5 motivos para reduzir o uso de telefones dentro da sua empresa

Reduzir despesas é um dos principais anseios de qualquer empresa, não é mesmo? E, muitas vezes, pequenas atitudes, como reduzir o uso de telefones, reduzir cópias e impressões e adotar medidas para economizar energia, podem ajudar a diminuir significativamente o valor das contas a pagar no final do mês.

Porém, para conseguir resultados satisfatórios, a empresa precisa utilizar recursos como a comunicação interna e o endomarketing para conscientizar os colaboradores sobre a importância da ação e incentivá-los a priorizar a utilização de outras ferramentas para se comunicarem, sejam aplicativos de mensagens instantâneas, e-mails ou, ainda a comunicação interpessoal.

Continue acompanhando o nosso texto para saber por que diminuir a utilização de telefones na sua empresa!

Mensagens instantâneas

Atualmente, existem diversos softwares de mensagens instantâneas que podem ser utilizados na comunicação interna e, inclusive, para falar com fornecedores e clientes. É possível utilizar aplicativos gratuitos como o Skype e o Whatsapp, por exemplo, que inclusive já são utilizados por diversas pessoas para fins profissionais. Entretanto, a empresa também pode optar por softwares mais eficientes e completos, que automatizam a comunicação interna. Basta escolher a ferramenta que melhor atenderá às demandas da instituição e implantá-la.

Histórico de conversas

As conversas trocadas pelos usuários ficam armazenadas nas ferramentas de comunicação instantânea. Desta forma, é possível recorrer às mensagens caso surja alguma dúvida sobre determinado assunto tratado. Há também a possibilidade de documentar e oficializar informações.

Tempo

Uma ligação para se tirar uma simples dúvida, que deveria durar poucos minutos, pode facilmente se estender e, fugir do objetivo principal. Ao utilizar e-mails, mensagens instantâneas ou redes sociais corporativas, a comunicação se torna mais objetiva, o que pode ajudar no aumento da produtividade dos funcionários. Também é possível diminuir o tempo de espera para alguns retornos. Se uma pessoa estiver em uma reunião, por exemplo, dificilmente ela atenderá uma ligação, mas há a possibilidade de ela responder rapidamente uma mensagem.

Custos

Para manter a rede de telefones nas empresas, é preciso fazer diversos investimentos. Além dos planos de telefone feito com as operadoras, os custos englobam ainda a implantação e a manutenção da rede e a compra de aparelhos, por exemplo. Com certeza, com a redução da utilização dos telefones, estes custos também cairão.

A economia vai além

As vantagens de se incentivar outras formas de comunicação vão muito além da redução dos custos com telefone. Além de o funcionário otimizar o seu tempo, com essas tecnologias é possível fazer reuniões e treinamentos através da internet, evitando também gastos com deslocamento. Assim, a sua empresa ainda ajuda a reduzir a emissão de CO² (carbono), auxiliando na preservação do meio ambiente.

Além disso, a economia se estende para os custos com alimentação e o profissional economiza o tempo que gastaria com a viagem e que poderá ser destinado à resolução de outras demandas. Desta forma, além da economia direta com os custos do telefone, é possível que a sua empresa reduza também a conta de energia e diversas outras despesas.

Você ainda tem dúvidas de que essa pode ser uma excelente estratégia para implantar na instituição? Qual é a sua opinião sobre a redução do uso de telefones nas empresas? Conte para a gente através do espaço de comentários!