O que é comunicação corporativa e como investir nisso?

A comunicação corporativa envolve todos os processos de comunicação desenvolvidos por uma empresa, envolvendo tanto o público interno quanto o externo.

Desta forma, esta área abrange a comunicação em geral, podendo utilizar diversas ferramentas, como informativos, e-mail marketing, eventos e campanhas, por exemplo, para falar com os diversos públicos que a empresa precisa atingir.

Quer saber como investir na comunicação corporativa? Continue acompanhando o nosso post e confira as dicas que separamos para você!

Faça um diagnóstico

Antes de definir as estratégias da comunicação corporativa, é preciso fazer um diagnóstico sobre como está a comunicação da empresa, analisando o seu ambiente e a cultura organizacional, a imagem da empresa, sua reputação e, ainda, seu posicionamento no mercado, entre outras questões.

Assim, é possível identificar como a empresa é vista tanto pelo seu público interno quanto pelo público externo e definir estratégias mais acertadas.

Comunicação interna

Antes de “vender o peixe” para o cliente, é preciso vendê-lo para o seu público interno. É preciso que os colaboradores acreditem na qualidade da empresa e dos produtos e serviços que ela oferece aos seus clientes.

Desta forma, a comunicação interna é aquela voltada para o público interno da empresa, ou seja, seus colaboradores. Através dela, a organização estabelece um diálogo com seus funcionários, com o objetivo de levar as informações relevantes para os colaboradores, evitando ruídos e tornando o ambiente de trabalho mais agradável.

Sendo assim, a comunicação interna consegue mudar o clima organizacional, fazendo com que a empresa consiga alcançar suas metas. Para alcançar os seus objetivos, a comunicação interna utiliza os meios de comunicação interna para dialogar com os colaboradores. Desta forma, é preciso escolher quais serão as ferramentas que gerarão um melhor resultado: reuniões, comunicados, informativos, jornais murais, entre outras.

Comunicação externa

Enquanto a comunicação interna é direcionada para os colaboradores, a comunicação externa tem como objetivo levar informação aos clientes da organização, o seu público externo.

Ela tem como objetivo conquistar o cliente e fidelizá-lo, utilizando de ferramentas como as redes sociais, o e-mail marketing, as campanhas publicitárias e publicações institucionais etc.

Garanta a eficiência da comunicação

Não adianta traçar estratégias de comunicação corporativa se elas não são eficazes para os seus objetivos. Para que a comunicação seja eficaz, é preciso garantir que ela seja ágil e interativa.

Além disso, ela deve levar em conta a mobilidade — estando disponível nos diversos dispositivos — e a capacidade de que a informação chegue ao maior número de pessoas, fazendo com que a empresa esteja presente.

Outra característica de uma comunicação eficiente é o engajamento, uma vez que se o seu cliente ou colaborador está engajado com a sua marca, é porque ele acredita nela e em suas ideias.

Invista no monitoramento de resultados

Tão importante como definir estratégias de comunicação organizacional é definir indicadores para monitorar os resultados das ações implantadas. Assim, é possível verificar se os resultados estão correspondendo à expectativa e, ainda, fazer ajustes necessários para melhorá-los.

A comunicação corporativa nada mais é do que todos os processos de comunicação desenvolvidos pela empresa e, por isso, é tão importante investir nesta ferramenta.

As maiores tendências em comunicação corporativa

As empresas têm buscado cada vez mais soluções que contribuam para o aumento da produtividade e para a melhora da comunicação entre seus funcionários. A necessidade da rapidez na comunicação vem fazendo com que as organizações busquem soluções tecnológicas, alternativas ao e-mail, que facilitam a troca de informações e tornem o ambiente de trabalho mais ágil e agradável.

Agora que você compreendeu o que é comunicação corporativa, preparamos uma lista com as 5 maiores tendências que estão ganhando espaço e agregando mais valor à comunicação corporativa. Confira!

Soluções simples

A tendência é que as empresas invistam em ferramentas mais intuitivas ou até mesmo familiares aos funcionários. Isso reduz o tempo necessário de treinamento em TI, o que resultada em ganho de agilidade e menor comprometimento da produtividade.

A busca pela agilidade nas comunicações faz com que a gama de ferramentas oferecidas seja maior. O ideal também é que as empresas efetuem pesquisas e percebam o feedback dos colaboradores com relação às ferramentas utilizadas e busquem selecionar as que são de fácil utilização e que sejam realmente eficazes para a atividade a que se destinam, evitando o uso excessivo de aplicações.

Business Intelligence

O Business Intelligence (BI) é o processo que possibilita a coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento das informações que são necessárias para o processo de tomada de decisão.

Essas informações são armazenadas e transformadas em conhecimento que ajuda a definir as melhores soluções.

Espera-se que em 2015 essa plataforma inclua também as contribuições individuais de cada funcionário, expandindo o alcance do planejamento estratégico da empresa aos menores níveis da organização.

Trabalho colaborativo

A comunicação simples, que envolve o armazenamento de informações na “nuvem” (ferramenta que possibilita salvar e compartilhar arquivos online e acessá-los de qualquer lugar, através da internet, com a mesma facilidade que acessamos quando as informações estão arquivadas em computadores locais) e a troca de mensagens instantâneas por meio de aplicativos permite que os funcionários trabalhem em conjunto, ajudando uns aos outros. Isso sem precisar recorrer às formalidades do e-mail.

Mensagens em tempo real

A utilização de aplicativos que possibilitam a troca de mensagens instantâneas é cada vez maior, uma vez que traz rapidez na comunicação entre os colaboradores.

Esse aproveitamento do tempo hábil do funcionário acaba se transformando em retorno financeiro e vantagem competitiva.

Home office

A criação de ferramentas que promovem a melhora e a rapidez na comunicação tem como consequência o crescimento de funcionários que trabalham remotamente.

Existem soluções tecnológicas (como por exemplo, uso de chats, conferências e chamadas instantâneas) e que permitem que o colaborador sinta-se integrado ao ambiente de trabalho, mesmo trabalhando à distância.

É consenso que as empresas buscam cada vez mais soluções que não impactam na produtividade dos funcionários e que promovam melhorias no ambiente de trabalho. Isso tem se estendido também aos meios de comunicação dentro da organização.

A tendência é a busca por soluções simples, que proporcionam a troca rápida de informações e maior interação entre os colaboradores.

Você tem alguma outra sugestão sobre como investir em comunicação corporativa? A sua empresa já usa alguma das tendências que apresentamos aqui? Compartilhe a sua experiência e suas dúvidas com a gente, através dos comentários.

banner-consultoria-azul