Por que você deve optar por uma liderança mais transparente?

Sabe aquele chefe autoritário, que não é aberto ao diálogo e apenas dá ordens, sem se preocupar com a forma como os colaboradores realizarão o trabalho? Pois então, esse tipo de chefe definitivamente ficou para trás. Hoje, inclusive, podemos estabelecer uma diferença clara entre o “chefe” e o “líder”. O chefe é esse tipo de profissional que citamos iniciando o artigo; já o líder é aquela pessoa que não só tem a autoridade, mas que inspira confiança e respeito nos funcionários.

O líder sabe ser amigo e uma de suas principais características é a liderança transparente, que será o foco deste artigo. Será que você conhece os benefícios que uma liderança mais transparente podem trazer para a sua empresa? Ficou curioso? Continue acompanhando e confira o que preparamos para você!

Inspirar os seus colaboradores

Nenhum funcionário se sente confortável em uma empresa em que a comunicação não é clara e objetiva, onde ele não sabe ao certo o que está acontecendo na empresa e os rumos que ela toma. Isso pode, inclusive, contribuir para uma queda na produtividade. Se você opta por uma liderança mais transparente, clara, e objetiva, os colaboradores se sentem mais direcionados, e percebem que são parte da empresa como um todo. Isso faz com que a produtividade e — até a criatividade — aumentem.

Construir uma relação de confiança duradoura

Líder e colaborador precisam trabalhar juntos, não é mesmo? É preciso ter diálogo e estar aberto a novas ideias e opiniões alheias. É isso que o líder deve fazer. Mostrar ao funcionário que ele pode — e deve — confiar nele, que o trabalho deles depende um do outro e que quando eles mantêm uma comunicação clara e transparente, tudo tende a fluir melhor.

Como você gostaria que o seu funcionário visse você: como um profissional rígido, autoritário que inspira medo e tensão; ou como alguém que está ali para orientar, ajudar, sanar dúvidas e que merece respeito e confiança não somente por sua posição, mas também pela forma como sabe liderar e guiar? É bem provável que você queira ser visto como a segunda opção, não é mesmo? Então comece oferecendo uma liderança mais transparente! Lembre-se de que você pode até impor ordens e fazer com que os colaborados as cumpram, mas você nunca conseguirá “obrigar” alguém a confiar em você. A confiança é adquirida e você tem que fazer por onde para consegui-la.

Evitar falhas de comunicação

As falhas de comunicação e problemas gerados pela famosa “rádio peão” — que atinge uma boa parte das empresas — podem tornar os processos da empresa incrivelmente mais lentos. Diante disso, você deve começar a trabalhar para uma comunicação mais transparente, que reduza e quem sabe até mesmo elimine os erros de comunicação do ambiente de trabalho.

Uma das maneiras de conseguir isso pode ser através da implantação de um software ou chat de comunicação interna, que vai otimizar a troca de informações na sua empresa. Esses sistemas permitem uma comunicação mais clara e bem mais ágil, através do envio de mensagens de texto instantâneas, fóruns de comunicação, murais digitais e histórico de mensagens. Quando você oferece uma ferramenta para que a informação seja transmitida de forma clara e atingindo a todos, tudo fluirá melhor.

Inspirar segurança aos colaboradores

Quando você é um líder transparente, os seus colaboradores se sentem seguros e confiantes. Imagine, por exemplo, que a empresa esteja passando por um momento ruim, ou de crise. Nesse tipo de situação, a primeira coisa que os funcionários temem é perder o emprego e, em alguns casos, podem até mesmo buscar emprego em outras empresas devido ao medo de serem demitidos.

Isso pode gerar ainda mais problemas para a empresa, que precisará contratar novos colaboradores, treiná-los etc. Entretanto, se a liderança é transparente, os funcionários passam a confiar na empresa e, ainda mais, acreditam na figura do líder. Isso evita decisões tomadas por impulso e permite que você possa contar com os seus colaboradores nos momentos mais difíceis da organização.

Maior engajamento dos funcionários

Quando a liderança é transparente, os funcionários sentem que precisam ir ainda mais longe para retribuir o apoio e a transparência que o gestor transmite a eles. Diante disso, eles se sentem motivados e mais engajados a aprimorar as suas qualidades e buscar melhorar sempre o trabalho que prestam para a empresa. Se a sua liderança não é transparente, os seus colaboradores poderão se sentir desmotivados e até mesmo “sem lugar” na empresa, o que também pode contribuir para a diminuição da produtividade.

Criar uma cultura de transparência

É bem difícil querer cobrar de alguém algo que você não oferece, não é mesmo? Com a transparência é a mesma coisa. Se você não é um líder transparente para com os seus colaboradores, certamente será bem mais complicado exigir deles a transparência no trabalho. E para que uma empresa tenha processos ágeis e bem direcionados, tudo precisa ser claro, não apenas quando a informação for de colaborador para gestor, mas também quando a situação for inversa. Essa cultura da transparência será essencial para o sucesso da sua empresa, então comece já a aplicá-la!

Colaborador e gestor podem aprender um com o outro

Você é um líder e tem muito conhecimento sobre as demandas do seu setor, mas isso não quer dizer que você não tem mais nada para aprender, concorda? O profissional ideal é aquele que, além de engajado, está sempre aprendendo. Quando você permite a troca de informações claras e transparentes, assim como de experiências entre os colaboradores e, claro, entre você e eles, as chances de todos aprenderem muito uns com os outros são muito maiores. Se você tem dificuldade em algum assunto, por exemplo, e permite que os seus colaboradores saibam disso, você pode acabar descobrindo que algum deles tem facilidade nesse mesmo assunto e pode te ajudar. Ou o contrário. É aprendizado otimizado e conhecimento compartilhado.

Viu como uma liderança mais transparente pode trazer incontáveis benefícios para a sua empresa? Tenha sempre em mente que esse estilo autoritário e fechado de liderança já ficou para trás e que os funcionários de hoje prezam muito por uma boa relação no local onde trabalham. Não são apenas os bons salários que tornam os funcionários motivados e felizes. Pense nisso!

E você, como tem feito para ser um líder mais transparente na sua empresa? Está convencido dessa importância? Compartilhe sua experiência através dos comentários!