Como melhorar a relação entre os funcionários da empresa

Ter uma boa equipe já é um grande passo para que a sua empresa alcance o sucesso. No entanto, para que tudo funcione da melhor maneira possível é necessário que a relação entre os funcionários seja a melhor possível.

De nada adianta que os seus funcionários tenham uma boa relação com você, gestor, se entre eles as coisas são diferentes. Isso porque os funcionários estarão juntos todos os dias, sempre trabalhando em atividades conjuntas e que demandam harmonia.

Uma empresa é formada por várias pessoas diferentes, cada uma tem sua personalidade e sua cultura, conciliar todas e fazer com que convivam em harmonia é um desafio, principalmente quando o número de funcionários é grande.

As relações interpessoais entre os colaboradores tem um grande impacto sobre a produtividade e o clima organizacional, por isso é tão importante que o gestor consiga garantir que todos tenham um bom relacionamento.

Mas afinal, existe uma maneira de melhorar essa relação entre os funcionários? A resposta que trazemos é que sim, não apenas uma, mas várias estratégias para criar uma relação entre os colaboradores da sua empresa. Quer conferir algumas delas? Acompanhe o nosso post.

Não seja um chefe, seja um líder

Antes de interferir nas relações entre os funcionários da sua empresa, o gestor precisa refletir sobre sua postura e sobre o que ele transmite aos colaboradores. Além de precisar ter um bom relacionamento com todos da equipe, o gestor deve ser aberto ao diálogo e se preocupar com as pessoas, de verdade. Ele precisa ser um líder e não um chefe.

O chefe comanda, impõe ordens e é autoritário. Todas as decisões são tomadas por ele e o foco é voltado somente para resultados e lucros. São pessoas temidas e seus funcionários têm medo de expor problemas na empresa e, consequentemente, suas resoluções não são eficazes. O chefe joga a culpa dos fracassos nos funcionários e se vangloria quando algum objetivo é alcançado.

Já o líder, não comanda, ele conduz e inspira pessoas. É um motivador e mostra o caminho que a empresa deve percorrer e percorre junto com seus funcionários. Não precisa ser autoritário e nem impor medo, pois os colaboradores o respeitam. O líder não é focado somente em resultados e lucros, ele também se preocupa com a melhor maneira para a equipe conseguir atingi-los.

Divide as responsabilidades e os sucessos. É aberto ao diálogo, o que torna a empresa mais eficiente. Respeita as dificuldades de cada um e trabalha de forma a ajudar a superá-las. Ele busca conseguir o melhor de cada um da equipe.

Estimule o trabalho em equipe

A melhor forma de integrar os colaboradores é estimulando o trabalho em equipe, mas é preciso muito cuidado, pois uma equipe tem a mesma diversidade de pessoas da empresa, que gera conflitos.

Para garantir a eficiência do trabalho em equipe, conheça bem os colaboradores e identifique e valorize o que cada um faz de melhor, acompanhe de perto o desenvolvimento das tarefas e dê feedbacks o tempo todo.

Incentive o happy hour

Os eventos happy hour são uma ótima maneira de reunir os colegas de trabalho em um momento e ambiente que não seja o do escritório. Isso faz com que os colaboradores fiquem mais à vontade, conversem sobre outros assuntos e criem uma relação de amizade.

Incentive essa prática seja através de convênios com algum bar ou restaurante próximo à empresa, ou então, quem sabe, liberando os funcionários meia hora antes do horário pelo menos uma vez ao mês, caso seja possível. Com isso, você não só incentivará a boa relação entre os funcionários, mas também fará com que eles se apaixonem ainda mais pela empresa.

Ofereça um bom sistema de comunicação

Para que a relação entre os colaboradores seja realmente boa, é essencial que haja uma boa comunicação, não é mesmo? É preciso evitar ruídos de comunicação, informações mal compreendidas ou atrasos na veiculação de informações. É fundamental que a comunicação entre os colaboradores, e a de cada colaborador com os gestores seja eficiente.

Para isso, optar por um comunicador interno é a solução ideal. Esse tipo de sistema trará mais agilidade para a comunicação empresarial, diminuindo erros e otimizando o tempo e trabalho dos funcionários.

Além disso, o comunicador interno será uma forma de registrar e ter controle sobre todas as comunicações que são feitas no ambiente corporativo e poderá ser acessado de qualquer lugar em que o colaborador estiver.

Promova uma cultura colaborativa

É interessante que os funcionários saibam que podem e devem contar uns com os outros e que quando se trabalha junto, tudo tende a ser mais otimizado, desde que cada um faça a sua parte com determinação.

Disseminar uma cultura colaborativa é fazer com que os funcionários enxerguem essa importância de trabalhar em equipe. Para isso, não só incentive, mas também pratique você mesmo. Não é por que você é o líder que não pode oferecer ajuda a algum funcionário, não é mesmo?

Mostre que todos podem se ajudar e aprender uns com os outros. Afinal, nunca se sabe tanto que não seja possível aprender alguma coisa a mais, não é mesmo?

**Saiba mediar conflitos **

Mesmo que os gestores se esforcem para garantir uma boa relação entre os funcionários, nenhuma empresa está livre de enfrentar conflitos e é fundamental saber lidar com eles. Essas situações, por menores que sejam, acabam minando o ambiente de trabalho, criando insatisfação e tensão entre colaboradores.

Consequentemente, a produtividade diminui e, tanto empresa quanto colaboradores, saem prejudicados.

Os conflitos corporativos devem ser resolvidos o quanto antes e de forma eficiente. A mediação é um processo muito útil nesse contexto. Quando realizada por um profissional capacitado, que não tome partido de nenhum lado e promova o diálogo, ela não só acaba com os conflitos, mas também traz benefícios para a sua empresa, sendo uma ótima oportunidade para identificar falhas e melhorar processos.

Garantir uma boa relação entre os funcionários faz com que menos erros ocorram na empresa e o ambiente se torne mais agradável. Todo mundo sabe que é muito mais motivador e inspirador trabalhar em um espaço onde todos se dão bem, se ajudam e podem contar uns com os outros.

Então invista nisso e faça com que os seus funcionários realmente amem o que fazem e o lugar onde trabalham!

Confira também o nosso post “Como ter um ambiente corporativo que estimule a criatividade” e deixe o seu comentário contando como você faz para manter uma boa relação entre os seus funcionários!