4 motivos para a sua empresa investir em uma ferramenta de comunicação interna

Se você acompanha o nosso blog, já percebeu que nós sempre reforçamos a importância da comunicação interna para o sucesso de uma empresa.

São inúmeros os benefícios que uma comunicação eficiente trazem para uma organização, mas mesmo assim, muitas pessoas ainda consideram o investimento nesse setor desnecessário e supérfluo.

Mas para ser competitiva e se destacar no mercado, é essencial que a empresa invista em seu maior ativo: os colaboradores.

É importante ter em mente que, ao desenvolver a comunicação interna da sua companhia, você não só aumenta a produtividade e motivação da força de trabalho como também melhora a gestão da organização.

As pessoas que compõe a sua empresa não trabalham apenas para receber um salário, elas buscam reconhecimento e valorização, querem se sentir parte da organização e saber tudo que acontece nela.

A forma mais garantida de melhorar esta parte tão estratégica para a companhia é apostar em uma ferramenta de comunicação interna completa, que possibilite a interação entre a equipe e uma melhor gestão dos funcionários.

Quer entender um pouco mais sobre os motivos para investir em uma ferramenta de comunicação interna? Então continua acompanhando o nosso artigo!

Por que a comunicação interna é tão importante?

Antes de apresentar os motivos para você investir em uma ferramenta de comunicação interna, queremos falar mais uma vez sobre a importância desse setor para a sua empresa.

Por melhor que sejam seus produtos ou serviços, se não houver uma comunicação interna eficiente, você pode perder seus colaboradores mais qualificados, assim como muitos clientes.

Isso porque, uma comunicação ineficaz entre colaboradores, e entre gestores e funcionários, pode ocasionar inconsistências nas informações, pouco trabalho em equipe, falta de motivação e atraso nos processos.

Garantir a comunicação interna eficiente é fundamental para sua empresa crescer e se manter destacada no mercado frente a concorrência.

Por essa razão, separamos 3 argumentos definitivos para você entender a importância de uma comunicação interna de qualidade. Veja como este recurso pode trazer melhorias decisivas para sua empresa.

Evita a rádio peão e as suas consequências

A rádio peão são aquelas conversas que os funcionários têm uns com os outros, informalmente, no ambiente de trabalho.

Esse tipo de diálogo é responsável, muitas vezes, por gerar fofocas e especulações na empresa.

Cabe dizer que isso pode causar vários danos aos relacionamentos, à visão que os colaboradores têm da organização e ao trabalho em equipe.

A rádio peão frequentemente surge como resultado de uma comunicação interna inadequada.

Isso ocorre quando os gestores não passam informações com clareza aos funcionários, sendo que é do interesse de cada colaborador saber o que acontece com a empresa, os trabalhadores recorrem aos colegas em conversas informais.

Vale ressaltar que isso é muito perigoso, pois pode gerar boatos a respeito da organização e fazer circularem informações totalmente erradas.

Diminui os ruídos na comunicação

Uma informação que é passada de pessoa a pessoa, verbalmente, corre um sério risco de chegar ao final totalmente modificada.

Isso ocorre porque as pessoas são diferentes, tem culturas diferentes e, portanto, podem interpretar uma informação de forma distinta e assim passá-la a outros.

Como resultado, pode-se ter trabalhos inadequados e prazos não cumpridos.

Por esse motivo, é essencial que você passe as informações com total clareza a cada pessoa que precisa ser comunicada.

Possibilita maior colaboração e integração das equipes

Um dos principais objetivos da comunicação interna é integrar as pessoas que fazem parte da empresa.

Quando todas as pessoas tem suas funções e metas definidas de forma clara, acompanham o desenvolvimento do trabalho dos colegas e conhecem todas os processos da empresa, o trabalho equipe é fortalecido.

Para que os objetivos da empresa sejam alcançados, é fundamental que todos trabalhem de maneira integrada.

Como você pode ver, uma comunicação interna eficiente tem papel fundamental na administração estratégica do seu negócio. Por meio dela, você retém ótimos funcionários, melhora os processos e a produtividade, aumentando consequentemente seus lucros.

Motivos para sua empresa investir em uma ferramenta de comunicação interna

Otimiza a comunicação

Apostar em uma ferramenta de comunicação interna é a melhor forma de melhorar a comunicação não só entre a equipe, mas também entre os colaboradores e os gestores.

Ao investir neste tipo de ferramenta, você possibilita que seus funcionários possam interagir, de forma rápida, com uma pessoa ou com vários contatos ao mesmo tempo.

Este recurso é excelente para discutir assuntos relativos a projetos sem ter que fazer uma reunião formal que demanda tempo e espaço, por exemplo.

Outra vantagem do sistema, é que os colaboradores podem discutir assuntos corporativos por mensagens de texto sem precisar sair de sua estação de trabalho ou gastar com ligações telefônicas.

Possibilita gestão eficaz

Ao investir em uma ferramenta de comunicação interna, além de realizar o cadastro de todos os funcionários, é possível, também, centralizar a gestão com os administradores do sistema e, com isso, coordenar permissões de acesso que estes colaboradores terão a determinados arquivos.

Outro ponto relevante é que uma ferramenta de comunicação interna permite que o gestor acesse o histórico de conversação e de transferência de arquivos, tendo mais controle sobre o trabalho da equipe.

Aumenta a produtividade

Não é segredo para ninguém que pessoas motivadas e engajadas produzem muito mais.

Quando a comunicação interna é eficiente, o clima organizacional é saudável, as informações circulam de forma clara e transparente. Nesse cenário, a produtividade é uma consequência natural.

Utilizar uma ferramenta voltada para comunicação interna é essencial para aumentar a produtividade do time, já que possibilita transferência de arquivos com rapidez e, ainda, conta com recursos como agenda de compromissos individuais e, também coletivos, que pode ser consultada por toda a equipe.

A possibilidade de postar comunicados em um mural eletrônico também impulsiona uma comunicação mais eficiente, moderna e sustentável na companhia.

Estimula a troca de ideias

Quando o ambiente de trabalho incentiva a colaboração, o trabalho em equipe é mais eficiente e os resultados são ótimos.

Uma ferramenta de comunicação interna que permita aos colaboradores trocarem mensagens entre si por meio de um chat da empresa, é extremamente útil para unir os colaboradores e criar um melhor ambiente de trabalho.

Por exemplo, quando um funcionário necessitar de alguma informação, ele não precisará telefonar ou se dirigir a outro setor, perdendo tempo e parando sua produção, bastará utilizar a ferramenta.

Além disso, por meio desse recurso, os trabalhadores podem trocar ideias e opiniões a respeito do trabalho, criando amizades, melhorando os procedimentos e sugerindo melhorias à empresa.

Na hora de escolher essa ferramenta, opte por um modelo que também esteja disponível para dispositivos móveis.

Assim, você possibilita que seus funcionários levem a empresa para onde estiverem, podendo enviar e receber mensagens de texto, além de conseguir ler todas as publicações da ferramenta com apenas um clique.

Conseguiu compreender a importância de investir em uma ferramenta de comunicação interna? Acompanhe o avanço da tecnologia e atualize já a comunicação interna da sua empresa!

Você já faz uso de alguma ferramenta de comunicação interna no seu negócio? Conte pra nós sua experiência deixando um comentário!

Conheça o Mais Comunicador, uma ferramenta que tem todos os recursos para garantir a eficiência da comunicação interna e externa da sua empresa.