Como a motivação dos colaboradores ajuda no crescimento da empresa?

Você pode até pensar que a receita no final do mês é o ponto mais importante da sua empresa, entretanto, existe outra parte dela que merece importância igual — ou talvez até maior. Estamos falando do seu capital humano. Isso mesmo: as pessoas que trabalham todos os dias na sua empresa é que são a parte mais importante dela. E você sabe por que? Porque sem os funcionários não existiria empresa, nem produção e, muito menos, lucro.

E como fazer para valorizar a cada dia os seus colaboradores para que eles continuem trabalhando engajados no seu negócio? Através da motivação! Continue acompanhando e confira como a motivação dos colaboradores ajuda no crescimento da sua empresa!

Funcionários desmotivados produzem menos

Quem você acha que seria mais empenhado no trabalho? Aquele funcionário que é feliz por trabalhar na empresa, se empenhando e se sentindo realizado e valorizado, ou aquele que está ali somente porque precisa pagar as contas? A resposta é obvia, não é mesmo? Quando você motiva os seus funcionários você não está fazendo favor a eles e muito menos perdendo tempo ou dinheiro. Pelo contrário: você está investindo em uma atitude que trará retorno mais do que positivo para o seu negócio!

Funcionários satisfeitos são o melhor marketing “boca a boca”

Sim, fazer marketing é caro. Publicar em jornais e revistas, televisão e até mesmo investir em marketing digital certamente será mais caro do que ter funcionários satisfeitos e felizes espalhando por ai como trabalhar na sua empresa os deixa contentes, concorda? E o melhor de tudo é que quando a informação vem de alguém de dentro, ou seja, alguém que convive todos os dias com a sua empresa, ela se torna ainda mais verdadeira para quem escuta.

Quando você mantém funcionários satisfeitos e felizes eles serão uma importante ponte entre o seu negócio e o mundo lá fora. Eles comentarão com familiares e amigos, que por si só também comentarão com outras pessoas e por ai vai. A sua empresa vai se tornando cada vez mais conhecida e a reputação dela só tem a ganhar.

Funcionários transmitem a cultura da empresa

Trabalhar com funcionários motivados faz com que eles carreguem consigo a cultura da sua empresa e se orgulhem dela. Eles passarão essa cultura não só para os novos funcionários que estão por vir, mas também para as pessoas de fora. Como você prefere ter uma imagem de seus colaboradores por ai: pessoas realizadas e satisfeitas ou pessoas frustradas, cansadas e desmotivadas? Lembre-se de que os seus colaboradores carregarão a sua marca, portanto, permita que a imagem seja a melhor possível!

Funcionários motivados se comunicam melhor

É muito importante que a comunicação seja clara e aberta dentro do negócio. E quando os colaboradores são motivados constantemente, eles se tornam mais propensos a se comunicar — não só com os colegas do setor deles, mas também com todos os outros colegas. Sendo assim, não deixe de oferecer uma ferramenta que facilite cada vez mais essa comunicação!

Viu só? Quando você motiva os seus funcionários não é só eles que têm a ganhar! A sua marca também contará com muitos pontos positivos! Você tem alguma sugestão para compartilhar com a gente? Deixe o seu comentário.