3 motivos para eliminar o Skype em sua empresa e adotar um chat corporativo

Encontrar formas eficientes e de baixo custo para facilitar a comunicação dos colaboradores de sua empresa, seja entre si, com parceiros ou colaboradores, é fundamental para aumentar a produtividade. Isso porque, muitas vezes, o tempo gasto com o desenvolvimento de e-mails, tentativas incessantes de contato telefônico malsucedidas e até mesmo com o deslocamento entre setores, pode prejudicar, em muito, a produtividade e o cumprimento das atividades por seus colaboradores.

Diante a isto, muitas empresas recorrem ao uso do Skype, ferramenta de troca de mensagens instantâneas e realização de contatos em áudio gratuitos entre IDs, além de permitir a ligação para aparelhos telefônicos. Contudo, nem apenas vantagens trazem este recurso. Pelo contrário! Por ter seu uso frequente como comunicador pessoal, a ferramenta pode gerar mais problemas que trazer soluções. Conheça os motivos para eliminar o Skype em sua empresa e optar por um chat corporativo:

A ferramenta é utilizada para fins pessoais

Por ser uma ferramenta de uso pessoal, eliminar o Skype pode ser um fator considerável para melhorar a rotina na empresa. Ao disponibilizá-la para os seus funcionários você poderá notar uma queda expressiva na produtividade, já que é possível que eles mantenham contato assíduo com amigos, familiares e, assim, não consigam concluir as tarefas. É claro que você não deve ser radical, mas é preciso deixar claro a eles que há hora para cada coisa e as ferramentas de trabalho não devem ser misturadas com as de comunicação para o lazer.

Mesmo que você crie IDs com endereços de e-mail corporativo, nada assegura que o colaborador adicione seus contatos pessoais na ferramenta. Por isto, o ideal é contar com um chat corporativo para assegurar que as atividades não deixarão de ser cumpridas pela falta de comprometimento ou mesmo pela distração destes funcionários.

Impossibilidade de criar regras de utilização p****ersonalizadas

Definir um nível de hierarquia de contatos é imprescindível para disponibilizar ferramentas que contribuam com a boa comunicação entre os colaboradores e demais públicos da organização. Com o Skype esta tarefa é impossibilitada ou mesmo restrita, o que dificulta a gestão e até mesmo o controle de uso da ferramenta.

Com um chat corporativo a sua empresa consegue definir grupos de permissão e acompanhar, sempre que preciso for, as conversas realizadas entre os colaboradores e demais públicos necessários.

Instabilidade e desconfiança sobre a segurança das informações de sua empresa

Com o Skype qualquer colaborador pode realizar a transferência de arquivos e informações sigilosas de sua empresa. O pior é que não há um controle eficiente por ela que garanta a segurança de dados. Por isso, não há o que refletir sobre as dúvidas entre manter o Skype ou contratar um comunicador interno seguro para a sua empresa. Afinal, informações certas nas mãos de pessoas erradas podem prejudicar consideravelmente o andamento do seu negócio!

Para quem busca uma boa alternativa ao eliminar o Skype na empresa, não há com o que se preocupar. Hoje o mercado conta com opções tão eficientes ou mais para manter a comunicação entre os stakeholders sem afetar a produtividade do negócio ou a segurança da informação.

E você, já conta com ferramentas de alta performance para facilitar a comunicação entre colaborador e mesmo com cliente ou fornecedores, sem impactar na produtividade? Quais as grandes dificuldades encontradas para manter esta comunicação alinhada e a lucratividade em alta? Compartilhe suas experiências conosco através dos comentários!