Precisamos falar sobre a integração de equipes

Integrar significa passar a fazer parte de um grupo ou coletividade; sentir-se parte de alguma coisa. Qual profissional não quer se sentir parte da empresa em que trabalha? E qual gestor não quer contar uma equipe integrada e envolvida?

A integração é fundamental para motivar e engajar pessoas, garantir sinergia ao trabalho, alinhar os colaboradores com os propósitos e valores da organização, tornar a comunicação eficiente, construir a marca da empresa, facilitar o gerenciamento das tarefas e projetos e manter o clima organizacional saudável.

Ela é fundamental para o desempenho de todas as tarefas e processos da organização. E para que a empresa se desenvolva, cresça, supere a concorrência e tenha sucesso.

Com todos esses benefícios, garantir a integração é um objetivo comum a todas as empresas. Mas essa não é uma tarefa muito simples. É preciso lidar com todas as diferenças presentes na organização, amenizar conflitos, driblar a distância física, tudo isso em meio a uma rotina acelerada, com metas, tarefas e decisões a serem tomadas.

Você está no grupo das pessoas que sabem a importância de garantir a integração de equipes, mas não sabem o que fazer para garantir isso? Então continue lendo o nosso artigo, fique atento as nossas dicas e faça da integração uma realidade em sua empresa.

Aposte na comunicação eficiente

A boa comunicação é requisito básico em uma empresa. Pois, se por um lado, uma comunicação clara e objetiva favorece o clima organizacional e contribui para a melhora do relacionamento entre os funcionários, por outro, a comunicação ineficiente pode impossibilitar a integração dos colaboradores,  gerar mal-entendidos, afastar pessoas, produzir erros de execução e sérios danos para o negócio.

Quando se trata de comunicação empresarial, é indispensável que haja clareza nas pautas e na delegação de tarefas, coerência e objetividade na condução de reuniões, formalização escrita dos comunicados e muita troca de informações.

Isso significa que é preciso não só falar, mas também dar espaço para que os funcionários sugiram ideias, opinem e se manifestem verbalmente.

Promova o convívio entre os membros da equipe

Estimule o convívio e a troca de experiências entre os funcionários da sua empresa, proponha trabalhos em dupla ou grupo, estipule metas coletivas, promova reuniões e eventos que todos possam participar.

Dê uma esticadinha fora do expediente em um happy hour, premie a equipe pelos bons resultados e dê a oportunidade de os profissionais se conhecerem melhor.

Aproveite, inclusive, para colocar a equipe externa em contato com a equipe interna. Isso pode refletir diretamente na qualidade do trabalho, pois aumenta a harmonia do grupo e novas afinidades profissionais podem surgir.

Desenvolva um processo de integração de novos contratados

Se integrar é passar a fazer parte de um grupo, o início em uma empresa é o momento ideal. Quando um profissional entra para a equipe, é muito importante garantir que ele conheça os valores e a missão da organização, conheça sua rotina, os processos… tudo que acontece na empresa e que passará a fazer parte do seu dia-a-dia.

Garantir isso logo no início do profissional com a empresa, reflete diretamente em seus resultados. Veja quais são outros benefícios de um processo de integração de novos contratados bem definido:

  • Criação de um senso de envolvimento e pertencimento do colaborador com a empresa;
  • Clareza das expectativas da empresa sobre a postura esperada;
  • Aceleração do processo de adaptação;
  • Redução de gasto de tempo para esclarecer dúvidas básicas;
  • Aumento da produtividade desde o inicio, já que o colaborador é bem informado sobre o cotidiano da empresa.

Não adie a resolução de problemas

Não permita que os problemas tomem proporções gigantescas e virem uma bola de neve! O ideal é não adiar a resolução de conflitos e procurar solucioná-los logo que forem identificados.

Infelizmente, as relações interpessoais não são estáveis e, eventualmente, fofocas e desafetos podem acontecer.

Lembre-se que dificilmente esses problemas serão resolvidos espontaneamente, por isso, é necessário intervir para amenizar os impactos de qualquer crise relacional e manter o bem-estar na empresa.

Nesse sentido, sempre que houver um impasse, tente ouvir todos os lados e chegar a um denominador comum. Em outras palavras, pacificar é fundamental para integrar!

Use a tecnologia a seu favor

Outra boa forma de aumentar a interação entre as equipes, internas e externas da sua empresa, é usar a tecnologia a seu favor. Atualmente, existem várias ferramentas e sistemas que visam garantir a integração.

Os comunicadores corporativos, por exemplo, são ótimas soluções para garantir a comunicação entre os colaboradores, colocar as informações para circular e facilitar a discussão.

Além disso, eles permitem que todas as informações trocadas sejam registradas e documentadas. O que facilita o mapeamento dos processos necessários para a integração eficiente.

Vale a pena também oferecer uma comunicação multicanal, incluindo as redes sociais, aplicativos móveis, chats, videoconferências, murais online, fóruns, etc. Assim, você atinge todos os públicos da empresa de forma eficiente.

Não economize feedbacks

Falar em feedback pode parecer desnecessário quando a comunicação já foi abordada, mas não é.

O feedback merece destaque pois é uma das ferramentas mais importantes para o sucesso de qualquer organização. Além de contribuir para gestão de pessoas e desenvolvimento profissional dos colaboradores, ele é o processo que permite aos profissionais conhecerem o que a organização espera deles através de um diálogo construtivo.

Vale lembrar que feedback não é uma opinião que expressa um sentimento ou emoção, mas sim um retorno que alimenta (validando ou invalidando) determinado comportamento ou realização embasado em parâmetros claros, objetivos e verificáveis. Eles podem abordar, por exemplo, desempenho, conduta e resultados obtidos através de ações realizadas.

Monitore constantemente

De nada adianta seguir as dicas que apresentamos aqui, se você não for monitorar e acompanhar o desempenho das medidas tomadas.

Faça pesquisas de clima organizacional, de satisfação de colaboradores, reuniões com os responsáveis de cada departamento e equipe, e verifique se a integração realmente está fazendo parte da organização.

Se você perceber que algo não está indo bem, não tenha medo de implementar novas ações e ferramentas.

O ponto principal para garantir que as esquipes estejam sempre integradas é a comunicação eficiente. A informação precisa circular na empresa, mas não em uma via de mão-dupla, o diálogo é fundamental.

Conseguiu compreender a importância da integração de equipes para a sua empresa? Na sua empresa ela é uma realidade? Compartilhe suas dúvidas e sugestões através dos comentários.