Melhores práticas para motivar o time da sua empresa com a comunicação interna

Para motivar seus funcionários, muitas empresas ainda apostam nas recompensas relacionadas a produtividade, esquecendo-se de que, embora essa seja, sim, uma das alternativas para conseguir conquistar o foco e a atenção dos colaboradores, nem sempre é a mais eficaz. Isso porque, nos últimos anos, o mercado de trabalho tem enfrentado uma mudança significativa no que diz respeito ao perfil do trabalhador. Hoje, as pessoas buscam cada vez mais qualidade de vida e um ambiente corporativo atrativo, antes mesmo de pensar em dinheiro.
Dessa forma, as empresas se veem obrigadas a mudar as práticas e rever todos os seus conceitos sobre motivar os funcionários. Se antes a impessoalidade era uma das características mais marcantes na maioria das organizações — principalmente quando nos referimos aos chefes e subordinados — hoje a aproximação entre todos os funcionários se mostra como a chave para o sucesso. Mas como fazer isso? Dentre todas as alternativas e ações necessárias para motivar os colaboradores, a comunicação interna certamente é um fator indispensável. Nesse post, você vai conferir algumas práticas de comunicação interna muito eficazes. Confira!### **Comunicação interna para todos**

A comunicação deve ser entendida como uma ponte que irá conectar a empresa a todos os seus departamentos e níveis hierárquicos. De nada adianta um profissional do nível operacional se esforçar para concluir suas tarefas, se ele não recebe um respaldo de seu supervisor direto e, principalmente, dos gerentes ou diretores da empresa. Portanto, o comprometimento com a comunicação interna deve começar de cima para baixo, justamente para que todos reconheçam a importância do processo e, consequentemente, se motivem para torná-lo uma prática do dia a dia.

### **Presença acima de tudo**
A impessoalidade é um vício corporativo que vem sendo reforçado pelas novas tecnologias. Envia-se e-mail para tudo: marcar um almoço, delegar tarefas, dar parabéns. Evidentemente, o uso dessas tecnologias é indispensável para o desenvolvimento da comunicação interna, afinal, elas cumprem um papel importante em toda a logística organizacional, mas é fundamental manter um relacionamento aberto acima de tudo. A comunicação face a face é um elemento crucial para motivar, pois possibilita o sentimento de pertencimento ao grupo e, principalmente, de interatividade.
### **A importância de dar feedback**

O feedback é sempre positivo, mesmo quando negativo. Mostrar para um profissional que ele está no caminho certo pode ajudá-lo a despertar um sentimento de realização, mas apontar falhas também é uma forma de ensiná-lo um pouco mais sobre a sua área de atuação. E pode ter certeza: qualquer profissional gosta de críticas construtivas. Portanto, sempre que possível, utilize os veículos de comunicação interna para enviar relatórios sobre desempenho. Não se esqueça de conciliar isso tudo com a comunicação face a face, conforme vimos anteriormente.

Coesão como fator motivacional

Por fim, é importante lembrarmos de que um dos principais objetivos da comunicação interna é o estabelecimento de um ambiente corporativo coeso, em que todos os níveis organizacionais entendam perfeitamente as metas e objetivos da empresa, e sigam no mesmo caminho. Esse certamente é um dos maiores elementos motivacionais conquistados com a comunicação, pois uma empresa que está unida, dificilmente enfrentará os famosos ruídos e, consequentemente, erros decorrentes de falhas comunicacionais. Isso sem contar o fato de que, através da coesão, é possível sempre identificar as dificuldades e os desafios do outro.

Portanto, trabalhe na sua comunicação interna e procure motivar sempre seus profissionais para otimizar o relacionamento e o sucesso do seu negócio! Você ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Conte pra nós através dos comentários!