Sua empresa pode melhorar a comunicação de profissionais em diversas lojas ou escritórios

Motivar os profissionais de uma empresa é sempre um grande desafio. Independentemente das condições de trabalho, salários e benefícios, fatores pessoais também influenciam consideravelmente no desempenho e engajamento dos colaboradores para com a sua empresa.

Quando se trata de empresas maiores, onde ter filiais ou colaboradores distribuídos em centros de negócios, lojas, escritórios ou até mesmo clientes é um fator comum, a comunicação interna requer ainda mais atenção para garantir não apenas a motivação dos profissionais, mas também o alinhamento das informações que impactarão diretamente nos resultados do seu negócio.

Para facilitar e melhorar o fluxo de informação e comunicação com, e entre, esses colaboradores, o uso da tecnologia e da criatividade se torna essencial. Confira como fazê-lo com maestria e praticidade:

Desenvolva informativos periódicos

Ter conhecimento do que se passa em sua empresa num todo, indepedentemente da loja, escritório ou quaisquer outras bareiras geográficas é fundamental para seus colaboradores. Dessa forma, além de eles terem as informações sobre o crescimento e posicionamento da sua sua marca, eles se sentirão mais próximos da organização e de seus colegas. Com isso eles se sentirão mais engajados ao perceber que fazem parte de um grande projeto: de uma grande organização.

Para isso, desenvolva periódicos informativos que levarão as notícias mais relevantes como resultados e outros acontecimentos importantes da sua organização a todos os colaboradores, independentemente de onde eles estejam. Pode ser uma revista,  jornal ou house organ impressos ou, com o apoio da tecnologia, digitalizados. Nesse último caso, os envios podem ser direcionados à caixa de entrada dos colaboradores, em aparelhos televisores, telões e até mesmo em um sistema de intranet, que permite a total mobilidade para o acesso à informação.

Invista em uma Intranet

Já citamos o sistema de intranet como um meio para a  divulgação de periódicos informativos em murais eletrônicos. Contudo, as possibilidade com esta plataforma são inúmeras. Além das notícias, com esta ferramenta é possível disponibilizar documentos necessários para o desenvolvimento das atividades, informações sobre aniversário de colegas de trabalho, lista de ramais, e-mails e outros dados importantes para agilizar o fluxo de comunicação entre os colaboradores.

Utilize uma agenda compartilhada

São inúmeros os benefícios de utilizar uma agenda compartilhada em sua empresa, principalmente quando o fluxo de funcionários está distribuídos em polos distintos. Com uma agenda eletrônica compartilhada, é possível verificar previamente a disponibilidade dos colegas e superiores para possíveis conferências (reuniões a distância). Dessa forma, você e seus funcionários poupam seu tempo tentando encontrar colegas que não têm disponibilidade para um contato imediato, e também o do outro colaborador, que pode estar ocupado para atendê-lo no momento, mas tem um horário livre algum tempo depois.

Que tal um comunicador interno exclusivo?

Comunicadores internos são extremamente eficientes. Muitos são utilizados no dia a dia, como o skype, por exemplo. Contudo, ter uma ferramenta dessas exclusiva aos seus colaboradores e públicos envolvidos aumenta a produtividade, além de conferir agilidade na comunicação.

Com o sistema é possível deixar mensagens rápidas, que podem ser respondidas imediantamente ou até mesmo deixar registrado para um retorno posterior, quando concluída outra atividade. Um outro benefício de ter comunicadores exclusivos é a possibilidade de gravar históricos de longa data, que pode ser utilizado posteriormente para relembrar ou até mesmo comprovar uma tratativa.

Redes sociais corporativas: modernidade engajadora para os colaboradores

As redes sociais são uma febre. Quem não está cadastrado em, pelo menos, uma? Contudo, utilizar as ferramentas genéricas podem acabar reduzindo a produtividade no trabalho. Considere implementar uma rede social corporativa para engajar os colaboradores distantes a fazerem parte das decisões em sua empresa, bem como motivar o relacionamento entre colegas e, consequentemente, a união e motivação.

A interface mais intuitiva, similar a de redes sociais utilizadas no ambiente pessoal, ajuda a motivar a colaboração, a opinião, a troca de ideias, dentre outros. Seja através de mensagens privadas, troca de informações em murais ou em fóruns de discussão, o importante é tornar a comunicação ainda mais fluida para o seu colaborador.

E aí, sua empresa já utiliza alguma destas ferramentas para estimular e melhorar a comunicação entre colaboradores que estejam em lojas ou escritórios distintos? Conte sua experiência nos comentários! Se você ainda não faz o uso destas facilidades, considere a utilização destes meios. A boa comunicação impacta em seus negócios diretamente. Aproveite as oportunidades!