4 dicas para melhorar a comunicação interna em pequenas empresas

Independentemente de a sua empresa ser uma multinacional ou uma sorveteria de bairro com 5 funcionários, a comunicação interna deverá sempre ser valorizada. Isso porque uma comunicação clara e eficiente é capaz não só de evitar erros, mas também de agilizar processos e tomadas de decisões e pode vir até a evitar crises de imagem.

Imagine que você é o dono da sorveteria de bairro que citamos e o seu funcionário recebe um cliente que, depois de tomar o sorvete, chegou até o balcão para pagar e solicitou uma maquininha de cartão. Você, inclusive, já encomendou as maquininhas, mas elas ainda não chegaram. Se o seu funcionário já sabe dessa informação ele pode, prontamente, pedir desculpas ao cliente e informar que em breve essa modalidade de pagamento estará funcionário. Entretanto, se ele não sabe, ficará sem graça diante do cliente que, muito provavelmente, sairá da sorveteria chateado e até mesmo com uma imagem negativa do seu estabelecimento.

Citamos este exemplo apenas para que você possa entender um pouco mais sobre a importância da comunicação interna para qualquer negócio. Agora vamos ao que realmente interessa: continue acompanhando e confira as nossas dicas para melhorar a comunicação interna da sua pequena empresa!

Adote um mural de recados

Você acha essa dica “amadora” demais? Pois acredite: se a sua empresa é pequena e conta com poucos funcionários, ela pode ser de grande valia! Que tal colocar um mural de recados em um lugar estratégico do seu negócio, para que todos possam deixar avisos importantes? Podem ser comunicados dias de folgas de funcionários, dias e horários de recebimento de mercadoria, horários de funcionamento diferenciados para feriados, etc. Por mais simples que essas informações sejam, se elas passarem despercebidas poderão causar inconvenientes para a empresa que podem — e devem — ser evitados.

Faça reuniões gerais de tempos em tempos

Uma prática que vem sendo muito utilizada por empresas novas é a de realizar, de tempos em tempos — pode ser mensalmente, por exemplo — uma reunião geral com o time de funcionários para explicar metas, avanços, coisas que precisam melhorar, situações que não foram legais etc. É importante mostrar aos seus colaboradores que você se importa com eles e quer mantê-los atualizados. Teste a frequência ideal para realizar essas informações — dependendo do tamanho e tipo do seu negócio — e deixe essas informações sempre claras.

Aposte em comunicadores internos

Você está achando que os softwares de comunicação são apenas para as grandes empresas? Pois é ai que você se engana! Não só se engana como também está perdendo uma excelente oportunidade de otimizar os processos do seu negócio. No mercado existem diversos softwares e com os mais variados planos e, com certeza, um deles vai ser ideal para você. Esses sistemas oferecem troca de mensagens instantâneas, mural digital, organização de agendas etc. Tudo para que a comunicação interna do seu negócio saia na frente da concorrência!

Tenha uma comunicação clara

De nada adianta você contar com a tecnologia e as ferramentas necessárias para uma boa comunicação se você não souber se comunicar bem com a sua equipe. Seja para passar feedbacks, orientar sobre atividades etc., saber se comunicar de forma clara é essencial para que a sua mensagem seja bem compreendida. Portanto, se você não tem essa habilidade busque desenvolvê-la. Faça cursos para saber se expressar bem e, se necessário, faça aulas de dicção. O importante é estar seguro de ter uma boa comunicação com a sua equipe!

E então, que tal implantar essas dicas na sua pequena empresa? Não deixe de voltar aqui e contar para nós os resultados! E se você também tem alguma dica interessante, compartilhe com a gente, nós também queremos aprender com você!