Por que melhorar a comunicação entre setores ajuda sua empresa a crescer?

Alguns anos atrás a comunicação entre os setores de uma empresa não era vista como essencial e isso acabava gerando alguns problemas, como lentidão na resolução de imprevistos, processos mal resolvidos e explicados, informações atravessadas etc. Hoje, com a evolução não só da comunicação, mas também das maneiras de gerenciar e guiar equipes, esse cenário mudou. A comunicação é vista hoje, por grande parte das empresas, como uma esfera muito importante no que se refere a agilidade e resolução de projetos.

É preciso estar conectado o tempo todo e não só as pessoas de uma mesma equipe, mas todos os setores da empresa, precisam estar conectados e trabalhando juntos. Continue acompanhando o nosso post e confira por que você deve melhorar a comunicação entre os setores da sua empresa para que ela possa crescer:

Agilidade nos processos

Não é mais possível esperar horas ou mesmo dias para resolver determinado problema. Hoje, as pessoas estão, mais do que nunca, ávidas por resoluções instantâneas e atendimento rápido. Nenhum cliente suporta, por exemplo, ter que esperar dias para ter um problema resolvido, concorda? Isso gera insatisfação e frustração e, por isso, é muito importante manter todos os setores da empresa conectados e trabalhando juntos para solucionar tanto demandas internas quanto externas.

Muitas vezes, para que um problema seja resolvido no setor X, um funcionário precisa de uma informação ou assinatura de alguém do setor Y e por ai vai. Quando você possibilita uma comunicação eficiente entre esses setores, os processos são agilizados e os problemas resolvidos muito mais rapidamente.

As falhas de comunicação são reduzidas

Falhas de comunicação ou mesmo uma informação que não foi transmitida a alguém que deveria podem gerar grandes atrasos e problemas para a empresa. Para evitar que essas falhas aconteçam, é extremamente importante criar uma integração entre os setores e estabelecer uma cultura de comunicação eficiente.

Uma estratégia interessante para isso é a adesão de um software de comunicação interna na empresa, que possa funcionar em qualquer lugar e setor, até mesmo nos celulares dos funcionários. Com isso, você agiliza e otimiza a comunicação, reduzindo consideravelmente as falhas e informações não transmitidas.

Comunicação eficiente ajuda na retenção de funcionários

As pessoas preferem trabalhar em uma empresa que preza pela boa comunicação e se mostra transparente na hora de realizar comunicados. Isso chega a ser uma questão de motivação profissional, uma vez que os funcionários sentem que estão sendo valorizados e que podem contar com uma comunicação eficiente.

Em situações contrárias, em que os funcionários não ficam sabendo de comunicados referentes à empresa, onde há erros de comunicação que geram atrasos nas entregas etc., os profissionais vão se sentindo desvalorizados, afinal, se a própria empresa não fornece uma comunicação eficiente, como eles terão suporte para crescerem profissionalmente? Opte pela integração da comunicação e veja a retenção profissional aumentar na sua empresa!

Ter uma comunicação eficiente é muito mais do que oferecer um canal para que os funcionários possam conversar entre si: é manter uma cultura de comunicação, ter o hábito de transmitir todo tipo de informação sobre a empresa, mesmo que de coisas simples e ser transparente com os colaboradores. Empresas que pretendem crescer precisam estar sempre atentas a essa característica para se aprimorar sempre.

Você já vem pensando nisso? Como pretende otimizar a comunicação na sua empresa? Conte para nós através dos comentários!