4 motivos para adotar um chat corporativo

Se você é do tipo de profissional que não gosta ou não pretende se adaptar à tecnologia, temos uma notícia para você: os benefícios dos quais você está abrindo mão são inúmeros! O avanço da tecnologia permite que os processos nas empresas sejam incrivelmente mais ágeis e acertados, reduzindo — e, muitas vezes, até eliminando — falhas do dia a dia. E uma das ferramentas que a tecnologia trouxe são os comunicadores, ou chats corporativos. No post de hoje você vai entender por que esses softwares podem ser verdadeiros aliados da sua empresa. Ficou curioso? Então confira!

O que é o chat corporativo

Um chat corporativo é um software que permite aos colaboradores diversas ações que otimizam o trabalho. Entre elas está o envio de mensagens de texto instantâneas e o histórico dessas mensagens para sanar possíveis dúvidas futuras, além de tópicos para fórum etc. Alguns softwares permitem, ainda, a divisão de funcionários por setor, murais eletrônicos, entre muitas outras facilidades. Um dos grandes benefícios do chat corporativo é a possibilidade de acesso de qualquer lugar, desde que haja um computador ou qualquer outro dispositivo móvel conectado à internet.

Motivos para adotar um chat corporativo

Agilidade na comunicação

Com a implantação de um chat corporativo a comunicação empresarial se torna incrivelmente mais eficiente e rápida. Imagine que a sua empresa funcione, por exemplo, em três andares de um prédio. Para que um funcionário do primeiro andar se comunique com outro do segundo ou terceiro, será necessário escrever um e-mail (o que muitas vezes não oferece resposta imediata); ou então fazer uma ligação, que, dependendo do que o outro profissional estiver fazendo (caso esteja atendendo uma outra ligação, por exemplo), ele não poderá atender.

Entretanto, se a empresa conta com um chat corporativo, é possível enviar mensagens instantâneas, que agilizarão — e muito! — o processo. Lembre-se: tempo é dinheiro, por isso não há tempo a perder!

Melhoria nos processos

Com a agilidade na comunicação, consequentemente os processos da empresa são melhorados. Se um funcionário está trabalhando de outro local fora da empresa, por exemplo, ainda assim ele pode ter acesso a dados e contato com os outros funcionários. Além disso, a circulação de informações pela empresa é otimizada e fortalecida, uma vez que os programas oferecem murais digitais para avisos etc.

Agilidade na tomada de decisões

Na maioria das vezes, em empresas que não trabalham com um chat corporativo, a tomada de decisões tende a ser demorada, já que é necessário organizar reuniões presenciais, entre outros processos. No entanto, com um chat corporativo, existe a possibilidade de realizar discussões através dos fóruns, o que otimiza incrivelmente a agilidade na tomada de decisões. Com isso, os colaboradores têm mais tempo para se focarem em outras questões mais importantes e que demandem mais tempo e atenção.

Redução de ruídos de comunicação

Quando a empresa conta com um chat corporativo eficiente, a redução de ruídos é certa. Isso porque o sistema oferece acesso ao banco de dados com facilidade e também ao histórico de mensagens — o que permite que os colaboradores possam consultar alguma informação, mesmo algum tempo depois de ela ter sido transmitida. Além disso, através da possibilidade de criar e compartilhar uma agenda, é possível deixá-la aberta para que os outros colaboradores possam checar os seus horários disponíveis para alguma atividade, por exemplo.

Estes são apenas alguns dos motivos que você tem para implantar o chat corporativo na sua empresa. Além deles, certamente existem muitos outros que você vai descobrir ao longo do tempo.

E então, está convencido de que este investimento só te trará benefícios? Se você ainda tem alguma dúvida não deixe de escrever para nós através dos comentários!