Por que o marketing pessoal e sua carreira têm tudo a ver?

A imagem que um profissional transmite é de extrema importância para a sua carreira. Em um mundo cada vez mais competitivo, em algumas situações esta estratégia pode, inclusive, ser determinante em uma contratação ou promoção.

Cada pessoa tem suas diferenças, seja na forma de pensar e agir, na cultura ou princípios. Por isso, é fundamental destacar o potencial de cada uma.

Para isso, o profissional precisa conhecer muito bem suas competências e qualidades, só assim será possível disseminá-las. Esse autoconhecimento é muito importante para o sucesso de qualquer profissional.

Sendo assim, o marketing pessoal é uma ferramenta que tem como produto o profissional e sua carreira, envolvendo suas competências, habilidades, qualidades e a imagem que ele passa para as pessoas.

O marketing pessoal é utilizado para ajudar os profissionais a se destacarem mais nas empresas e no mercado de trabalho como um todo.

Mas, não se engane: isso não significa que você deve ficar falando sobre você o tempo todo. Até porque, isso pode parecer arrogante.

Quer saber mais sobre o marketing pessoal e como ele pode potencializar a sua carreira? Continue acompanhando o nosso artigo!

Cuide bem da sua carreira

A forma como você cuida da sua carreira é de extrema importância para se fazer notar em relação aos outros profissionais. Por isso, é importante presar sempre pela excelência no seu trabalho.

As suas experiências profissionais e a impressão que você deixa nas empresas por onde passa e nos seus colegas é justamente o que te faz ser notado. Além disso, a sua imagem te possibilita abrir novas portas.

Seja um bom profissional para não se queimar no mercado. Afinal, ninguém quer ser lembrado por ser enrolado ou fofoqueiro, não é mesmo?

A sua imagem diz muito sobre você

As maneiras como você se veste, se comporta e se comunica dizem muito sobre você. Por isso, é preciso se atentar aos detalhes, desde a higiene pessoal até as roupas que você usa.

Ficar com os cabelos como se estivesse acabado de acordar pode passar a ideia de uma pessoa desleixada, por exemplo. Já uma mesa bagunçada dá a impressão de que a pessoa é desorganizada.

Nem é preciso falar sobre a falta de higiene pessoal e o que isso transmite, certo?

Seja um bom comunicador

A comunicação é um ponto de extrema importância. Ter uma boa oratória, falar da forma correta e ser claro em suas mensagens é um grande diferencial.

Assim, você evita que as pessoas tenham outras interpretações daquilo que você diz ou não ser compreendido. Além disso, ao melhorar a sua oratória, é possível descobrir novos horizontes profissionais.

Já pensou em se tornar um palestrante sobre aquele assunto que você domina?

Invista no networking

Respeite e trate bem as pessoas que se relacionam com você. Afinal, dificilmente alguém indica quem trata os outros de maneira grosseira.

Dê retornos às pessoas que te procuram: retorne as mensagens, e-mails e ligações que recebe.

Além disso, atenda bem tanto os clientes externos quanto os colaboradores internos da empresa em que você trabalha. Outra dica é aprender a trabalhar em equipe.

É importante ressaltar também que o marketing pessoal está muito ligado à vida da pessoa como um todo e seu modo de agir. Afinal, não adianta tratar bem as pessoas no ambiente de trabalho e ser arrogante com a sua família ou com um atendente, por exemplo.

Ser reconhecido como um bom profissional é um processo que exige tempo e, por isso, é importante cuidar do marketing pessoal desde o início da sua carreira.

Não há mistério. Basicamente, zele pela qualidade do serviço que você presta e tenha um bom relacionamento com as pessoas que te cercam.

E então, você tem mais alguma dica de como cuidar do marketing pessoal? Está convencido que ele e a sua carreira têm tudo a ver? Enriqueça o nosso artigo compartilhando sua opinião através dos comentários.

Por Talita Maria