/ Inside Sales

Metas de vendas: saiba hoje como calcular e engajar a sua equipe

Quando falamos em equipes de vendas , muitas vezes pensamos em vendedores obcecados em alcançar resultados e, às vezes, vemos isso com um olhar negativo. Mas a verdade é que ter metas de vendas estabelecidas é essencial para alcançar o sucesso.

No artigo de hoje vamos te mostrar a importância das metas de vendas, como calculá-las e como engajar sua equipe através dela.

Ficou interessado? Então continue a leitura!

A importância de estabelecer metas de vendas

Na nossa vida como um todo, se não temos definido de forma clara onde queremos chegar, qualquer lugar que alcançarmos estará bom.

Nisso consiste a grande importância de se definir metas de vendas. Elas mostram à sua equipe o que é esperado dela e onde ela deve chegar.

Estabelecer metas de vendas vai te ajudar a manter a sua equipe motivada e engajada em torno dos objetivos determinados.

Algumas empresas possuem a ganância de alcançarem patamares elevados de uma vez só, sem respeitar o processo de vendas que existe por trás do sucesso.

Existem algumas também, por outro lado, que até entendem a importância do passo a passo, mas não conseguem determiná-los de forma clara para a sua equipe.

Por isso escrevemos esse artigo! Queremos te ajudar a entender como calcular as metas de vendas e como engajar a sua equipe para que os resultados esperados sejam atingidos.

Para começarmos, é importante entendermos que cultura organizacional não é a mesma coisa que metas.

É importante ter uma cultura voltada para resultados , mas ela não garante que esses resultados sejam alcançados.

A cultura pode ser entendida como a conduta, não necessariamente escrita, que rege as atitudes e os comportamentos dos colaboradores.

Já as metas de vendas vão priorizar os pontos mais importantes da cultura criando a mensuração desses pontos.

Assim, com essa mensuração, você vai saber se está chegando no seu objetivo de forma mais clara.

Como calcular as metas de vendas

Depois de entender como ter metas de vendas é importante, precisamos saber como calcular essas metas, não é mesmo?

Continue conosco para saber mais.

Aqui, vamos destrinchar um passo a passo de como definir as metas de vendas da sua equipe.

  • 1º passo: faça uma análise histórica

A análise histórica é importante para você conhecer a sua empresa, conhecer os altos e baixos que já foram vivenciados e quais os resultados já foram atingidos.

Caso o contrário, corre o risco de você estabelecer metas que não são compatíveis com a sua realidade e que, provavelmente, nunca serão alcançadas, o que irá gerar apenas frustração.

Para fazer essa análise, busque todos os dados existentes ao longo dos anos, como por exemplo, o faturamento obtido a cada mês, o número de vendas concretizadas, o nível de satisfação do cliente com o serviço ou produto e os pontos de melhoria levantados. Saiba como foi o desempenho da sua empresa.

Se você ainda não possui alguma forma de medir esses pontos citados, agora é hora de implementar ferramentas para isso.

Esses são pontos chave para ajudar o seu negócio a identificar pontos falhos e direcionar esforços em busca do crescimento.

  • 2º passo: leve em consideração as comissões

Sabemos que quando se trata de metas de vendas, as comissões são muito motivadoras.

Por isso, na hora de determinar as metas de vendas é muito importante levar em consideração as comissões que serão entregues.

Imagine a seguinte situação: você estabelece uma meta de faturamento alta e com muito trabalho consegue atingi-la.

No entanto, você não fez o cálculo do quanto seria gasto em comissão e nem dos outros custos envolvidos. Quando as contas são feitas, você acaba ficando no prejuízo apesar das boas vendas.

Sendo assim, é essencial pensar e estipular anteriormente as comissões de vendas.

  • 3º passo: conheça o mercado no qual está inserido

Novamente, estabelecer metas de vendas condizentes com a sua realidade é muito importante para que elas sejam de fato atingíveis e não gerem frustração.

Uma meta que pode ser conservadora em um local, pode ser considerada ousada em outro.

Logo, estude o mercado no qual você está inserido para que você saiba como melhor aproveitá-lo.

Estabelecer metas de vendas é muito importante, mas se sua equipe não estiver engajada e motivada a buscar atingir esses resultados, de nada valerá.

Por isso agora queremos te ajudar nesse aspecto.

Como engajar a sua equipe em torno das metas de vendas

Depois de estabelecer a metas de vendas, é necessário fazer com que a sua equipe compre essa ideia junto com você.

Para conseguir alcançar esse objetivo, um ponto interessante é a cocriação. Através dela seus colaboradores constroem a meta junto com você, o que gera um senso de responsabilidade maior.

Com esse senso mais aguçado, cada membro da equipe se sentirá parte das metas de vendas e por esse motivo será muito mais empenhado em alcançá-las.

Afinal, a meta não foi imposta. Ele participou da criação dela.

Além da cocriação, temos outras formas de motivar sua equipe. Fique atento ás nossas dicas:

  • Dê feedbacks constantemente

O feedback é importante para que o colaborador se atente ao trabalho que tem desempenhado.

Nesse sentido, é essencial estabelecer uma cultura de feedback. Dessa forma, ele poderá saber exatamente onde precisa melhorar, além de receber o reconhecimento direto pelas boas coisas que tem feito.

  • Tenha uma comunicação interna clara

Para atingir esse objetivo, busque ferramentas de comunicação interna que vão te auxiliar.

Uma comunicação interna eficaz aumenta a produtividade, fortalece a cultura e direciona a empresa na busca pelos seus objetivos.

  • Realize treinamentos

Para alcançar metas de vendas, os vendedores precisam de capacitações específicas frequentes, que mantenha-os bem treinados para as vendas.

Proporcione treinamentos sobre neurovendas, técnicas de vendas e como fazer um atendimento excelente.

  • Utilize de gamificação

Usar de elementos dos games em outros contextos é extremamente útil para engajar e motivar a equipe.

A gamificação tem sido um grande aliado das empresas nesse sentido por tirar boa parte da pressão que envolve bater metas, deixando o ambiente empresarial mais leve e divertido.

Por isso, não deixe de utilizar essa ferramenta no seu negócio.

Para que o seu negócio tenha sucesso, estabeleça metas de vendas e utilize ferramentas para engajar a sua equipe na busca por resultados cada vez maiores. Uma excelente forma de manter sua equipe motivada é através do Endomarketing, leia: Entenda ainda hoje o que é endomarketing e por que utilizá-lo!

Fernanda Fonseca

Fernanda Fonseca

Como Relações Públicas e CMO da Mais.im, meu desafio diário é entender como a comunicação pode ajudar (ou não) as empresas, mais especificamente os processos de Customer Success.

Leia Mais