Liderança: como encarar esse desafio

Crescer na empresa e conquistar um cargo de liderança é o sonho da maior parte dos profissionais. Mas aceitar um novo cargo é sempre um grande desafio, principalmente quando você é promovido e passa a ser um líder. Ao assumir um cargo de liderança, as responsabilidades aumentam e os desafios para desempenhar a função são muitos.

A liderança pode ser entendida como uma forma de inspirar e motivar os colaboradores no atingimento de metas. O líder deve servir de influência a sua equipe, inspirar confiança, conquistar e merecer o respeito de seus seguidores.

O bom líder é aquele que tem a capacidade de criar estratégias e apontar os melhores caminhos a serem trilhados pela sua equipe, e tem o apoio de seus colaboradores, que concordam e compartilham com as ideias apresentadas.

Ao assumir um cargo de liderança, é preciso estar ciente que sua função é construir uma equipe e mantê-la sempre motivada, além de aprender a conciliar as demandas e prever impasses e soluções.

O verdadeiro líder sabe lidar com as pessoas, trabalhar em grupo e delegar tarefas. Porém isso não é o suficiente. É preciso se preparar para o novo cargo e conseguir superar as expectativas que a empresa tem sobre você.

Confira a seguir algumas dicas de como agir e executar suas novas funções ao encarar o desafio da liderança!

Seja de fato um líder

Líderes não são a mesma coisa que gerentes ou chefes e, por isso, é importante entender a diferença entre eles. Líderes inspiram os seus colaboradores e são admirados por eles. São mais democráticos e permitem a interação da equipe, dando abertura para que os liderados expressem suas opiniões.

Além disso, os líderes possuem a confiança e a segurança da equipe. Já os gerentes ou chefes fazem uso da hierarquia e do poder que têm sobre os colaboradores para conseguir que eles façam aquilo que é preciso, não sendo abertos a opiniões.

Com certeza, líderes conseguem motivar mais os seus funcionários. Se você quiser entender mais sobre essa diferença clique aqui e confira também o nosso post “4 dicas para ser menos chefe e mais líder”.

Defina objetivos para a sua liderança

Promoções não acontecem por acaso. Com certeza a empresa te colocou naquele cargo por algum motivo. Por isso, tente descobrir as razões pelas quais você foi promovido e trace objetivos para a você e para a sua equipe, de modo a superar as expectativas que a empresa tem sobre você.

Saiba delegar tarefas

Existem algumas tarefas que apenas você poderá se encarregar delas. Porém, existem outras que podem ser delegadas para os seus colaboradores. Assim, você terá mais tempo para desenvolver tarefas que não podem ser transferidas e também para desenvolver estratégias para melhorar o desempenho da equipe. Para isso, avalie o potencial de cada um e confie no seu trabalho.

Dê feedbacks

É dever do bom líder sempre dar feedbacks, positivos e negativos. Quando um bom trabalho é apresentado faça elogios, se possível na frente de outras pessoas, para que toda equipe fique motivada.

Mas quando for fazer uma crítica, faça da maneira mais reservada possível, para que ninguém fique constrangido. O feedback é a melhor forma para identificar erros, melhorar o desempenho, desenvolver o aprendizado e ajudar no crescimento de um profissional.

Saiba conciliar demandas

O responsável por intermediar a relação entre diretores, gestores e a equipe é o líder. Enquanto os gestores cobram prazos e resultados, a equipe pede melhores condições de trabalho.

Cabe ao líder saber lidar com essas e outras demandas que podem surgir, comunicar-se de forma transparente com todos os envolvidos, apontando o que pode ou não ser feito. Assim, nem os gestores, nem os colaboradores são desapontados.

Motive a equipe

A motivação da equipe é um fator que influencia diretamente nos resultados e metas da equipe. O líder precisa trabalhar para motivar diariamente a sua equipe, a fim de que todos trabalhem satisfeitos e gerem mais resultados para a empresa.

Vale lembrar, que cada colaborador é motivado de uma forma, nem todos estão em busca de motivação financeira, alguns preferem reconhecimento, aprendizado ou desafios. Logo, para saber como motivar a equipe, é fundamental que o líder a conheça muito bem.

Seja criativo

Saiba lidar com improvisos e tomar decisões rápidas. Seja criativo em situações onde as respostas não estão tão óbvias, em momentos críticos e de muita pressão. Mas não se esqueça de analisar cada possibilidade antes de tomar qualquer decisão.

Transmita confiança

Qualquer empresa está sujeita a passar por períodos de dificuldades, cabe ao líder mostrar confiança na equipe, no trabalho que está sendo desenvolvido e ajudar a organização a enfrentar os problemas. Quando o líder transmite confiança, a equipe é muito mais confiante e motivada.

Tenha um bom relacionamento com a sua equipe

É importante ter um relacionamento próximo da sua equipe. Afinal, o sucesso do seu trabalho depende do sucesso do trabalho de cada pessoa que é coordenada por você. Entenda o que cada um precisa de você.

Além disso, estabeleça uma boa comunicação com os liderados, sendo sempre transparente e objetivo, permitindo comunicação de mão dupla. Sempre ouça com atenção o que cada colaborador tem a dizer e deixe o claro o que você pode, ou não, fazer por ele.

Uma promoção sempre é uma grande oportunidade de crescimento profissional. Mas é preciso saber aproveitá-la da melhor forma possível, mostrando para a empresa que ela fez uma boa escolha e que você dá conta do recado.

Para isso, é importante conquistar e motivar a sua equipe para tê-la a seu favor. Afinal, nenhum líder atua sozinho e liderar não é somente dizer o que deve ser feito, é trabalhar junto, incentivar, motivar e ajudar a melhorar.

Além disso, lembre-se de se preparar. Cheque se será preciso desenvolver alguma habilidade específica para assumir o novo cargo e utilize o seu potencial da melhor forma possível.

Você tem alguma dica sobre como encarar o desafio de assumir um cargo de liderança ou quer contar um pouco sobre a sua experiência? Fale com a gente através dos comentários!

Por Talita Maria