

Através dessa ferramenta, cada um pode deixar uma mensagemde reconhecimento e agradecimento para outra pessoa.

Dessa forma, as pessoas estarão criando não só um ambiente mais agradável, mas sim uma cultura de reconhecimento que é extremamente eficaz para motivar as pessoas.

  • Mural do erro

Muitas empresas possuem o costume de criticar os erros de seus funcionários ao invés de valorizarem a coragem que eles precisaram ter para se arriscar e tentar implementar uma ideia inovadora.

Buscando valorizar o risco, a tentativa e a inovação, algumas empresas possuem um mural do erro.

Nesse mural, disponível para toda empresa, está descrita a ideia, como foi a tentativa de implementação dessa ideia e porque ela deu errado.

E mais, no final do ano, algumas empresas premiam as melhores ideias do painel.

Dessa forma, as pessoas não terão medo de inovar e buscar novos métodos de melhoria dos processos da empresa de maneira a aumentar a qualidade do serviço.

Essas são algumas ações de endomarketing comumente usadas em empresas. Elas são úteis, mas não é necessário se prender a elas na hora de implementar o endomarketing na sua empresa.

Você pode usar da sua criatividade e criar uma ação que vá solucionar um problema ou um cumprir um objetivo da maneira que você achar melhor.

Endomarketing e turnover

Por fim, um último ponto muito importante relativo ao endomarketing é a redução do turnover.

O turnover é uma taxa que mede a rotatividade do pessoal , ou seja, o indicador que mensura a demissão e admissão de novos funcionários.

O endomarketing atua diretamente na taxa de turnover porque é uma forma extremamente eficaz de reter talentos.

Quanto mais ações assertivas de endomarketing você tiver, mais seus colaboradores estarão interessados em permanecer na empresa e em realizar um bom trabalho.

Através do endomarketing , os funcionários se sentem mais parte da empresa, se sentem mais envolvidos, sentem que a empresa de fato se importa com pessoas e não só com resultados.

Reduzir a sua taxa de turnover é importante porque significa que se você tem poucas pessoas saindo da sua empresa é porque elas gostam de trabalhar nesse ambiente e porque elas possuem uma produtividade agradável.

Ter pessoas que gostam de trabalhar na empresa em que são funcionários traz uma imagem externa boa, tanto para os clientes quanto para possíveis novos talentos.

Aplicar o conceito de o que é endomarketing de forma prática na sua empresa só traz benefícios a curto e longo prazo.

Agora que você já sabe o que é endomarketing, conheça 9 ações de endomarketing divertidas para engajar sua equipe clicando aqui.

Fernanda Fonseca

Fernanda Fonseca

Como Relações Públicas e CMO da Mais.im, meu desafio diário é entender como a comunicação pode ajudar (ou não) as empresas, mais especificamente os processos de Customer Success.

Leia Mais